Por Bernardo e Igor,
Os video-games já estão na nossa sociedade há vários anos, servindo em grande maioria para o nosso entretenimento (mas não só isso). No começo eram voltados para as crianças e aos adolescentes, mas ao passar dos anos, essa realidade começou a mudar. Existem pessoas hoje em dia que fazem o seu ganha pão jogando jogos eletrônicos (pro-players, streamers, youtubers, etc).
Vitória da SK GAMING (time na época composto por brasileiros) no MLG Columbus (2016). Disponivel em <https://br.ign.com/esports/31225/news/equipe-brasileira-sk-gaming-e-bicampea-nas-majors-de-csgo> Acesso em 19/07/2019 |
Mas, ao passar dos anos os videogames começaram a ganhar uma atenção e um foco maior, e com isso, começaram a ser alvo de várias críticas. O que acontece com os jogos é que quase sempre são usados como desculpas para alguma coisa. "É culpa desse computador/celular". Você provavelmente já escutou uma frase semelhante a essa dos seus pais. Saiba que em outros épocas, a “desculpa” era outra, como quadrinhos ou programas de televisão.
Infelizmente eles também ainda são vistos por parte de pessoas - mais velhas principalmente - como coisa de criança. O que sabemos que não é verdade, já que existem jogos com faixa etária de mais de 18 anos. E também, como já dito acima, pessoas adultas que jogam para se sustentar.
Classificação indicativa dos jogos. Disponível em <https://medium.com/@interagames2/classifica%C3%A7%C3%A3o-indicativa-dos-jogos-b4ca8eb3e078> Acesso em 19/07/2019 |
É bem importante também quebrar essa ideia de que jogo é uma coisa de criança, principalmente quando se quer conversar sobre o caso violência/jogos. Ainda é bem atual as discussões sobre como os jogos podem influenciar a vida de uma pessoa, tanto de uma forma positiva - ajudando ela no raciocínio, a fazer novas amizades; quanto negativa - influenciando o sedentarismo ou o vício - , por exemplo.
Mas falar que os "jogos violentos" podem te influenciar e te deixar mais agressivo não passa de uma falácia. Porquê? Bem, primeiramente, o que não influencia a vida de uma pessoa? Livros, filmes, séries de TV, absolutamente tudo gera uma certa influência em quem nós somos. Somos moldados pela sociedade em que vivemos, na qual é influenciada por diversos fatores.
Em nossa opinião, tanto os jogos como outros meios como televisão, livros, dentre outros, também podem exercer algum tipo de influência em seus usuários. No caso dos jogos, se alguém já tiver uma certa tendência (uma pessoa com algum problema psicológico, por exemplo) a ser influenciada ou a se irritar facilmente ao ser exposta a algum tipo de jogo, pode acabar afetando muito ela. Assim, a pessoa pode ter alteração em seu comportamento, tendo reações consideradas inadequadas nos ambientes que frequenta.
É por isso que é importante o controle dos pais em alguns casos. Se eles sabem que seu filho/filha tem algum tipo de transtorno ou problema que pode acabar influenciando a fazer alguma coisa inadequada, é altamente recomendado que os pais criem limites e conversem com eles antes de dar algum jogo ou deixar eles verem algum programa de TV violento, por exemplo .
Existem também vários estudos que dizem que não há relação entre agressividade e games violentos (1). O que vemos, é que os videogames também hoje em dia proporcionam grandes aprendizados. Jogos como Euro Truck Simulator 2, ou Asseto Corsa possuem aspectos físicos bem realistas, além de uma dirigibilidade muita parecida com a da vida real. Não só isso, mas também , segundo estudos , o mercado de games pode ter lucro maior do que as indústrias de cinema e música somadas (2) .
O Brasil atualmente está na liderança no setor de jogos da América Latina, principalmente na parte de jogos mobile (jogos feitos para celulares/tablets), e segundo noticias (3), os videogames já movimentaram cerca de US$ 1,6 bilhão (R$ 4,9 bilhões), em 2016, no Brasil. E o mercado de E-Sports (campeonatos de jogos eletrônicos) já movimentou outros US$ 655,3 milhões em 2017 no mundo, segundo levantamento do Newzoo.
O que podemos ver é que hoje em dia os videogames já estão muito inseridos na sociedade, e que praticamente todo mundo joga alguma coisa, seja pela praticidade de conseguir baixar um jogo gratuito em seu aparelho smartphone, ou pela diversão e aprendizado que se pode adquirir.
Deixamos aqui dois vídeos (um em inglês) para se refletir um pouco sobre o tema, caso alguém queira ver.
Game e Prosa: Vamos conversar sobre violência nos games jogando o relaxante Abzû
Can Racing Games Make You Faster in Real Life?
Notas de rodapé:
Comentários
Thays- 9B
Arthur Miranda - 9C