Pular para o conteúdo principal

Sedentarismo, o mal do século

 Kauã e Leonardo 

Você sabe a importância de fazer uma caminhada de pelo menos 30 minutos ao dia? É sobre isto que iremos discutir hoje. 
O sedentarismo, mais conhecido como o mal do século, nos últimos anos está afetando cerca de 70% da população mundial. E nessa porcentagem, o Brasil está no ranking em primeiro lugar da América Latina e em quinto lugar no mundo, com 51% da população dizendo ser sedentária por falta de tempo, 20,3% por problemas de saúde ou idade avançada e 13,9% por não gostar de praticar atividades físicas ou não sentir vontade, sendo ao todo 45,9% dos brasileiros sedentários ao total (53,3% das mulheres e 40,4% dos homens). A enfermidade chega a matar 300 mil brasileiros por ano, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) e esse número só tende a aumentar cada vez mais. Outro país que também tem uma população bem sedentária, é a Alemanha, que está na posição de número 10 no ranking mundial, com 42,2% da população sendo sedentária (40,2% homens e 44,1% mulheres) passando em média 7,5 horas por dia sentados. 

Se formos fazer uma retrospectiva da raça humana, poderíamos ver que nossos ancestrais tinham o cotidiano completamente diferente do nosso, e isso porque na época eles tinham que caçar sua própria comida, proteger seus filhos e a si mesmo de animais e até mesmo achar uma moradia, contudo tinham uma vida e um cotidiano bem agitado, fazendo ao longo do dia diversas atividades físicas. Podemos perceber então que a evolução não nos deu braços e pernas grandes e um corpo todo articulado à toa, não é? Somos “feitos” para correr, caçar e até subir em árvores. 
Mas estamos fazendo o contrário de tudo isso, claro que não se é necessário caçar e ficarsubindo em árvores para se ter uma vida saudável, mas a era moderna está nos oferecendo a cada dia mais fatores que basta mover um dedo para comer, pedir o que quiser pela internet, interagir com outras pessoas, etc. E o resultado que isso causa nas pessoas é a falta de atividades físicas, que tem consequências enormes, nos trazendo uma leva de doenças como a diabete, obesidade, atrofia dos músculos e até mesmo levar ao óbito. E ao contrário do que muitos pensam, o sedentarismo e as doenças causadas por ele não afetam somente adultos e sim muitos adolescentes e crianças, tudo por conta dessa nova era. Antigamente os pais de tais quais iam brincar na rua, corriam mais e não tinham videogames, ou celulares para brincar em casa. 
E como saber se eu sou uma pessoa sedentária? Bom, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) para não ser uma pessoa sedentária deve-se fazer pelo menos 150 minutos de atividade física moderada a intensa, ou seja, apenas 30 minutos 5 vezes na semana. Mas não se assuste, não vai ser necessário correr uma maratona ou se você é daquelas pessoas que não gosta de fazer nenhum esporte, também não vai ser preciso. A atividade física é considerada qualquer atividade com movimento muscular que provoque gasto de energia, então sim, uma caminhada seria uma ótima opção, o importante é se movimentar. 
Seja melhor e trate seu corpo bem, pois no futuro ele irá te agradecer e te recompensar.                                                                                                              (Kauã e Leonardo, 2020) 



Referências e materiais de apoio: 

Imagens: 

Comentários

Unknown disse…
Muito bom o trabalho e muito coerente com a situação da nossa sociedade atual principalmente agora nesse contexto de pandemia. Com as tecnologias avançando, as coisas ficam cada vez mais fáceis e acabamos por reflexo nos tornando sedentários e acabamos com nossa saúde com esses costumes. No geral, ótimo trabalho guris!
Douglas (9D)
Ana Laura disse…
Parabéns à dupla, muito bom o texto! O assunto abordado é de extrema importância, realmente o sedentarismo é uma realidade muito comum na nossa sociedade, e isso é preocupante. Uma simples caminhada por dia pode nos trazer inúmeros benefícios na saúde além de melhorar a qualidade de vida significativamente.
Nickolas - 9b disse…
Achei o trabalho muito bem formulado e bem explicativo, conta com detalhes o problema de sedentarismo bastante conhecido no mundo e no nosso país. Não achei muito para complementar pois o texto esta realmente muito completo. Excelente trabalho aos envolvidos e parabéns pelo texto!
Gustavo 9C disse…
Gostei da escolha tema, pois temos que falar sobre o mesmo, e atualmente só aumenta a porcentagem de sedentarismo no mundo devido as tecnologias, como vocês mesmo disseram, com alguns cliques podemos fazer diversas coisas, de maneira super fácil e rápida. E também muito bom lembrar das doenças que o sedentarismo pode causar e afetar bastante a sua saúde! Excelente trabalho!
Anônimo disse…
Achei o trabalho uma reflexão extremamente importante nos tempos atuais, já existiam muitos hábitos sedentários e hoje em dia temos um reflexo muito maior e mais visível com a pandemia do Covid-19. Olhando para o cenário mundial eu me surpreendi com a posição do Brasil no ranking, de fato a facilidade no acesso as coisas que temos hoje em dia estimula muito menos as atividades físicas. Procurando por mais cenários de sedentarismo no ocidente encontrei um dos maiores casos, que não foi mencionado do texto e que seria interessante complementar. Nos EUA o sedentarismo é um problema muito grande, o que segue o padrão de nações ricas com grandes taxas de sedentarismo. Além disso um estudo feito por uma universidade alega que 51,1% das mulheres e 43,5% dos homens (2010) não praticavam atividades físicas, um número exorbitante de pessoas e que nos faz questionar ainda mais os nossos hábitos trazidos pelo comodismo da tecnologia. Finalizando, o trabalho de vocês ficou bem escrito e, na minha opinião, apresentou o tema com maestria.



Lino (9°D)

Fontes: https://veja.abril.com.br/saude/sedentarismo-e-o-maior-vilao-da-epidemia-de-obesidade-nos-eua/



https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/ciencia-e-saude/2018/09/05/interna_ciencia_saude,704041/sedentarismo-avanca-no-planeta-25-da-populacao-no-grupo-de-risco.shtml



http://www.saudeemmovimento.com.br/reportagem/noticia_print.asp?cod_noticia=2134#:~:text=%C3%A9%20considerado%20epidemia.-,Nos%20Estados%20Unidos%2C%20sedentarismo%20%C3%A9%20considerado%20epidemia.,vontade%20por%20parte%20do%20paciente.
Davi 9C disse…
Muito bom o texto! Escrita excelente e o assunto é de extrema importância. Lendo seu texto fiquei imaginando como o mundo poderia ser melhor em relação ao sedentarismo, se mais pessoas fossem incentivadas a praticar atividades físicas com frequência. Porém também lembrei que poderia ser bem pior, como um futuro diatópico onde todos ficam sentados o dia inteiro sendo servidos.
Luiz Henrique - 9B disse…
Parabéns pelo trabalho, o texto está muito bem escrito, trazendo informações e dados estatísticos importantes que fazem você ver como o sedentarismo vem subindo com forme as gerações vão passando. Eu achei interessante os gráficos e fiquei surpreso com a posição do Brasil no ranking, eu esperava que o país ocupasse uma posição, mas não achei que seria tão grave, ainda mais se limitar apenas na América Latina, o que tende a piorar na pandemia em que vivemos, os números já baixos de atividade física foi reduzida ainda mais com o isolamento que vivemos, e que não tem previsão de acabar, logo esse sedentarismo pode piorar ainda mais.