Pular para o conteúdo principal

O derretimento do Permafrost - uma rápida mudança de nossas vidas

Valentine, 

Olá pessoas, nesta publicação irei falar um pouco sobre o permafrost e o quanto ele é uma ameaça não só para a nossa saúde, mas também para o nosso planeta. 

O permafrost (em português, pergelissolo) é um solo permanentemente congelado existente no Ártico, é formado por terra, rocha e gelo, localizado abaixo do solo “normal” (que tem mais ou menos 2 metros). Ele passa o ano inteiro congelado, cobrindo 25% da camada terrestre do norte do planeta, mais especificamente na Rússia, Alasca, Groelândia, China e Canadá. Normalmente o permafrost não derrete, mas com o passar dos anos ele vem se tornando mais aparente por conta do aquecimento global, sua temperatura está subindo muito mais rápido do que a temperatura do ar do ártico, subiu entre 1,5 e 2,5 gruas nos últimos 30 anos. Se a temperatura global aumentar 3 graus poderia causar o derretimento de 30 a 85% das camadas superiores do pergelissolo. 

O degelo do permafrost causa grandes mudanças nesses locais, como crateras, deslizamentos, as vezes, por conta da quantidade de água são formadas grandes poças circulares ou até mesmo grandes buracos, pois o solo “normal” sofre com a erosão. E como você talvez já tenha pensado, com a mudança do ambiente as casas, empresas, pontes, entre outras construções, vão sendo muito afetadas por essa mudança brusca de temperatura que provoca o derretimento do permafrost. 
https://www.washingtonpost.com/weather/2019/12/10/arctic-may-have-crossed-key-threshold-emitting-billions-tons-carbon-into-air-long-dreaded-climate-feedback/
Porque isso é preocupante? Este solo abriga aproximadamente 1,5 bilhão de toneladas de carbono, quase o dobro da quantidade atual de CO² da atmosfera. Com o aumento da temperatura essa camada vai sendo descongelada e aos poucos, liberando esses gases que estavam mantidos abaixo da camada comum de terra. “O derretimento do permafrost equivale a introduzir um novo país como número dois, na lista de maiores emissores globais – e que não é levando em conta nas projeções atuais”[1]

Pesquisadores já viram a água borbulhando, por causa do metano que é emitido após o derretimento da camada de gelo, ele se encontra abaixo da camada de permafrost, é originado pelas bactérias que vão decompondo a matéria orgânica ali presente e depois vão produzindo gases que se acumulam nessa camada. O aquecimento global provoca o derretimento do permafrost, liberando gases que contribuem com o aquecimento global, é quase um ciclo. 
https://aquecimentoglobaldescontrolado.wordpress.com/2014/09/26/bolhas-azul-palido-invadem-congelam-depois-desaparecem/
Segundo cientistas, esse fenômeno vai se acelerando como o passar dos anos e emitindo cada vez mais gases. Em determinado momento, esses gases podem ser liberados de forma rápida e iremos perceber a diferença rapidamente, já que é muito gás sendo liberado ao mesmo tempo, isso mudaria completamente a atmosfera, em seguida modificaria o ecossistema e o clima do planeta. 

Se fizermos uma rápida pesquisa, iremos descobrir que no permafrost não estão retidos apenas gases, mas também vírus e bactérias que causaram doenças antigas. Um exemplo é a “praga da Sibéria”, em 2016 um grupo de pastores de renas começaram a ficar doentes, não se sabia a causa, após muitas investigações, uma das hipóteses foi que esta doença tenha sido causada pelo contato destas pessoas com uma carcaça de rena que apareceu após o descongelamento do pergelissolo e que estava contaminada com a “praga da Sibéria” que foi vista pela última vez em 1941. 

Se isso não é o suficiente para você, fique sabendo que já aqueceram em laboratório um vírus de 30mil anos atrás encontrado no permafrost, ele voltou a vida rapidamente, por tanto, isso pode ocorrer outras vezes, e dependendo do vírus não será necessário um laboratório para revive-lo. 

Temos que tomar conta do nosso planeta, tentar reduzir a emissão de gases, porque isso faz com que o permafrost descongele e como já foi mencionado, as mudanças serão rápidas, cientistas já falaram que se continuarmos assim, em dias, anos, talvez décadas, irá ocorrer uma grande mudança no planeta e logicamente na nossa vida. O aquecimento global está afetando o mundo inteiro, agora neste exato momento que você está lendo isso, simultaneamente está diminuindo cada vez mais a camada do permafrost. 

Referências bibliográficas: 

Sites: 

<https://www.bbc.com/portuguese/vert-fut-52971813>acesso em 04 de out. de 2020 

Youtube: 

<https://www.youtube.com/watch?v=676N-KPARDY>acesso em 29 de out. de 2020 
<https://www.youtube.com/watch?v=y7ZbghndiwQ>acesso em 29 de out. de 2020 

Imagens: 


----------------------
[1] disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/vert-fut-52971813>acesso em 04 de out. de 202

Comentários

Anônimo disse…
Por Mariana Seemann Borges 9A

Eu achei o texto muito bom, foi muito bem escritos e trouxe ótimas fontes. Eu realmente acho que isso seja um assunto que devêssemos falar mais sobre hoje em dia, é algo que pode nos prejudicar muito no futuro.. O que mais me assustou é o fato de eu não ter lido e nem ouvido falar sobre isso em nenhum lugar, chega ao ponto de ser assustador como algo importante assim é muitas vezes ignorado...
Anônimo disse…
Bianca Magalhães - 9ºC.
Gostei bastante do texto, parabéns Valentine.
O assunto abordado no texto é realmente muito preocupante, principalmente pela pouca visibilidade que ele tem, são poucas as reportagens relacionadas ao tema que vemos nas mídias. A preservação do Planeta Terra deveria ser a prioridade do ser humano, mas sabemos que na prática o que acontece é justamente o contrário, acabamos contribuindo para sua destruição. O aquecimento global é um dos maiores problemas da Terra, o aumento das emissões de gases do efeito estufa, juntamente com fenômenos naturais desencadeiam o desequilíbrio do sistema energético e o aumento do efeito estufa, entre outros elementos, e embora o efeito estufa contribua para o aquecimento global, ele é necessário para manter o planeta em temperaturas habitáveis.
Joana Molienete 9D

Primeiramente queria parabenizar pelo trabalho, ficou muito bem feito, tratando de diversas faces de um mesmo problema (derretimento do Permafrost, que causa desastres naturais, aumento da emissão de gases na atmosfera, possível liberação de vírus...), que foi tratado nesse texto com a urgência necessária e nos colocando de frente com a realidade que estamos diariamente ajudando a construir.
É alarmante que pontos tão importante da atualidade sejam tão marginalizados, que sejam tratados como algo que não a prioridade da raça humana, como se nosso próprio planeta e de tantas outras formas de vida pudesse ser deixado para depois. Vou procurar fazer minha parte e alertar sempre aos próximos de mim sobre essa realidade, é muito importante que notícias como essa tenham maior visibilidade e que cada um faça um pouco, pois é assim, juntos, que iremos mudar o mundo.
Rafael Mallmann 9A

O texto ficou muito bem colocado com as imagens e todo o jeito que foi escrito faz você querer ler para entender o que se trata as imagens, e como o tema que você tratou realmente é muito presente, que já vem trazendo problemas, que em um futuro não distante o que ainda poderíamos cuidar (tratar) não vai mais ser tratável.
Bernardo disse…
Eu achei sua noticia deveras importante que toca em um assunto que não só envolve a permafrost e sim tem uma perspectiva mostrando o problema do aquecimento global mas poderias ter se aprofundado mais na questão de aquecimento global e não focar só em um problema,abranger o assunto tornaria a noticia de mais importância para a população pois poucos sabem oque é permafrost e muitos sabem oque é aquecimento global