Pular para o conteúdo principal

A BICICLETA

Enzo,

Ei, você ai leitor! Tenho quase certeza que alguma vez na sua vida você já andou de bicicleta, se não, ainda vai andar. 

Eu ando de bicicleta há muito tempo, e de uns tempos para cá venho me perguntando e até pesquisando como surgiu essa invenção maluca e genial que é a bicicleta. Um veículo de apenas duas rodas, que só precisamos mexer as pernas para nos locomover. Enfim, quero compartilhar meu conhecimento com você, já sabe da onde veio a bicicleta? Não? Então vou te contar. 

Existem várias teorias sobre quem ao certo teria criado a bicicleta. A mais aceita é a do alemão Barão Karl von Drais, isso claro foi há muito tempo atrás, por volta de 1817. O alemão criou uma espécie de brinquedo chamado celerífero, parecido com a bicicleta, tinha o mesmo intuito. 

 
Na foto de cima temos uma adaptação desse brinquedo, ele implementou uma espécie de volante para que as pessoas pudessem guiar, genial né? 

Infelizmente não fez sucesso, o alemão ganhou até um apelido de “falido”. 

Muito tempo depois, muitas pessoas já haviam tentado modificar o projeto para ser mais adequado ao uso, com destaque para Kirkpatrick Macmillan, escocês que em 1839, aperfeiçoou o modelo, que agora já tinha um tipo de banco e também era de ferro, duas ligas na roda traseira a fim de ter mais estabilidade nas competições que já ocorriam. 

Outro, que também teve muito destaque nisso foi Ernest Michaux, que inventou o pedal para esse veículo, que agora já tinha o nome de triciclo. Quase na mesma época em 1862, a Prefeitura de Paris deu início aos primeiros tipos de ciclovias.

A bicicleta já fazia tanto sucesso que começou a ser fabricada em série, com cubos, pneus, tudo pensado para melhor desenvolvimento nas competições que virariam até um esporte conforme o tempo passava. Chegou no Brasil por volta do final do século XIX. 

Eu olho para tudo isso e penso, como alguns pedaços de madeira viraram algo tão popular e sofisticado, hoje existem bicicletas para competições que ultrapassam 40 mil reais, o preço de um carro, me assusto com isso. 
Essa bicicleta custa em torno de 50 mil reais, claro que ela é cheia de tecnologias, feita para Mountain Bike, um esporte praticado em morros, com subidas, descidas, pulos. Existem várias modalidades para a bicicleta: Ciclismo de entrada; Mountain Bike; Downhill; BMX e muitas outras. 

Atualmente muitas pessoas utilizam as bicicletas como meio de transporte. É uma maneira simples de se locomover, pessoas vão ao trabalho, shopping, parques, a praticamente qualquer lugar; existem até aplicativos disponibilizando o aluguel de bicicletas pela cidade. Você ajuda o meio ambiente com isso, além de se exercitar, já pensou nisso? Use mais as bicicletas. 

Referências:

https://blog.bikeregistrada.com.br/conheca-3-modalidades-de-ciclismo-e-suas-diferencas/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Bicicleta
https://www.youtube.com/watch?v=cgXtbjuyT8I

Créditos das imagens:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Bicicleta
https://www.mobikers.com.br/comportamento/cultura/pedalando-nem-sempre-pela-historia-como-surgiu-a-bicicleta/
http://novo.viapedal.com/blog/historia-da-bicicleta/historia-celerifero-bicicleta/
https://www.mobilize.org.br/noticias/12058/ha-uma-distancia-segura-para-pedalar-caminhar-e-evitar-o-coronavirus.html
https://www.mxbikes.com.br/blog/como-perder-peso-pedalando
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1591135641-bicicleta-lee-cougan-crossfire-air-428-axs-2020-_JM?quantity=1&variation=59801842414

Comentários

Marivone Piana disse…
Adorei o texto! Eu, como nasci e me criei no mato, não tive a oportunidade de andar de bicicleta. Em toda a minha comunidade, só tinha uma pessoa que tinha bicicleta, que era bem grande e não dava para criança andar. Fui tentar andar, já morando na cidade, quando eu tinha 24 anos. Foi uma experiência fantástica! Apesar da minha empolgação e ter ganho uma boa bicicleta depois de adulta, não tive sucesso em aprender e ter segurança em andar. Hoje, fico só olhando as pessoas que andam com tanta leveza e fico admirando a capacidade de alguém conseguir andar sobre duas rodas.
Esse artigo me deixou até empolgada, mas vou precisar de muito treino ainda para ter segurança para andar! Quem sabe quando eu me aposentar, tento mais uma vez!
Abraços,
Marivone
Wilson disse…
Gostei muito do texto, eu nem sabia da história sobre uma coisa que eu uso quase todo dia, agora com a pandemia fica meio difícil, porem eu dou meu jeito. O que me fez atrais o interesse pra esse texto é como ele começa, meio que "quebrou a quarta parede", e isso foi muito legal.
Iago Sanches Maciel disse…
Muito bacana o texto Enzo, costumo utilizar a bicicleta para tudo, seja para ir na padaria ou em até em um jogo de futebol, além de ser muito boa a sensação, faz um bem danado ao meio ambiente. Fico surpreso também quando estou no Google e encontro bicicletas com preço superior a de alguns carros, mas agora percebo que ciclistas profissionais de todas as modalidades estão dispostos a pagar este preço para um melhor conforto, velocidade e técnicas, como as bicicletas de BMX. Enfim, adoro bicicletas e procuro cada vez mais encaixa-las no meu dia dia!
Parabéns pelo texto, Irmão.
Mariana Luna, 9C disse…
Adorei o texto! Está muito bem escrito, divertido de ler e informativo. No último parágrafo do texto foi citada a questão da bicicleta ajudar o meio ambiente, como não foi explicado o porquê disso vou comentar um pouco sobre, pois acho um tema muito legal. As bicicletas convencionais, diferente dos carros e veículos do tipo, não necessitam de nenhum combustível, o que poupa o meio ambiente da extração de recursos naturais para a fabricação do combustível além de evitar a emissão de gases fósseis (que por sua vez intensificam o esquecimento global). Outra vantagem interessante de andar de bicicleta que não foi comentada é a redução do trânsito. Cada pessoa que opta por se transportar de bicicleta em vez de carro proporciona um carro a menos o trânsito, se várias pessoas optarem por bicicletas, são vários carros a menos no trânsito! Além de aumentar as vagas disponíveis para estacionar.
luiz felipe 9D disse…
texto muito bem escrito, achei muito divertido de ler seu texto, ele e muito informativo tambem.nesse texto tem uma suave quebra da quarta parede, mas so esse pequeno detale ja fez ele muito mais interativo e divertido de ler. muito importante o assunto das bicicletas ajudarem o meio ambiente, assunto muito importante de ser abordado nos dias de hoje.
Lucas Teixeira 9A disse…
Parabéns Enzo, achei seu texto muito bom, eu como um grande admirador das bicicletas das quais eu gosto muito, creio que foi bem informativo e me mostrou coisas que não fazia ideia. Muito bem escrito.
Mathias Dziekaniak Vecchietti disse…
Muito bom seu texto Enzo, me interessei bastante para lê- lo, pois me amarro em andar de bicicleta. Além disso me gostei de saber um pouco da sua história ,quando elas chegaram no Brasil, quem foi e em que ano foi criada. Achei interessante também você mencionar algumas modalidades do esperte (Ciclismo de entrada; Mountain Bike; Downhill; BMX, etc.) . Além disso, gostei muito de quando você comparou algumas bicicletas muito caras, modernas e cheias de tecnologias com algumas antigas. Abraços!