Pular para o conteúdo principal

AS CORES MAIS BELAS

Mariana S e Mariana M (a)

Olá caros leitores, sejam bem-vindos ao nosso blog. Nele vamos abordar o tema LGBT, onde iremos contar sua história, seus significados e outras coisinhas a mais, esperamos que gostem.

Nos dias de hoje, a comunidade LGBTQI+ é algo bem presente e comum, mas mesmo assim ainda sofre muito preconceito e tabu, tendo diariamente casos de agressões ou assassinatos a pessoas da comunidade, mas isso pretende mudar com a aprovação - no dia dia 13 de de Junho de 2019 - do PL 122, assim fazendo a homofobia ser oficialmente um crime em nosso país.

Mas mesmo com a lei aprovada, existem altos números de casos contra pessoas LGBT, tendo o Brasil no topo da lista, com o título de país que mais mata LGBT’s no mundo.


Essa comunidade é mais antiga do que parece, tendo relatos escritos de pessoas homossexuais anos antes de Cristo. Antigamente, existiam leis ‘’anti-homossexuais’', que tinham sentenças de mortes ou métodos de torturas – que na época eram conhecidos como ‘’a cura gay’’ – as pessoas homoafetivas ou trans que se assumiam na época. Alguns países que aplicavam a sentença de morte como punição são o Sudão, Mauritânia e Arábia Saudita.



Durante a Segunda Guerra Mundial, ocorreu o surgimento de três símbolos utilizados para marcar as pessoas da comunidade LGBT, os homens homossexuais recebiam um triângulo invertido cor de rosa, as mulheres conhecidas como ‘’associais’’ recebiam um triângulo preto invertido que depois foi mudado para um símbolo lésbico, e por fim, os judeus homossexuais recebiam um triângulo rosa invertido, onde no fundo tem outro triângulo amarelo.


O surgimento do movimento não tem uma data específica, tendo acontecimentos que o popularizaram até ser conhecido como hoje em dia, muitos eventos foram feitos para o reconhecimento das pessoas LGBT’s, mas nem todos tem suas datas exatas marcadas, por exemplo, até hoje não se sabe quando o movimento trans iniciou. Um dos eventos mais importantes para o movimento ganhar reconhecimento foi a rebelião de Stonewall. 


Stonewall era um bar localizado em Nova York, mais especificadamente em Manhattan, no bairro Greenwich Village, o bar era um dos poucos estabelecimentos que recebia pessoas sem julgamento, principalmente pobres e as pessoas mais marginalizada da comunidade LGBT da época (como drag queens, prostitutas, homens afeminados, jovens sem teto... etc.). No dia 28 de junho de 1969, ocorreu uma invasão de policiais no bar - até hoje pessoas afirmam que a invasão foi sem motivo -, com isso, ocorreu uma série de manifestações violentas contra os policiais, as manifestações eram organizadas pelas pessoas da comunidade da época, porém, muitas pessoas fora da comunidade se juntaram à causa. Seis meses após os acontecimentos de Stonewall, duas organizações gays foram formadas em Nova York. 


Outro evento pouco conhecido, que até hoje em dia não se tem muitos relatos ou documentários sobre, foi o pequeno confronto durante a segunda onda do feminismo contra as mulheres homossexuais, por serem consideradas secundárias e perigosas para o movimento feminista.




Uma grande dúvida sobre o movimento, é o significado das siglas, por enquanto, a maior sigla conhecida é LGBTQQICAPF2K+, que muitas poucas pessoas sabem o real significado de todas essas letras, bem, aqui estão os significados conhecidos.

L= lésbicas; G= gays; B= bissexuais; T= transsexuais e travestis; Q= queer; Q= questionando; I= intersexo; C= curioso; A= assexual; P= pansexual e polissexual; F= familiares e amigos; 2= two-spirit; K= kink. 

Sabemos que esse não são todas as letras da sigla, uma hora ou outra irão surgir mais e mais letras, até que todas as pessoas possam ser representadas e acolhidas pelo movimento. Mas, do que adianta saber o significado da sigla e não sabermos o que elas representam? Aqui vai um leve resumo para você entender. Lésbicas e gays são pessoas que sentem atração sexual, afetiva e física por pessoas do mesmo gênero; bissexuais são pessoas que sentem atração afetiva e sexual por pessoas de ambos gêneros e sexos; transsexuais são pessoas que não se veem com o seu sexo biológico; travestis são pessoas que nascem do sexo masculino, mas sua identidade de gênero é oposta ao de seu sexo; queer são pessoas que não se encaixam em apenas um gênero e uma orientação sexual; questionando são pessoas que não sabem sua orientação e identidade sexual; intersexo são as pessoas que não se encaixam no definições de ‘'sexo masculino’' e ‘’sexo feminino’'; curioso são as pessoas que mesmo tendo certeza do que são, gostam de testar coisas novas; assexual são as pessoas que não sentem atração sexual; pansexual são as pessoas que sentem atração independente do gênero do parceiro; polissexual são as pessoas que sentem atração por muito gêneros, mas não por todos; familiares e amigos são as pessoas que não estão na comunidade, mas são aliados dela; two spirit são pessoas que acreditam ter nascido com espíritos masculino e feminino dentro delas, não possuindo um padrão de gênero; e por fim, kink são as pessoas que tem fetiches

Outra grande dúvida das pessoas é, por que a bandeira LGBT é um arco-íris? Bem, a bandeira que conhecemos hoje em dia foi feita em 1978 por Gilbert Baker, a pedido de seu amigo Harvey Milk, o primeiro político gay eleito nos Estados Unidos, fazendo assim o novo modelo da bandeira LGBT, o mesmo se inspirou na música Over the Rainbow, cantada por Judy Garland no filme O mágico de Oz, a primeira versão tinha no total de oito cores, mas depois foi reduzida para a seis cores que estão presentes na bandeira de hoje em dia, a estreia do novo modelo da bandeira foi em 1978 na parada do orgulho LGBT de São Francisco.

(imagem editada para melhor leitura)

  Um evento anual que ocorre na maioria dos países é a parada LGBT, onde ocorre uma série de manifestações que buscam os direitos para as pessoas da comunidade – como o casamento de pessoas do mesmo sexo, para acabar com a homo, trans e bifobia e com a discriminação - e desfiles. Alguns países comemoram as paradas a anos, mas alguns começaram a comemorar recentemente, alguns países que praticam a parada são o Brasil, Alemanha, África do Sul, Canadá, França, Israel e Estados Unidos, cada país comemora a parada de uma forma diferente, tendo países como Portugal que comemoram a parada LGBT junto com grupos de feminista e defensores dos direitos humanos. Geralmente as paradas LGBT ocorrem próximas de junho para comemorar a rebelião de Stonewall.

Referências:

Créditos das imagens:
sites:
videos:

Comentários

Natã 9°C : eu gostei de seu texto e de como ele borda a homofobia pelo passar das épocas (vocês poderiam ter aprofundado mais o tema da homofobia nós dias de hoje e ter falado sobre as revoluções transexuais que ocorreram ao redor do mundo).Eu achei legal você ter lembrado em seu texto sobre a lei criada ano passado contra a homofobia e gostei que vocês colocaram os significados de cada letra do alfabeto LGBTQIA+.
Unknown disse…
José Antônio 9b:pra mim o texto foi muito bem feito, pois além de mostrar o que significa a comunidade lgbtqia+, o texto também usa dados e fatos históricos para mostrar a mudança do passado pro futuro(como por exemplo: no passado eles torturavam gays e falavam que era a "cura gay", e hoje já podemos ver uma lei fazendo a homofobia ser crime).pelo que eu vi, não teve nenhuma palavra errada, e o uso de imagens foram bem colocadas.eu gostei muito de vocês terem citado e aprofundado o significado das palavras do alfabeto lgbtqia+, pois muitas das vezes ele é abordado, mas geralmente se passa batido o significado de cada palavra.para mim, o texto poderia ter aprofundado mais a tragetoria também da homofobia até o contemporâneo, não só falando do passado.
Anônimo disse…
Valentine 9B
Gostei do texto, tem bastante informação e levanta temas bem importantes para a comunidade LGBT+, como a lei que criminaliza a homofobia e o significado de cada letra da sigla, são coisas que muitas pessoas perguntam e foi bem sábio colocá-los em seu texto.
O movimento no bar Stonewall foi um marco importantíssimo e achei pertinente o que vocês trouxeram sobre ele.
Como o texto tem muita informação talvez aprofunda-lo em algumas partes, por exemplo na parte do confronto que ocorreu contra as mulheres lésbicas, colocar/questionar no texto o porque que as mulheres lésbicas eram consideradas secundárias e perigosas para o movimento feminista e relacionar isto com a falta de detalhes que temos sobre este confronto.
Colocar as bandeiras de cada letra também seria algo legal.
Por fim, o texto está ótimo com excelentes informações e bem escrito.
Anônimo disse…
Maria Eduarda Celestino 9B
O texto está bem escrito, com o uso adequado da Língua Portuguesa e traz informações interessantíssimas ao leitor a respeito da comunidade LGBT.
Uma coisa que me chamou a atenção( e que me trouxe até esse texto) foi o título utilizado. Nomear como " As cores mais belas " faz com que o leitor sinta a curiosidade para saber sobre o que se trata. Eu gostei bastante disso.
Gostei também que vocês mostraram que ser LGBT não é ser apenas homossexual( como a maioria das pessoas pensam).
Achei muito legal também vocês falarem um pouco sobre cada letra da sigla e explicarem um pouquinho, isso mostra como vocês se importaram em não deixar ninguém de fora.
As imagens ressaltam o que vocês queriam dizer e foram bem utilizadas na postagem.
Mas eu senti uma falta sobre o conceito da comunidade LGBT, pois no texto vejo que vocês ressaltam sobre o homossexual e sobre as diferentes sexualidades, mas não podemos esquecer a grande massa de pessoas de outros gêneros que não sejam o masculino e o feminino tomando força.
Enfim, espero ter ajudado ;)