Pular para o conteúdo principal

Brexit: A saída do Reino Unido da União Europeia.


Pedro  (c) , Guilherme  (d)
  
Olá caros leitores desse blog, somos Pedro e Guilherme e vamos apresentar a vocês um pouco sobre o Brexit. 

O que é o Brexit? 

O significado da palavra “Brexit” vem das junção das palavras inglesas “Britain” (Bretenha) e “Exit” (Saída). Então Brexit é o apelido popular que foi dado ao processo de saída do Reino Unido da União Europeia. 

Mas o que é a União Europeia (UE)? 

A União Europeia é um conjunto de 27 estados-membros que formam uma instituição econômica e política situada no território europeu. Foi fundada em 1 de novembro de 1993, em Maastricht, nos Países Baixos. 

Os países que fazem parte da União Europeia, acabam tendo algumas vantagens por participar do bloco. Elas podem ser por causa da união monetária que traz benefícios para tais paises, como a diminuição dos riscos e flutuações entre os países; despesas de câmbio menores; maior estabilidade da moeda e da economia, além de terem um mercado financeiro mais integrado e se beneficiarem do maior peso da União Europeia na economia mundial. 

Se engana quem acha que só os países, administrativamemte falando, têm benefícios não é mesmo?? As pessoas também têm! Afinal elas também fazem parte. Porém, devido as injustiças que ocorrem hoje, nem todos têm acesso a tais benefícios como, livre circulação de bens, serviços e pessoas nos demais países membros; bem como segurança e qualidade de vida garantida. 

O Brexit. 

Agora que já aprendemos o que é a União Europeia e quais benefícios ela traz, iremos ver um pouco mais sobre o Brexit. 

No dia 23 de Junho de 2016, eleitores britânicos puderam decidir em uma votação se o Reino Unido (Inglaterra, Irlanda do Norte, Escócia e País de Gales) deveria permanecer ou não na União Europeia. O resultado da votação mostrou que 52% achavam que não deveriam permanecer e 48% que deveriam permanecer. Então, pela democracia, estava decretado que o Reino Unido seria a primeira saída da União Europeia. Apesar da votação ter ocorrido em Junho de 2016, somente no dia 31 de janeiro de 2020 o Reino Unido oficialmente deixou de fazer parte da União Europeia. 

Por quais motivos o Reino Unido quis realizar este feito? 

Após sabermos as vantagens e benefícios sociais e econômicos de fazer parte da União Europeia, nos indagamos sobre porque algum membro iria querer sair dessa aliança? Então, abaixo estão alguns motivos: 


1- Soberania em seu território 

Um dos motivos por qual os britânicos optaram por sair da UE foi a necessidade de ter mais autoridade em seu território, estabelecer leis internas, poder decidir sobre assuntos privados como educação, saúde e segurança, além, claro, de assuntos e acordos comerciais. A saída da União Europeia faz com que o Reino Unido possa manter relações comerciais com outros países com qual a UE não permitia. 


2- Corte no Fluxo de imigração. 

Como todos os países que fazem parte da União Europeia, o Reino Unido tinha portas abertas para migrantes de outros países pertencentes à organização. Porém, para muitos britânicos, isso estava se tornando um problema, pois o país estaria perdendo sua “identidade nacional”. Então para fechar os portões para emigrantes, usaram esse motivo para acrescentar na campanha do Brexit. 


3- “Rixa” histórica entre Reino Unido e UE (Europa) 

Desde sempre britânicos e países de toda Europa tiveram uma implicância um com o outro, tanto que em 1975 quando o Reino Unido entrou para a União Europeia, muitos aceitaram de má vontade, somente em interesses comerciais. Então também por isso, foi um alivio para os incomodados que o Reino Unido deixasse a organização. 


Esses são apenas três de muitos motivos para explicar a saída do Reino Unido da União Europeia. 

Texto de desfecho. 

Felizmente ou infelizmente dependendo do seu ponto de vista, nós autores do texto, vocês leitores e até mesmo o editor do texto José Carlos, nunca passamos e provavelmente nunca iremos passar por uma situação similar em nosso país, então o que nos resta é aprender e tirarmos nossas próprias conclusões. 

Nós, Guilherme Scorbaioli e Pedro Antônio após realizar essa pesquisa e produzir este conteúdo, debatemos e chegamos a reflexão de quão egoísta pode ser da parte do Reino Unido querer sair de uma grande organização como a União Europeia por interesses econômicos e preservação patriarcal. Porem, nós entendemos o sistema capitalista, e apesar de não concordar, sabemos o quão importante para o Reino Unido é esse grande gesto de independência, e com certeza estamos ansiosos para ver como será esse novo mercado comercial onde Reino Unido e países da União Europeia serão adversários econômicos. 
Fontes: 







Créditos das imagens:


Comentários

Anônimo disse…
Ola, Guilherme e Pedro. Bom, lendo o texto eu concordo com vocês sobre o egoísmo da parte do Reino Unido e achei o texto muito bom, escrito de forma clara e objetiva e muito bem ilustrado.

Leonardo Bairrão 9°A
Anônimo disse…

Parabéns aos autores. Ótimo texto e muito bem escrito. Achei interessante esse assunto, me esclareceu e ampliou meu ponto de vista a respeito. Gostei da forma que foi escrita, das explicações, e da forma que foi mostrada as vantagens ou desvantagens, dependendo do que você defende, a respeito da saída do Reino Unido da UE. O texto foi objetivo e esclarecedor.
Novamente, meus parabéns. Gostei muito.

Por, Maria Eduarda M.(9°B)
Anônimo disse…
Caros autores, parabéns pela matéria escrita.O texto estava muito bem escrito, muito bem ilustrado e de forma bem objetiva. Ao ler o texto tive como aprofundar mais o meu conhecimento sobre o assunto e acabei ate descobrindo coisas que não sabia. Parabéns mais uma vez pelo texto escrito.


Por, Luiza(9ºA)
Anônimo disse…
Anônimo disse...

Queridos autores,meus parabéns pela matéria bem escrita,o assunto que vocês falaram nesse texto foi bem ilustrado e demostra que vocês se dedicaram pra fazer o texto,esse assusto é bem interessante e graças a vocês eu me interessei bastante sofre a saída do Reino Unido da UE,parabéns pelo texto maravilhoso.

Por,Arthur Salazar(9B)