Pular para o conteúdo principal

Costume Player

          
 por Juan Thiago,



Cosplay (コスプレ)é a abreviação de “costume player”(fantasia em inglês), que é como uma representação de alguns personagens como de animes, mangás, grupos musicais e etc.., o cosplay é feito principalmente por jovens. Cosplay não leva em conta somente a aparência mas também os traços de personalidade como postura e fala.

Em 1939 na 1ª World Science Fiction Convention (convenção de ficção científica), em New York, Forrest J. Ackerman e sua amiga Myrtle R. Douglas foram as únicas pessoas fantasiadas de algum personagem, e isso  fez tanto sucesso que no ano seguinte dezenas de fãs foram ao evento vestidos como algum personagem. A prática ficou tão popular que começou o surgimento dos masquerades, que são concursos que não se limitava somente a fantasia e sim com apresentações criativas também. Porém muitas coisas mudaram em 1984 quando Nobuyuki Takahashi visitou a World Science Fiction Convention daquele ano em Los Angeles, ele ficou impressionado com a masquerade, que por várias vezes publicou sobre isso em revistas japonesas de ficção científica, criando o termo: Cosplay. E no ano seguinte no Japão já havia vários fãs de cosplay em convenções de ficção científica no país. Tal sucesso fez com que surgisse lojas especializadas em Cosplay no Japão, fazendo com que crescesse uma verdadeira indústria.    
       
No Brasil de vez em quando ocorrem alguns eventos, como por exemplo, a algumas semanas atrás aconteceu em Florianópolis o “anime gakuen”, que reuniu muitas pessoas “transformadas” em personagens de variados desenhos.   

FONTES:
http://oficinadeideias2011.wordpress.com/2011/10/29/o-que-e-cosplay/
http://www.animeq.com.br/2010/04/cosplay-informacao.html

Comentários

Anônimo disse…
Cosplays são bacanérrimos! Semana passada ocorreu o Wasabi, evento de cosplays que aconteceu no Melão. Foi muito legal!

Mariana 8B