Pular para o conteúdo principal

Exclusão e inclusão social

Anna Micaela (d)
Você sabe o que é exclusão ou inclusão social? Já sofreu algum caso de exclusão sem saber? Bom, por meio desta postagem tentarei deixar tudo claro sobre isso, então se você se interessa em saber um pouco mais sobre estes dois temas muito presentes em nosso cotidiano, continue lendo! 

Primeiramente, começarei explicando o que é a exclusão social e algumas de suas faces. 

O que é exclusão social: 

A Exclusão social é um termo utilizado para caracterizar o afastamento e a discriminação contra uma pessoa ou contra um grupo com alguma característica que não se encaixe em algum padrão do que é considerado “normal” pela sociedade. Essas pessoas acabam ficando em uma situação desfavorável e/ou vulnerável em relação aos demais indivíduos e grupos da sociedade. 

Este fenômeno geralmente se resume a privação de uma pessoa ou grupo de todas as instâncias de uma vida social digna por alguma razão (seja pela cor da pele, idade, sexualidade, etc). 

As pessoas que são excluídas/distanciadas, são geralmente marginalizadas e obrigadas a viver em grupos onde só convivem entre si e às vezes acabam com problemas psicológicos pelo desprezo e descaso que recebem (depressão, ansiedade, etc). 

A exclusão social é infelizmente algo que está muito presente no nosso cotidiano e podemos encontrá-la em vários cenários, como por exemplo, na escola, faculdade e até nas redes sociais onde algumas pessoas são mais valorizadas e popularizadas do que outras por estarem no padrão. 

Para poder entender um pouco mais do conceito da exclusão, imagine-se neste cenário que vou descrever. Imagine que você está tendo seus direitos de uma boa educação, trabalho e condições básicas e essenciais retirados de você por não estar no “padrão”. Horrível, não é mesmo? 

A exclusão social é algo que praticamos as vezes mesmo sem perceber, por isso temos que sempre prestar atenção nas nossas ações e refletir a forma que ela pode afetar as pessoas ao seu redor. 

Você já parou para pensar que você pode ter passado por uma situação de exclusão sem nem perceber? Ou será que foi você quem praticou sem perceber? 

O ponto é que sempre temos que estar de olhos bem abertos para essas situações para que se algum dia tivermos que ver alguém sofrendo ou praticando, possamos intervir. 

Formas de exclusão social: 

A exclusão social pode se apresentar de diversas formas e contra diversas pessoas pelo fato de não se encaixarem no que é considerado “normal”. Podemos dividir a exclusão social em alguns grupos para poder identificá-los, alguns deles são: 

● exclusão sexual: determinada exclusão da comunidade LGBT+ (Você sabia que 70 dos 193 países do mundo criminalizam a homossexualidade? Entre eles temos o Irã, que impõe pena de morte para pessoas homossexuais.)
● exclusão cultural e étnica: comunidades indígenas, por exemplo (racismo e xenofobia) 
● exclusão etária: exclusão por idades (pessoas idosas, por exemplo); 
● exclusão de gênero: a exclusão das mulheres que até 1932 não podiam votar nas eleições nacionais brasileiras, por exemplo; 

● Exclusão patológica: exclusão relativa às doenças (Ex: pessoas portadoras de HIV).
● exclusão econômica: exclusão de pessoas que possuem rendas inferiores; 

Como será que as pessoas excluídas se sentem? Você imagina como deve ser se sentir rejeitado, invalidado ou diminuído pela sociedade todos os dias? Essas são perguntas fundamentais que deveríamos fazer à nós mesmos todos os dias para poder ter alguma mudança em nossas ações, modo de pensar e ver situações do dia-a-dia. 

Inclusão social: 
Inclusão social é o nome dado ao combate contra a exclusão social. 

A exclusão/distanciamento social é algo que infelizmente está muito presente na vida de milhões de pessoas ao redor do mundo, porém todos nós podemos fazer a nossa parte para combater a exclusão para que o mundo seja um lugar mais agradável para todos. 

Formas de praticar a inclusão

Muitas vezes quando pensamos em formas de inclusão, pensamos na criminalização de crimes de ódio como, por exemplo, o racismo, que infelizmente é algo muito presente no cotidiano de milhões de pessoas ao redor do mundo. 

Existem diversas leis que criminalizam o racismo porém não existem dúvidas de que ele continue acontecendo, pode ser que não vejamos discursos de ódio racistas todos os dias mas podemos ver o racismo em pequenos atos todos os dias, como na televisão, pois muitas vezes vemos muitos apresentadores de TV brancos mas quase nunca algum que seja negro ou asiático. 

Países como o Brasil e Portugal tem leis claras sobre a criminalização do racismo, porém isso não faz com que o racismo desapareça do dia para a noite, todos temos que fazer nossa parte para que isso acabe, não só o racismo como a exclusão social em geral. 

Para que isso aconteça podemos começar com simples ações que são importantes e fundamentais para a inclusão, como: 

● Escutar o relato de pessoas negras sobre suas experiências com o racismo, escutar mulheres falando sobre o machismo, escutar o relato de pessoas da comunidade LGBT+ sobre o preconceito que sofrem, etc. Escutar as pessoas é o primeiro ponto para incluí-las na sociedade, pois além de escutar e dar a elas o lugar de fala, você também poderá refletir sobre suas próprias ações e se colocar no lugar desses indivíduos. 

● A criminalização dos atos de exclusão como o racismo e a homofobia: As medidas de criminalização dos atos de exclusão são geralmente (mas nem sempre) as mais efetivas por ser algo que se pode levar penalizações, mas nem em todos os países a lei é suficiente. No caso da comunidade LGBT+ temos países que têm leis para proteger a comunidade por meio da criminalização dos crimes de ódio direcionados à eles, como também existem países nos quais não existem leis contra os crimes de ódio ou até mesmo países que criminalizam a homossexualidade. 

Em países como o Egito, Nigéria, Jamaica, Chade, etc, a homossexualidade é crime. 

Enquanto em países como Estados Unidos, México, África do Sul, Brasil, Islândia e etc, criminalizam e proíbem qualquer discriminação contra membros da comunidade LGBT+. 

● Outra medida muito importante é a inclusão de crianças com deficiência na escola: é algo muito para a criança deficiente ter essa relação escolar com outros alunos e professores, pois elas tem o direito de aprender e socializar como qualquer uma das outras crianças. A inclusão desses jovens é algo que podemos perceber em nossa escola, que inclui alunos com deficiência. 

Eu espero que você, leitor, possa colocar essa medidas em prática e ajudar o nosso mundo seja um lugar melhor. 

As medidas de inclusão social podem ser formuladas e aplicadas para melhorar a situação destes grupos que vivem em situação de exclusão e para que eles possam estar plenamente inseridos na sociedade. 
Inclusão social é algo necessário e essencial na vida de todos

Espero que tenham gostado da minha pesquisa e que tenham refletido sobre suas próprias ações! 

FONTES: 











Comentários

gabriela 9b disse…
esse tema é muito importante, como você disse, esse distanciamento/exclusão acontece a todo momento e a maioria das pessoas que ajudam nesse fator de exclusão não percebem o que estão fazendo.
Anônimo disse…
olá autora, tudo bem? Parabéns pelo texto, ficou muito bem escrito e desenvolvido. Me fez pensar como nós enquanto indivíduos, com nossas pequenas atitudes dos dias comuns, podemos fazer a diferença em tentar não ser excludente. Também parei para pensar como esse tipo de coisa acontece nos círculos sociais em que estamos inseridos, e com certeza a partir de agora tentarei prestar mais atenção.

por Davi (C)
Anônimo disse…
Olá Anna, como você vai?
Adorei o seu texto, acho muito importante discutimos sobre isso! Aliás, me fez pensar que na escola há exclusão social e que muitas vezes não prestamos tanta atenção nisso.

por Isadora(C)