Por Naomy,
Antes de começar a falar do assunto escolhido, devemos esclarecer as diferenças entre: preconceito, discriminação e racismo. O preconceito é o ato de julgar algo ou alguém precipitadamente sem conhecer; discriminação é o modo de tratar ou diferenciar as pessoas ou objetos por motivos pessoais ou sociais e o racismo é quando alguém tem preconceito ou sentimento de discriminação por alguma pessoa por raça ou etnia. O racismo se manifesta de uma única maneira, mas pode ocorrer de três modos:
Quando há discriminação direta ou ato de ódio:
São situações em que pessoas de diferentes as idades são difamadas, agredidas tanto verbalmente quanto fisicamente e são impedidas de participar de eventos, frequentar lugares ou usar algum serviço por causa da cor ou origem étnica.
Quando acontece o racismo institucional:
Ocorrência de situações de racismo nas estruturas da sociedade ou nas instituições. Um exemplo poderia ser quando ocorre uma abordagem mais violenta de parte da polícia contra as pessoas negras ou pardas. Um caso que aconteceu recentemente no Rio de Janeiro, no dia 7 de Abril desse ano, foi de uma família que estava passeando e um integrante foi confundido com um bandido e por “esse motivo” foram disparados 80 tiros mesmo não tendo provas.
Quando ocorre o racismo estrutural:
São um conjunto de situações, hábitos e falas que estão empregados na nossa sociedade, que às vezes não percebemos que é uma forma de racismo. Mas nós conseguimos perceber que há, como notar que tem poucas pessoas negras ou indígenas que ocupam grandes cargos em empresas. As pesquisas (IBGE, 2016) mostram que apenas 10% de pardos e negros ocupam grandes cargos.
Mesmo o Brasil sendo muito racista , creio que alguns leitores também concordam que o racismo ocorre diariamente mesmo quando não vemos ou como vemos diariamente não fazemos nada pois estamos acostumados a ver a situação, devemos pensar como nós poderíamos mudar isso. Até com pequenas ações é possível fazer grandes mudanças. Analise o mapa e reflita sobre como está a situação do mundo em relação ao racismo.
Figura 1. Nível de racismo e diversidade étnica entre os países.
<https://super.abril.com.br/blog/como-pessoas-funcionam/mapas-mostram-nivel-de-racismo-e-de-diversidade-etnica-em-diferentes-paises/ |
Créditos da imagem:
Referências:
Comentários