Pular para o conteúdo principal

DESMATAMENTO



Por Lucas Ferreira,

Você, quando era criança, brincava em árvores? Pular de galho em galho, igual um macaquinho? Era legal né? As próximas gerações talvez não possam ter a oportunidade de brincar disso, algo tão simples, mas divertido. O Brasil, nossa terra natal, nossa casa, tem a maior biodiversidade na fauna e flora do mundo, com 103.870 espécies de animais e 43.020 espécies vegetais.

Mas nem toda a história é sempre perfeita, a Amazônia também corre um grande perigo: deixar de existir. O desmatamento consiste em remover uma área consideravelmente grande da vegetação superficial de uma floresta, uma vez que é utilizada para fins, em geral, lucrativos para grandes empresas. De maneira divergente ao pensamento de muitos, desmatamento não é apenas o desmatamento em si, mas a extinção da fauna e da flora mundial, uma vez que ambas coexistem, além de desproteger o solo, causar impactos ambientais na biosfera, litosfera, atmosfera e hidrosfera e a alteração nos cursos d'água. Ou seja, o desmatamento causa a quebra do equilíbrio natural.

Desde a colonização do Brasil, o desmatamento era uma forma de lucro para os europeus, pois eles retiravam as madeiras das florestas brasileiras, como a Amazônia e a Mata Atlântica, por exemplo, para a exportação, além usar para suas próprias necessidades, como construir suas casas. Entretanto, conforme a população foi crescendo, a demanda por matéria prima também, tornando o desmatamento algo mais frequente e grave, isso a partir do século XX.


 Segundo a ONU, cerca de 1 bilhão de pessoas dependem diretamente das florestas e 12 milhões de hectares das mesmas são destruídos anualmente, causando cerca 11% da emissão global de gases e 24% da emissão de gás carbônico. A própria ONU, em 2015, tomou frente da situação e decidiu seis iniciativas para acabar com o desmatamento, dentre elas, podemos citar: pecuária, agricultura, produção sustentável e desperdício.

De acordo com o que fui avançando nessa pesquisa, passei a ter mais questionamentos quanto a esse tema frágil. Porque que o ser humano não pensa? O desmatamento é literalmente o fim da humanidade, mas nós seguimos destruir tudo que vemos pela frente. É a mesma coisa que você quebrar as coisas da sua casa, porque você está afim, não tem sentido. Então, as propagandas de móveis não devem ser "seu novo sofá por apenas 1.500 reais", mas sim "compre já, o fim da existência humana, sem taxas nem juros, por apenas R$ 1.500,00  você leva a extinção da raça humana... Se preferir, por R$ 2.000,00, além do fim da humanidade, você leva junto um planeta Terra inabitável, não perca essa promoção!!!".

Referências:

MUNDO EDUCAÇÃO  (s/d).

WIKIPEDIA, 2019.
https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Biodiversidade_no_Brasil;

Crédito das Imagens:

DESMATAMENTO NA AMAZÔNIA ESTÁ PARA ATINGIR LIMITE IRREVERSÍVEL. 2018. https://www.google.com/amp/s/exame.abril.com.br/ciencia/desmatamento-na-amazonia-esta-para-atingir-limite-irreversivel/amp/;

INCÊNDIO LORESTAL NA AMAZÔNIA É CONTROLADO PELO PREVFOGO. 2015. https://www.ibama.gov.br;

Comentários

Unknown disse…
Oii Lucas..parabéns pelo texto, você escolheu um tema que me chama muita atenção e abordou de uma forma belíssima. Trouxe dados e estatísticas, e também como bônus, perguntas fazendo o autor(a) refletir sobre o seu passado, suas atitudes e sobre a humanidade. Eu diria que você falou de um assunto sério mas mesmo assim com leveza. Falou sobre o passado, presente e o que nos espera se continuarmos com isso. E por fim, o que sem sombra de dúvidas, eu mais gostei do seu texto foi: a sua comparação com o desmatamento e quebrar as coisas de sua própria casa, achei realmente uma comparação muito boa. E também adorei a parte sobre a propaganda do sofá, ajudou bastante o final a ser bem impactante.
Parabéns de novo!!

Ana Rita-9°A
Luísa Maria. 9 ano C disse…
Olá, Lucas Ferreira! tudo bem?
Quero primeiramente, falar que seu texto está muito bom e consciente. Gostei muito da forma que você explicou um assunto tão sério. A brincadeira no final, foi bem coerente ao assunto. E os dados que você trouxe, me ajudaram muito a ter a dimensão de tão grande que está o problema.
Quero destacar também, que, já que nós não podemos ir lá e lutar pela amazônia,por exemplo, podemos fazer pequenas coisas, que de pouco em pouco, serão grandes atitudes. Como, concertar móveis que não estão mais da forma em que desejamos, ao invés de jogar fora. E até fazermos o uso consciente das nossas coisas...
Parabéns pelo texto!
Olá Lucas Ferreira,
Achei interessante o tema abordado, pois realmente o desmatamento da nossa grande floresta Amazônica é algo que iria causar um grande impacto tanto no ambiente quanto para animais habitantes desse local, como você citou "103.870 espécies de animais e 43.020 espécies vegetais". Além de "apagar" uma das regiões mais bonitas do nosso país ricas de diversas árvores e espécies de animais que seriam todos extintos.
Gostei da inovação que fez no final do texto, esta tal propaganda deixou um ar de seriedade e autoridade, também gostei da forma como abordou o tema e de como trouxe os dados, que fez o leitor refletir ainda mais sobre, e pensar nos seus atos para tentar ajudar quanto a isso.
Então, achei muito bom seu texto,com o avanço da globalização e industrialização, cada vez mais, áreas de florestas irão ser desmatadas, gerando espaço para construções, porém nós necessitamos das árvores para sobreviver, em questão da floresta amazônica, concordo que devemos nos preocupar e replantar oque foi desmatada, parar as queimadas, só que nesse ano, estão se espalhando muitas fake News sobre as queimadas, fotos antigas ou nem mesmo da Amazônia, como por exemplo o Leonardo DiCaprio, Cristino Ronaldo, jaden Smith ..... Estão repassando fake news sobre nossa Amazônia.
Pedro Augusto disse…
Olá Lucas Ferreira,
Achei bem importante seu texto, pois trata de um assunto muito serio, que você explicou muito bem e hoje corremos o risco de perder uma das regiões mais bonitas do nosso Brasil.Você traz estatísticas e perguntas sobre o passado do leitor(a), fazendo-o a pensar sobre a humanidade.
Gostei do seu final e do jeito que você brincou com uma coisa tão seria.A propaganda que você fez no final trouxe uma superioridade do autor chamando a humanidade de "burra" ironicamente.

Pedro Augusto 9ºC
Unknown disse…
Lucas, adorei como você colocou a metáfora no final. Sobre a venda de imoveis.
No comecinho você colocou: "Você, quando criança, brincava em árvores?". Pode ser que alguém que tenha lido seu texto não tenha subido em árvores. (é difícil, mas pode acontecer). Então como ela faria para se sentir entrosada com o texto logo no começo?
Ainda falando do começo acho que você usou muitas imagens nele e no final ficou só texto. Porém, é um texto muito informativo, além de ser curto, (o que me incomodou um pouco, já que eu gosto de ler) mas por ele ser curto, ele pode ser usado para um conhecimento direto e rápido.
Não encontrei nenhum erro de pontuação, o que me deixou muito feliz.

Se você um dia resolver escrever mais, eu adoraria ler.
Anônimo disse…
Lucas,
Gostei bastante do seu texto, achei muito interessante e achei legal você compartilhar esse problema que está havendo. Achei interessante também que você faz o leitor a refletir e pensar sobre esse tema em que você está abordando, hoje em dia a gente tem que dar mais atenção sobre essa questão do desmatamento.
Os dados em que você trás para o leitor é bem interessante, teve coisa que você citou que eu não sabia, por exemplo, "O Brasil tem a maior biodiversidade na fauna e flora do mundo, com 103.870 espécies de animais e 43.020 espécies vegetais." Gostei também da parte em você citou "Segundo a ONU, cerca de 1 bilhão de pessoas dependem diretamente das florestas." Essas informações em que você trás são muito boas e compartilhar é bom para nós leitores entender mais sobre essa situação.
Só queria lhe dar um parabéns pelo texto incrível!!

Vinícius 9A
Unknown disse…
Mariana 9°A
Unknown disse…
Mariana 9°A