Marcos,
A vacina é importante porque ela vai resguardar a população para não ser contaminada por doenças que possam impactar o sistema imunológico das pessoas. A vacina contra COVID-19 é muito importante para o planeta.
Os coronavírus são uma grande família de vírus comuns em muitas espécies diferentes de animais, incluindo camelos, gado, gatos e morcegos. Raramente os coronavírus que infectam animais podem infectar pessoas, como exemplo do MERS-CoV e SARS-CoV. Recentemente, em dezembro de 2019, houve a transmissão de um novo coronavírus (SARS-CoV-2), o qual foi identificado em Wuhan na China e causou a COVID-19, sendo em seguida disseminada e transmitida pessoa a pessoa.
A COVID-19 é uma doença causada pelo coronavírus, denominado SARS-CoV-2, que apresenta um espectro clínico variando de infecções assintomáticas a quadros graves. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a maioria (cerca de 80%) dos pacientes com COVID-19 podem ser assintomáticos ou oligossintomáticos (poucos sintomas), e aproximadamente 20% dos casos detectados requerem atendimento hospitalar por apresentarem dificuldade respiratória, dos quais aproximadamente 5% podem necessitar de suporte ventilatório, ou seja, UTI.
Desde o início da pandemia, morreram mais de 685.780 pessoas pelo corona vírus no mundo. Mais de 17.896.220 pessoas, em 196 países ou territórios, contraíram a doença. Aproximadamente 10.326.000 delas se recuperaram.
Os países que registraram mais mortes são: Brasil, EUA, Índia, México, Inglaterra.
A pandemia pelo corona vírus tem mudado o cenário social, político e econômico do mundo. Devido ao isolamento social as escolas estão fechadas e as aulas presencias canceladas. Para que aulas presenciais possam ser retomadas, a única solução seria a fabricação de uma vacina contra o COVID-19.
Vários países estão em busca de elaborar uma vacina eficiente contra o COVID-19. O presidente russo, Vladmir Putin, anunciou no dia 11/ 08/2020 que a Rússia é o primeiro país do mundo a registrar uma vacina contra o novo coronavírus, denominada Sputnik V. O governo da China concedeu a primeira patente de vacina do país à farmacêutica CanSino. Outros países seguem buscando uma forma de descobrir a vacina para o COVID-19. Enquanto as pessoas não tiverem acesso à vacina, precisam seguir cuidando dos protocolos para não serem contaminadas.
Referências e créditos das imagens:
Comentários
Realmente estamos em uma corrida contra o tempo, para criar a vacina, creio que o assunto do COVID-19 seja muito difícil de se lidar, pois o tempo todo que estarmos fora de casa, sempre nos homogeneizar.
Decidi pesquisar também sobre a questão da vacina e vi que já existem 191 vacinas desenvolvidas e 40 em avaliação, segundo ao (OMS)Organização Mundial da Saúde
https://www.estadao.com.br/infograficos/saude,vacina-contra-covid-19-o-que-ja-se-sabe-sobre-desenvolvimento-e-testes-com-humanos,1109349
https://oglobo.globo.com/sociedade/oms-diz-que-ha-esperanca-em-vacina-contra-covid-19-ate-fim-do-ano-saiba-como-esta-corrida-24679140
Gostei bastante da maneira como você escreveu o seu texto! Parabéns
Comentário por Nicolas Pinheiro 9°B
a importânc da vacina é de que só através dela a mundo poderá voltar a sua normalidade, pois no momento que nós encontramos a vida está sendo de muitos cuidados e precauções. a vacina servirá não só para combater o COVID-19 como também para prevenir de que mais pessoas contraiam esta doença que fez com que o mundo mudasse sua rotina.