Pular para o conteúdo principal

DESIGUALDADE DAS MULHERES NO ESPORTE

Danilo,

As mulheres foram proibidas a participar da primeira edição dos jogos olímpicos em 1896. Faz bastante tempo, mais até hoje o preconceito está presente. 

Não é só no salário do mês que se observa o distanciamento entre homens e mulheres do esporte, mas também na premiação. Hoje, enquanto as 24 seleções femininas de futebol ganham 30 milhões de dólares do investimento geral, como prêmio, as seleções masculinas dividem um valor aproximado de 400 milhões de dólares. A desigualdade salarial está cada vez mais presente nas mulheres, que recebem em média 32% a menos que os homens. 
Ada Hegerberg

Entre os salários, a melhor jogadora do mundo em 2018, e mais bem paga do futebol feminino, Ada Hegerberg, jogadora da seleção norueguesa, ganha 208 vezes menos do que Messi, jogador da Argentina. No Brasil, após 29 edições da copa do mundo feminina, pela primeira vez quatro canais de TV possuíram os direitos de transmitir a competição ao vivo. 

 
Quando comemorava o gol do Brasil contra a Austrália (2019), Marta apontava as chuteiras que usava, pretas, sem a marca esportiva, com duas tiras azuis e rosa simbolizando o objetivo do movimento de igualdade que visa promover a igualdade salarial, promovida pela ONU. As mulheres devem ter os mesmos direitos que os homens. 


Referências:

https://www.google.com/amp/s/www.politize.com.br/copa-do-mundo-feminina-e-desigualdade-de-genero/amp/

Imagem:

https://www.90min.com/pt-BR/posts/6546767-ada-hegerberg-sofre-grave-lesao-e-desfalca-lyon-no-restante-da-temporada

https://br.pinterest.com/pin/795659459148582874/?autologin=true&nic_v1=1atgnEjFGyjDRRnwuYAkUEwp%2Bj%2FwPTIeFkJgFbTlq3W6o%2BEJykfrfeVp48a%2FCWk2dI

 

Comentários

Luiza Faustino disse…
Luiza 9B
Achei seu texto muito bom,coerente e explícito. Achei legal que você trouxe comparação de salários, mas poderias ter ido mais além já que é um assunto importante de se trazer e questionar, o porque dessa desigualdade? O que você acha dessa desigualdade na sociedade atual? entre outros tópicos.
Unknown disse…
Mariana 9B
Olá, gostei bastante do assunto abordado, é super importante discutir isso hoje em dia pois ainda há muita desigualdade entre homens e mulheres. Mas acho que poderias ter ido mais a fundo, talvez ter comentado mais sobre outros lugares onde há essa desigualdade ou porque ela ainda existe hoje em dia.
Marcos Leitor disse…
Oi gente!

Aqui é o Marcos Oliveira e Cisneros do 9ºD.

Eu achei o texto interessante porque traz questões bem importantes para o meio esportivo e para as outras áreas de trabalho com a participação feminina. Até 1983, no Brasil, as mulheres eram proibidas de jogar futebol como profissionais, bem como, de serem patrocinadas por grandes marcas. Dito isso, as mulheres continuam ainda mostrando a sua força e luta pela garantia e reafirmação dos seus direitos.

Fonte: (https://observatorio3setor.org.br/noticias/ate-1983-as-mulheres-eram-proibidas-por-lei-de-jogar-futebol-no-brasil/#:~:text=esporte%20no%20pa%C3%ADs.-,O%20decreto-lei%203.199%2C%20de%2014%20de%20abril%20de%201941,%C3%A0s%20entidades%20desportivas%20do%20pa%C3%ADs%E2%80%9D)