Pular para o conteúdo principal

DIVERSIDADES DOS ALIMENTOS E BEBIDAS JAPONESAS

  Por Sérgio,

Você sabia que no Japão, eles têm hábitos culinários que para a gente são muito estranhos? Já pensou em comer “sakuraninki”? Ou melhor, você comeria carne de cavalo crua? No Japão, este prato é considerado bem popular. Sabe como surgiu esse costume? Os Samurais eram proibidos de comer carne de qualquer animal de quatro patas, influenciados pela religião budista, mas com a falta de comida, os japoneses começaram a comer carne de cavalo em segredo. Dizem que a carne de cavalo é menos calórica do que a de gado e a gordura tem fama de fazer bem para o cabelo e a pele, por isso passou a fazer sucesso com o público feminino. A origem do nome “sakuraninki” vem por causa da sua cor rosa, que se assemelha a de uma Sakura (flores de cerejeira).
Agora mudando um pouco de assunto, pois achei um fato curioso, vamos falar um pouco de bebidas...você já teve dificuldades em escolher o seu sabor preferido de refrigerante Fanta? Se você resolver conhecer o Japão, vai se surpreender com a variedade desta bebida. São mais de 70 opções de sabores! É possível escolher entre os sabores: abacaxi, laranja com Coca-Cola, pêssego, ponche de frutas, maçã verde e morango, greapfruit, lichia, kiwi, fruta misteriosa, hip hop, ameixa-japonesa (sumomo) e Vitamina-C. Qual você escolheria?
Voltando para o assunto comida e para os viciados em fast foods, no Japão o McDonald’s fica aberto 24h por dia. Para alguns, um verdadeiro paraíso!
Quem aí curte macarrão instantâneo, ou o conhecido “miojo”? Você já pensou em ir num restaurante para comer esse tipo de macarrão? Pois então, existem mais de 80.000 restaurantes que servem este alimento.

Você já passou por dificuldades na hora de guardar uma melancia na geladeira ou na hora de transportar essa fruta? Os produtores agrícolas japoneses com certeza já tiveram essa dificuldade. Pensando nisso, inventaram diferentes formatos para esta fruta. Lá é possível encontrar: melancia quadrada, em formato de coração e do que mais eles quiserem inventar. Além da praticidade em guardar o alimento, o principal motivo de tal “bizarrice” é que com estes formatos diferenciados, a fruta passou a ter preços elevados. Uma melancia quadrada pode chegar a custar 800 dólares! Você pode estar se perguntando: “Mas Sérgio, qual a técnica “divina” utilizada para fazer isso? ” E eu te respondo: Takashi Yamashita, um agricultor japonês, criou esta técnica há mais de 30 anos, através de um processo bem simples. Porém, esta técnica foi divulgada apenas há 10 anos. Ele plantou uma semente de melancia redonda em uma caixa quadrada de vidro. Dessa forma, à medida que a melancia ia crescendo e se desenvolvendo, ela ia adquirindo a forma quadrada do vidro. Portanto, a semente utilizada para o desenvolvimento da melancia quadrada ainda é a semente de uma melancia redonda, sem nenhuma mutação genética.

Aqui no Brasil, temos o hábito de comer arroz no almoço e jantar. Os japoneses costumam comer em todas as refeições, até mesmo no café da manhã. No Japão, o arroz é visto como muito mais do que apenas um alimento. Além de parte principal da dieta nacional desde a antiguidade, ele também define paisagens, inspira práticas e valores culturais que se manifestam em festivais e rituais de prosperidade. Como fonte de alimento principal dos japoneses, festivais e rituais religiosos eram feitos para a deidade do arroz, pedindo pela prosperidade das colheitas. Um dos festivais mais famosos é o Festival de plantio de arroz de Otaue, em Osaka, e pode ser acompanhado pelo público no Santuário Sumiyoshi Taisha. Outro ritual famoso envolvendo o arroz ocorre no fim de ano, quando famílias e a comunidade se reúnem para o Mochi-tsuki, o preparo do bolinho de arroz glutinoso, base para várias receitas. Ao comê-lo, a crença é que as pessoas ganhem a força da divindade do arroz e prosperidade para o ano novo que se inicia.
Certamente, você já imaginou que Sushi é uma comida do dia-a-dia do japonês, mas isso não é verdade. É possível encontrar o sushi em dois tipos de estabelecimentos: restaurantes especializados e mais formais e em restaurantes mais populares onde estes são servidos em “esteiras” de sushi.
“Diferentemente dos restaurantes japoneses no exterior, que normalmente servem uma grande variedade de tipos de comida japonesa, os restaurantes do Japão geralmente se especializam em um único tipo, como sushi, tempura, shabushabu (fatias finas de carne preparadas à mesa mergulhadas em um caldo quente), sukiyaki, unagi (enguia grelhada), macarrão soba e udon, e etc. As principais exceções à regra de especialização são as cadeias de restaurantes familiares, que normalmente servem diversos pratos japoneses, chineses e ocidentais.” (EMBAIXADA DO JAPÃO, 2023)

“O Japão é um arquipélago que forma um arco no Oceano Pacífico, à leste do continente asiático. O território é formado por quatro grandes ilhas chamadas (em ordem de tamanho) Honshu, Hokkaido, Kyushu e Shikoku, além de outras pequenas ilhas.” (EMBAIXADA DO JAPÃO, 2023).

De uma forma geral, podemos dizer que a comida japonesa é composta de arroz, peixe, sopas de missô, carne e picles (tsukemono) e também que são comidas com temperos.

Diante desses hábitos tão diferentes dos nossos, você ficou curioso para conhecer o Japão ou ficou um tanto quanto surpreso? Eu confesso que continuo querendo muito conhecer o Japão, seus costumes e cultura.

Quando eu decidi escrever sobre este assunto, fiquei bastante curioso em saber que tipo de coisas “doidas” eu iria encontrar durante a minha pesquisa.

Agora tenho outras curiosidades, qual desses fatos você achou mais estranho? O Japão também desperta curiosidades em você? Você tem alguma comida japonesa favorita?

Referências Bibliográficas e de Imagens:
https://fjsp.org.br/japao-em-casa-arroz-japones/
https://www.curitiba.br.emb-japan.go.jp/itpr_pt/00_000024.html#:~:text=O%20Jap%C3%A3o%20%C3%A9%20um%20arquip%C3%A9lago,al%C3%A9m%20de%20outras%20pequenas%20ilhas.

Comentários

João Vinicius 9c disse…
Ola gostei muito do seu texto, eu gostava do Japão e também conhecia as melancias "estranhas" porém um festival de arroz para mim é peculiar só sentido bom.
E também eu vim agregar mais uma coisa ao seu texto, como o o Japão ter a maior expectativa de vida, quase 84 anos . Quando uma pessoa completa 100 anos o governo os presenteia com um prato prateado.
Salve, camarada Sérgio.
Muito legal você trazer esse assunto de comidas típicas do Japão, e seus costumes alimentares. Porque isso diz bastante sobre comidas típicas de uma cultura muito diferente da nossa, com costumes diferentes, não acha? Nem toda nação vai comer o mesmo tipo de prato.

Fiquei bem surpreso com o prato "sakuraninki". Eu já sei que o Japão tem inúmeros fatos macabros, mas comer carne de cavalo por causa de crenças Budistas realmente é algo chocante para alguém de nossa cultura aonde cavalos nunca foram utilizados para alimentação. Mas isso é legal por mostras as diferenças de culturas entra a nossa e a da deles.

Se tem alguma coisa negativa que posso apontar é sobre a fala da Embaixada do Japão, pelo menos pra mim, eu não fazia ideia que aquilo era uma fala vinda de algum lugar até chegar no fim com o grande: (EMBAIXADA DO JAPÃO, 2023) no final.

Mas por fim, é um texto organizado, fácil de entender, e uma linguagem descontraída para deixar o texto mais envolvente. Muito obrigado, Sérgio para trazer esse assunto, foi bem interessante.

Luiza nunes disse…
Oii Sérgio.
Achei muito interessante você ter escrito sobre esse assunto de comidas do japão, pois acho que a parte culinaria diz muito sobre a sua cultura, custumes e a nutrição de cada pais.
Fiquei bem interessada no momento em que voce falou um pouco do prato "sakuraninki", pelo que eu vi o japão sempre teve muitos costumes diferentes e fora do "normal" para nós, brasileiros só que CARNE DE CAVALO é surreal principalmente por coisas budistas foi algo meio assustador. Mas ver o outro lado das coisas é interessante demais, e muito legal. Não vi nada de negativo apenas que ficou bastante longo porém isso também é um ponto positivo. E pra finalizar, o texto está bem arrumado, informativo, e bem explicado. parabens sérgio um grande texto!!
OLGA disse…
Olá Sério! Gostei muito do seu blog, é bem organizado e fácil de entender. Amo a culinária japonesa, mas ver o prato "sakuraninki" me deixou bem surpresa. É impressionante como diferentes culturas têm hábitos alimentares únicos. Como por exemplo os formatos inusitados das melancias.
A especialização dos restaurantes em um único tipo de prato também é interessante e se destaca do que estamos acostumados.
Foi isso, parabéns pelo texto e o assunto que com certeza me fez despertar mais curiosidade na cultura japonesa.

Olga 9°B
Sofia Gaia Bouvier disse…
Konnichiwa Sérgio! Bom, eu sempre gostei e admirei muito a culinária japonesa, tenho muita curiosidade sobre o assunto, quando vi seu blog tive certeza que foi nele que eu queria realizar o meu comentário. Eu realmente achei que no seu Blog teve bastante informação sobre os alimentos japoneses porém como o título é "Diversidade dos alimentos e bebidas japonesas" achei que falto um pouco mais de informação sobre as bebidas japonesas acrescentando outras bebidas famosas ou tradicionais como o Amazake que é bem conhecido e entre outros, apesar disso ficou excelente o conteúdo dos alimentos. A escrita foi clara e organizada. Obrigada por satisfazer um pouco mais da minha curiosidade sobre a culinária japonesa, porque a minha comida favorita é Sushi e o tão famoso macarrão japonês. Parabéns pelo seu blog fascinante!
Erik disse…
Olá Grande Sérgio!Sempre tive interesse no Oriente principalmente pela culinária.Achei as curiosidades bem selecionadas.Mas sobre o texto,gostei do uso da linguagem coloquial(informal).
Sobre os parágrafos poderia deixar uma divisão mais suave para auxiliar a compreensão do texto e não ficar umas informações meio jogadas.Tambem aprofundar mais alguns tópicos por exemplo:A melancia,voce poderia mencionar a origem, processo de cultivo e o impacto cultural dessa prática.
Tirando o que citei o seu texto está perfeito Parabéns Mano Sérgio.Um abraço de Erik