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Consumismo na atualidade


Luiza (b)
Vivemos em um consumo diário, o qual precisamos gastar dinheiro para comprar/consumir. O tema que apresento aqui é uma reflexão sobre a desnecessidade de tanto consumo, o porquê disso, e como os países se comportam em meio a esse consumismo. 

No mundo contemporâneo em que vivemos somos conhecidos como “sociedade de consumo”. Tudo começou depois da Revolução Industrial, a a qual aumentou a produção de produtos, sucessivamente aumentando a circulação de mercadorias pelo mundo. 

De acordo com o site Exame.org, a China é o país onde as pessoas dão mais valor material aos produtos. É considerado o maior mercado de luxo do mundo, tornando-se o país mais consumista (71% se consideram felizes em relação ao que compram). 

Esses dados foram feitos pelo instituto de pesquisa global “IPSOS”, de 2013, mostram que na sequência, os países considerados mais consumistas são: Índia (58%), Turquia (57%), Brasil (48%), Coreia do Sul (45%), Argentina (29%), Alemanha (27%), Estados Unidos (22%), Reino Unido (16%) , Espanha (15%). 
Podemos ver que entre os países mais consumistas do mundo estão presentes na lista tantos países desenvolvidos como subdesenvolvidos emergentes. Isso mostra que vivemos no mundo todo um sistema que incentiva o consumismo, e se não possuímos determinadas coisas somos classificados como inferiores, indivíduos piores, que não merecem respeito, não merecem pertencer a determinados grupos. 

O consumismo vai muito além de consumir itens por valor ou algo do tipo, ele engloba o capitalismo um sistema de economia no qual a maior parte dos países do mundo se encaixa. Isso faz com que as pessoas necessitem participar desse grande grupo social e quem não participa geralmente é julgada, “marginalizada” e considerada muitas vezes inferior nesse sistema. 

O consumismo pode levar à compulsão pela compra desnecessária de produtos. Muitas vezes essas compras são influenciadas pelas mídias, onde estão as propagandas dos produtos, sempre te levando a mais consumo com propagandas exageradas e até enganosas. Em meio de tudo isso o mercado continua lucrando pela compulsão da sociedade pelo consumo. 

Assim a sociedade passar a viver de aparências, onde as pessoas compram produtos da última geração de lançamentos para terem o prazer de falar que possuem determinado produto, influenciando outras pessoas a comprarem um produto de valor. Por isso as pessoas preferem criar dívidas do que dizer “NÃO TENHO”. 
O consumista e o consumidor agem de diferentes tipos: o consumidor consome/compra seus itens que precisa para seu consumo diário e o consumista é aquele que está sempre atravessando barreiras e comprando aquilo que não é necessário para seu consumo. 

O consumista é considerado um nível extremo de comprador e pode desenvolver problemas financeiros e psicológicos por causa das suas compras. Como se fosse o único modo de ser aceito pelas pessoas que ele tem contato, ele deixa de consumir para sua sobrevivência e passa a se endividar para comprar coisas. 

Finalizando meu texto, pergunto: 
Você age como um consumista ou consumidor? O que te classifica como um deles? Você compra o que precisa ou consome produtos desnecessários por influência de amigos, família, blogueiras? 

Referências : 
https://www.infoescola.com/psicologia/consumismo/ 
https://ecotelhado.com/consumismo-voce-sabe-as-consequencias-que-geram-na-sua-vida/amp/ 

Créditos das Imagens : 

Comentários

Anônimo disse…
Muito interessante a escolha da temática e texto muito bom.
Guilherme Nunes 9C disse…
Oi Luiza!
Achei seu texto muito legal, por mais triste que seja o consumismo atual.
Acho muito interessante você tratar desse assunto,pois até então ( dia 9 de maio) não vi ninguém falar de algo parecido.
Gostei também da sua reflexão, de como as pessoas procuram preencher o seu vazio com coisas materiais, e também comprando coisas só para viver de aparências.
Seu texto me lembra as aulas do ano passado com a Maria Izabel, que fez uma aula que dizia que as pessoas que não eram consumistas e sim minimalistas, se sentiam mais felizes.
Abraços.
(Guilherme Nunes 9C)