Pular para o conteúdo principal

AQUECIMENTO GLOBAL: DEFINIÇÃO E CAUSAS:

Por Vitória,

O aquecimento global é o nome dado ao processo onde ocorre a mudança de temperatura média na Terra. Isso acontece, pois, muitos gases ficam acumulados na atmosfera da Terra, causando a intensificação do efeito estufa, o que acaba bloqueando a luz do sol e aumentando a temperatura terrestre. Existem muitos gases que contribuem para o efeito estufa (Gás de metano, Dióxido de Carbono, Gases fluoretados, etc.), mas se esses gases forem em excesso complica na expansão do calor, aumentando a temperatura do planeta.

O efeito estufa é um fenômeno natural que ajuda na preservação da vida na Terra. Esse fenômeno é muito importante pois sem ele a temperatura na Terra seria muito baixa, em torno de 18ºC, o que faria com que os seres humanos não se desenvolvessem. Alguns dos principais motivos desse fenômeno são: queimadas, lixos, desmatamento, agricultura e pecuária, combustíveis fosseis, entre outros.
Outro principal motivo para a contribuição do aquecimento global são as grandes empresas. A maior parte dos países desenvolvidos tem excesso de Dióxido de carbono no ar. Os três principais países são China, Estados Unidos e Índia. No site poder 360 (onde estou pesquisando informações), diz que “só os Estados Unidos emitiram 24,6% de todo o carbono que chegou é atmosfera” (publicado no dia 14/11/2021). Alguns outros países são: Rússia (6,8%). Alemanha (5,5%), Reino Unido (4,4%), Japão (3,9%), entre outros (12/11/2021).



Pelo o que eu vejo na internet as pessoas cobram muito a população para não jogar lixo na rua, plantar árvores, andar de bicicleta para não usar o carro e outras coisas. Obviamente não estou dizendo que não devemos fazer essas coisas, pois qualquer forma de ajuda é válida. Mas dificilmente vejo as pessoas cobrando das grandes empresas. As grandes empresas são as maiores causadoras desse fenômeno acontecer, são as que mais influenciam. Então, na minha opinião, devemos também cobrar e fazer campanhas para que essas empresas vejam que estão prejudicando e acabando com o planeta Terra.

Referências: 

Crédito das imagens: 



Comentários

Yuri P. 8C disse…
Olá vitória, o texto é muito informativo, tem várias coisas, eu pesquisei um pouco e descobri que nós somos 97% da causa do aquecimento global, difícil acreditar que nós humanos fizemos tudo isso.
Luiza flebbe Santos disse…
Eu gostei do trabalho achei bem completo mas oque mais me chamou atenção foi os gráficos que na minha opinião ajuda a compreender melhor, porque as representações ajudam.
Lui 9°A disse…
gostei bastante do texto, bem informativo e um tema muito bom, ainda mais para esse momento que estamos passando em nosso planeta. Gostei que com atitudes simples podemos ajudar nosso planeta e formar um mundo melhor
João Pedro 8C disse…
Esse texto é muito bom e explica bem sobre o aquecimento global, eu já sabia um pouco oque era mais esse texto me ajudou a compreender melhor. Realmente devemos ajudar o planeta fazendo coisas que não aumentem o aquecimento global, eu acho que você deveria falar que existem algumas empresas que existem somente para tentar minimizar o aquecimento global, nesse texto deu um ar que as empresas só causam males, mais existem algumas que fazem o bem.
João Vinicius 8c disse…
Esse texto ficou muito bom e explica bem o aquecimento global, eu já sabia um pouco porém eu não entendia esse texto me ajudo a conhecer melhor e a compreender mais. Devemos nos consentiçar sobre nosso planeta para diminuir o aquecimento global, eu acho que poderia colocar os outros poluidores já que não é so culpa das empresas.
Ísis Passos 8C disse…
Eu adorei esse texto achei bem completo e bem explicado e gostei bastante dos gráficos desmonstrados sobre o aquecimento global dos Países.
Eu escolhi realmente esse conteúdo sobre o aquecimento global, pois estamos vivênciando o "frio" que é o acontecimento global por ter a mudança climática.
Com o texto aprendi bastante coisas que não sabia, o que eu sabia era muito pouco mais com esse texto consegui aprender e entender muitas coisas doque estam acontecendo na atualidade em razão das atitudes erradas das pessoas sobre a natureza.