Pular para o conteúdo principal

Estudar Geografia em tempos de distanciamento social (PARTE I)

José Carlos,


Olá pessoal, organizamos algumas atividades para movimentar um pouco a vida escolar de vocês. Elas estão no site do Colégio. Olhem lá.



Se estivéssemos em tempos "normais", eu lhes perguntaria: quem pode fazer a síntese de nosso último encontro? Como estamos "distantes", respondo eu: 


Então, naquele momento, antes do isolamento obrigatório estávamos discutindo alguns aspectos históricos sobre a globalização. 

Para reforçar e desenvolver um pouco mais essas ideias, sugiro que assistam o documentário abaixo. Nele, o renomado geógrafo Milton Santos, por meio de entrevista nos brinda com excelentes reflexões obre o tema. 


Após o vídeo, proponho algumas atividades. Elas estão no site da escola, mas coloco aqui para facilitar.
Orientações:


Durante a exibição do documentário faça anotações que julgar necessárias em seu caderno de geografia. Se encontrar algum vocabulário distante de seu conhecimento, procure o significado adequado no dicionário.


No documentário Milton Santos faz referência a três tipos de globalização: 

(i) Globalização como Fábula 
(ii) Globalização como Perversidade 
(iii) O mundo como pode ser: uma outra globalização 

Responda em seu caderno: 

a- Como a globalização como fábula é discutida no documentário? Comente os exemplos dados pelo autor para explicar tal situação. 
b- Quais argumentos são utilizados para caracterizar a globalização como perversidade? Comente os exemplos dados pelo autor para explicar tal situação. 
c- De acordo com o documentário, como é possível pensar em uma outra globalização? Comente os exemplos dados pelo autor para explicar tal situação.

No informativo disponibilizado pelo CA trato de outras coisas também. Leiam ele. Em caso de dúvidas postem comentários por aqui. Procurarei responder.

Forte abraço de saudade a todos. 

#FiqueEmCasa


Comentários