Pular para o conteúdo principal

Racismo no Futebol


Por Carlos Henrique

Um dos esportes mais assistidos e comentados no mundo inteiro é o futebol, ele é disputado profissionalmente desde 1962 na Inglaterra e anos depois em outros países. Nele existem vários problemas sociais que estão desde de suas raízes e continuam até hoje, como o racismo que falarei a seguir.

Mas o que é o racismo?

 O racismo é um preconceito e discriminação, que é usado para discriminar uma pessoa com base na etnia ou cultura. No futebol, quem pratica é a torcida ou até mesmo os jogadores em campo, sendo com a fala, gestos e até arremessos de objetos ou comidas no campo.

Casos mais famosos de Racismo no futebol

          
Daniel Alves
             
O jogador multicampeão, durante uma partida entre Barcelona x Villareal foi cobrar um escanteio e a torcida adversária jogou uma banana no jogador que pegou e comeu. Depois do jogo, Daniel comentou sobre o ato:
“Estou na Espanha há 11 anos e há 11 anos é dessa maneira. Temos de rir dessa gente atrasada.” “Infelizmente é uma guerra perdida até que se tomem medidas mais drásticas” complementou o jogador numa entrevista a imprensa espanhola”
   
  
 Luis Suárez e Patrice Evra 
Durante uma partida entre Manchester United x Liverpool em outubro de 2011, o francês Patrice Evra (jogador da direita) conversou com o atacante Luis Suárez (jogador da esquerda) sobre uma falta que o uruguaio havia feito, o questionando de ter chutado o jogador no lance. Suárez respondeu Evra dizendo “porque você é negro”, mas segundo o uruguaio ocorreu um erro de tradução, que no espanhol a palavra negro tem um sentido diferente do inglês, e que sua mulher chama ele de negro e sua vó de “negrito”.“Não sou racista. Estou triste e desiludido, isso vai me acompanhar para sempre. Não usei a palavra ‘negro’ no mesmo sentido que existe no inglês. Obviamente, não pretendia ser simpático com Evra, mas não quis ofendê-lo de maneira racista” disse Suárez.
  Meses depois, Suárez e Evra se encontraram num clássico, e o uruguaio se negou de cumprimentar o francês. Depois, o atacante diz em seu livro que não deveria ter negado o aperto de mão antes do jogo.
“Nunca lhe pedi perdão, porque acho que não fiz nada errado, mas não teria havido problema nenhum em dar-lhe a mão na vez que nos reencontramos.”
                                                                      
Aranha
O goleiro Aranha durante uma partida entre Santos x Grêmio pela Copa do Brasil de 2014, foi alvo da torcida do time adversário, que chamava o goleiro de macaco e a punição foi apenas a eliminação do time na competição. No mesmo ano, o Santos jogou contra o Grêmio, que nesse jogo também a torcida ficou vaiando o goleiro. Mesmo depois de tudo isso o Grêmio não se assume culpado da situação, dirigentes e a torcida não veem o goleiro como uma vítima, pois ele fez só o que ele devia fazer (que era denunciar os atos racistas) e acabou com a eliminação do time dele.


E a punição para praticas racistas no futebol?

 A punição de práticas racistas geralmente são perdas de pontos num campeonato, suspensão  de 5 a 10 jogos, se foi o atleta que cometeu. Se for alguém da equipe técnica (exemplo: técnico, médicos, etc) o prazo é de 120 a 360 dias de punição, As multas variam entre 100 a 100.000 reais para uma pessoa normal que age com racismo ou até a exclusão do clube em uma competição(como o caso do Aranha mencionado acima).

            Acredito que deveriam existir mais discussões sobre esse assunto e deveriam ser aplicadas punições mais duras, pois os casos de racismo no esporte só tem aumentado. Infelizmente apenas com duras penas serão freadas estas ações.
           
Referências:

 Imagens:
*https://www.google.com/url?sa=i&url=https%3A%2F%2Fwww.hojeemdia.com.br%2Fesportes%2Fponte-preta-busca-acordo-para-rescindir-com-o-goleiro-aranha-1.592513&psig=AOvVaw0dIkSl5_NKBhpruBaAhNQ2&ust=1584576960046000&source=images&cd=vfe&ved=0CA0QjhxqFwoTCNiD06rfougCFQAAAAAdAAAAABAK
*https://www.google.com/url?sa=i&url=https%3A%2F%2Fwww.correio24horas.com.br%2Fnoticia%2Fnid%2Fdaniel-alves-sobre-voltar-a-jogar-no-bahia-vai-demorar%2F&psig=AOvVaw2EWl8mGNROmY0wROu8zp4C&ust=1584554255948000&source=images&cd=vfe&ved=0CA0QjhxqFwoTCLj5u96KougCFQAAAAAdAAAAABAD
*https://www.jota.info/paywall?redirect_to=//www.jota.info/opiniao-e-analise/artigos/violencia-nos-estadios-casos-de-discriminacao-racial-e-racismo-cresceram-85-nas-arenas-14102016
*https://www.google.com/url?sa=i&url=https%3A%2F%2Ftrivela.com.br%2Fsuarez-o-que-fiz-com-evra-acontece-e-termina-no-campo%2F&psig=AOvVaw1xohVIeTnG7gNb588heDfj&ust=1584582651168000&source=images&cd=vfe&ved=0CA0QjhxqFwoTCNDw4cX0ougCFQAAAAAdAAAAABAD

Informações:
*https://observatorioracialfutebol.com.br/legislacao/casos-de-racismo-punidos-pela-justica-desportiva/
*https://www.geledes.org.br/o-negro-no-futebol-brasileiro-insercao-e-racismo/
*https://veja.abril.com.br/esporte/alvo-de-racismo-na-espanha-daniel-alves-come-banana-jogada-por-torcedor/
*http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/futebol-ingles/noticia/2012/01/federacao-inglesa-revela-teor-de-insultos-racistas-de-suarez-evra.html
*https://brasil.elpais.com/brasil/2017/07/17/deportes/1500309484_868649.html
*https://www.colegioweb.com.br/curiosidades/quando-surgiu-o-futebol.html

Comentários

Luiza Faustino disse…
Luiza 9B


Achei seu texto muito bom,coerente e explícito.Muito bom começar no texto explicando o que é o racismo e exemplificar casos no futebol. Concordo que deveria existir mais discussões sobre as penalidades, já que o racismo é algo que continua na sociedade. Poderias ter desenvolvido um parágrafo explicando o racismo no futebol. Tirando isso seu texto ficou muito bom, parabéns!!
Mathias 9A

Achei que seu texto ficou muito bom, bem organizado e coerente, explicou bem o significado de racismo, mostrou diversos casos que ocorreram no futebol, os explicou bem e contou sobre a punição de cada um. Achei muito interessante você falar e explicar como sao as punições, para jogadores, torcedores, ou comição tecnica. Também achei legal você falar sobre punições e como elas são muito leves e deveriam ser muito mais rigorosas.Acho que você deveria ter exposto mais a sua opinião e seu lado crítico.
Anônimo disse…
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Rafael 9D disse…
Carlos, adorei seu texto e o tema que você escolheu, que é realmente muito importante. Concordo plenamente com você de que devem aumentar e discutir melhor as penalidades, pois muitas vezes quem comete o racismo sai imune. Gostei também de que trouxe alguns incidentes que aconteceu mas senti falta de você explicar sobre o racismo em sí. Tirando isso, seu texto está ótimo, com um conteúdo muito importante e que não ocorre só no futebol.
Unknown disse…
PEDRO ANTÔNIO 9C
Olá Carlos, gostei muito do seu texto e principalmente do tema que é pouco falado no meio do futebol. Gostei muito que você trouxe exemplos e as penalidades. Porém para mim as penalidades são mínimas e muito fracas, tem casos na Europa que passam despercebido e as vezes o jogador que sofreu é punido. Acho que você poderia falar um pouco mais sua opinião sobre esse assunto de extrema importância, para isso acabar temos que nos manifestar e mostrar o quão ridículo é isso, não acha?.
Parabéns pelo texto
Iago Maciel 9A disse…
(Iago Maciel 9A)
De início já digo que gostei muito do tema escolhido Carlos, por se tratar de algo pouco discutido pela população mas que é constante no futebol e no nosso cotidiano.
O texto ficou bem claro e explícito, mas confesso que senti falta da opinião sobre o tema, principalmente sobre as punições. Achei importante também você trazer consequências e casos já relatados sobre o racismo no futebol, assim pude compreender mais sobre a nossa realidade...
Por fim, acho que a consequência de quem comete um caso de racismo deveria ser mais severa, e você Carlos, concorda? O que pensa sobre isso?
Lucas Rocha (A) disse…
Carlos, achei seu texto interessante e bem organizado, quebrei várias curiosidades que eu tinha. Já tinha ouvido falar nesses casos pois são muito famosos e trágicos no mundo inteiro, sabemos que hoje em dia melhorou bastante essa questão do racismo mas ainda tem muito pra melhorar e como sabemos o futebol é um dos esportes mais famosos do mundo então não é só no Brasil que essas corresponderem e sim também na Europa,Ásia e etc. Li os outros comentários feitos pelos colegas e concordo que a punição deveria ser mais rígida conforme a gravidade do caso. Será que o racismo no futebol será extinto no futuro ou vamos ainda viver esse drama? Eu respondo que não faço ideia do que pode acontecer mas eu espero que as pessoas possam pensar em seus erros e e nas suas palavras que saiem de sua boca pois isso pode deixa o outro destabilizado num jogo de futebol por exrmplo . E você Carlos o que acha sobre isso?
Lucas Teixeira (9a) disse…
Primeiramente, falando sobre o tema, achei ele muito bom para mostrar que os esportes não excluem as dificuldades sofridas pelos negros ao tentar simplesmente exercer seu trabalho.
Sobre o texto, achei muito bom pois explica o que é o racismo e com os exemplos citados podemos ter uma ideia de como ocorrem os casos neste esporte e quais são as punições sofridas respectivamente.
Por fim, senti falta de uma posição mais crítica na parte das medidas tomadas, mas tirando isso ficou muito bom o texto.