Pular para o conteúdo principal

Uma pandemia em potencial

Por Nickolas (b) e Lucas T (a) 

Nos últimos dias foi noticiado os dois primeiros casos do novo coronavírus no Brasil. Esta notícia causou uma certa apreensão na população brasileira e junto, veio uma onda gigantesca de fake news criando uma grande desinformação sobre a doença e por isso através deste texto pretendemos informar aos nossos leitores o que é esse vírus, como surgiu, e suas consequências causadas por ele no mundo. 



Os coronavírus são caracterizados por causar infecções respiratórias em humanos e animais. Mas eles não são novidade para nós, pois desde de meados da década de 1960 já haviam casos de infecção em humanos causados por esse vírus, mas que não eram tão preocupantes como o vírus atual, pois desde então ele já sofreu diversas mutações até chegar neste estado que conhecemos. 

O vírus se manifestou pela primeira vez em dezembro de 2019 em Wuhan, uma cidade chinesa com um pouco mais de 11 milhões de habitantes, as primeiras pessoas a apresentarem sinais da doença estavam em uma feira de animais vivos. Após esses primeiros casos o vírus começou a se disseminar entre a população local, inclusive entre quem não estava na feira, pois o vírus possui uma transmissão muito semelhante ao vírus da gripe. Desde então mais de 80 mil pessoas já foram contaminadas na China, e ao redor do mundo, aproximadamente 87 mil casos em 64 países. 

Outro fato que muitas pessoas não sabem mas precisamos ressaltar é que o vírus raramente é letal, para se ter noção do quão baixa é a taxa de mortalidade desta infecção dos 80 mil chineses que a contraíram apenas 2,7 mil pessoas morreram, fazendo com que a taxa de mortalidade seja de apenas 2,3%. Mas já entre pessoas com mais de 80 anos a taxa de mortalidade chega a ser de 14,8%. Os mais vulneráveis a esse vírus são os idosos e as pessoas com doenças como asma, câncer, doenças cardíacas e diabetes. 

Para se prevenir do contágio do coronavírus as recomendações são as seguintes: evite contato próximo com pessoas com infecções respiratórias agudas, lave as mãos com frequência utilizando sabão ou álcool em gel, cubra a boca e nariz ao tossir ou espirrar e use máscara caso apresente algum destes sintomas. 





Medidas tomadas pelos líderes de seus respectivos países 

Covid-19, ou coronavírus como é mais conhecido, está fazendo os líderes de seus países a tomar suas respectivas providências contra o mesmo, algumas mais brutais e irracionais que as outras.

Kim Jong-un 
Como exemplo iremos citar a Coréia do Norte, país que ainda não tem nenhum caso confirmado, mas que já está tomando medidas extremamente drásticas para lidar contra o vírus. Durante uma reunião do Comitê Central do Partido dos Trabalhadores da Coreia do Norte o ditador norte coreano Kim Jong-un afirmou que: "Se a doença que se propaga fora de controle encontrar um modo de entrar neste país, isto terá consequências graves"” 

Como o país é bastante restrito e reservado, fica quase impossível de validar qualquer uma destas informações relatadas pelos jornais. 

A Coreia do Norte sofre por uma grande ditadura e consequentemente acaba tendo suas mídias e acontecimentos restritos e parcialmente privados. 

Já na Itália alguma das medidas tomadas pelos seus governantes foram as de fechar as escolas e universidades até 15 de março, todos os eventos esportivos também ocorreram com portões fechados (sem torcida). Outra medida tomada pelo país foi por a cidade de Codogna em quarentena. 

A China por ser o país com o quadro mais grave da epidemia tomou decisões ainda mais brutas como: Colocar a província de Hubei que possui mais de 58 milhões de habitantes em quarentena, o governo chinês conseguiu um incrível feito de em apenas 10 dias conseguir construir um hospital para tratar o coronavírus em Wuhan cidade considerada o epicentro da doença e eles também estabeleceram um período de 14 dias de quarentena para todos que chegarem em Pequim vindo de Itália, Irã, Coreia do Sull e Japão. 

O Irã por sua vez liberou mais de 54 mil prisioneiros com penas de até 5 anos para tentar conter o surto do vírus em suas lotadas prisões. 

A Austrália e a Nova Zelândia proibiram a entrada de todos os estrangeiros vindos da China. Mas os nativos ainda poderão entrar, mas ficarão em quarentena de 14 dias. 

A Rússia também proibiu todos os chineses de entrarem em seu território. Esta já é a segunda medida russa em tentativa de parar o vírus que já havia fechado suas fronteiras terrestres com a China. 

Por fim é muito importante ressaltar que mesmo este vírus sendo muito impactante de diversas maneiras no mundo nós não podemos entrar em pânico, pois temos que lembrar que o mesmo possui uma baixíssima taxa de mortalidade e uma alta taxa de cura em relação a outros vírus. 

Também precisamos fazer a nossa parte para conseguirmos manter este vírus sobre controle, por isso devemos seguir todas as orientações dadas pelo governo e acima de tudo permanecer em casa e só sair em casos extremos. 

Créditos das Imagens:
https://imgur.com/a/oJTK4eC

Fontes: 

Comentários

Anônimo disse…
Fernanda (c)

Muito bom, meninos. Em geral, achei uma boa utilização de imagens e um bom texto, pois aborda diversos temas importantes: Como começou; Casos em outros países, além da China; Informações sobre a taxa de mortalidade em grupos de risco; Métodos de prevenção; Uma ideia bem interessante foi falar das medidas tomadas pelos líderes de alguns países diante do coronavírus; Citaram a transmissão, mas poderiam ter aprofundado mais, porque "muito semelhante ao da gripe" não é muito específico. O Coronavírus é um vírus respiratório, logo o contágio ocorre pelas gotículas que são eliminadas por tosse, espirros ou mesmo pela fala, então devemos prevenir o contato com essas gotículas e não levar a mão a boca, olhos ou nariz, por isso devemos higienizar as mãos com água e sabão ou, quando não tem acesso a uma torneira, álcool em gel igual ou maior que 70%. Outra forma de contaminação é por meio de superfícies contaminadas que são compartilhadas, portanto devemos higienizar com água e sabão, água sanitária ou desinfetantes que podem ser misturados na água, objetos que nós e outras pessoas utilizamos eventualmente.
Comentando de uma parte do segundo parágrafo que diz: "[...] já haviam casos de infecção em humanos causados por esse vírus, mas que não eram preocupantes", devemos lembrar de SARS e de MERS, doenças causadas por Coronavírus, em 2002 na China e em 2012 na Arábia Saudita, respectivamente, que se disseminaram pelo mundo, infectaram e mataram diversas pessoas, SARS com 100 mil infectados e 3.5 mil mortes, e MERS com 2.5 mil infectados e 850 mortes.
Por fim, um adendo sobre o final, o motivo para que não haja pânico. Sim, a taxa de mortalidade é realmente baixa, porém o problema central da pandemia, é que o Sars-Cov-2, Coronavírus causador do doença COVID-19, tem uma alta transmissibilidade, e que mesmo que não seja muito letal para pessoas não incluídas nos grupos de risco, elas podem ser potenciais vetores da doença, mesmo sem saberem que estão infectadas, pois podem estar no período de incubação (cerca de 14 dias) ou serem assintomáticas e assim fazendo com que a doença se prolifere.
Enfim, reconheço que meu comentário foi demasiadamente extenso, porém acho esse tema bem interessante, pesquisei bastante e acho bem importante que não haja desinformação diante a essa situação que estamos presenciando no momento.