Olá pessoal! Estamos aqui para alertar vocês sobre os jogos eletrônicos. Tema polêmico e que gera muitos problemas com crianças, adolescentes e até mesmo os adultos nos tempos de hoje.
Geralmente no começo tudo isso não passa de uma inocente diversão. Todos que jogam têm o prazer de dominar diversas situações, exercer um poder sobre o outro, controlar dificuldades ou imergir num mundo de fantasia. Assim é então a primeira reação às emoções de um jogo de computador ou vídeo game.
No entanto, a multiplicação das horas passadas diante do computador pode ser danosa. Muitas podem ser as sensações que absorvem a mente nesse “mundo virtual”. Muitas pessoas se viciam com tudo isso. Essa imersão pode representar uma fuga das dificuldades do cotidiano. Devemos ficar alerta pois o cérebro passa a reagir num círculo vicioso, como nos casos de muitas outras substâncias viciosas como as drogas que trazem certos alívios ao esquecer os aborrecimentos, passar por frustrações, medo ou insegurança, pode-se dominar o stress. Os jogos da mesma forma podem trazer alívios.
Muitas vezes esses “viciados virtuais” começam a ter uma vida de “ilusões” e junto dela as vezes aumenta o seu isolamento do convívio social, por exemplo. Eles começam deixar de lado amigos, esporte, viagens, passeios, familiares etc. As notas escolares começam a baixar drasticamente. Começam a ter irritabilidade, tensão, desatenção, ficam muitas vezes violentos, começam a mentir, ter prejuízos, apatia, etc. Se ficarem de castigo e ficarem sem poder jogar, por exemplo, começam a ficar nervosos com todos em sua volta. Somente o computador parece sanear os ânimos.
Mas é claro, é fascinante deslocar o mouse ou controlar um vídeo game mais tudo isso precisa de uma coisa que muitos dependentes não possuem: limite. Muitas vezes esses limites não são colocados em práticas por seus responsáveis, então um aviso aos responsáveis e dependentes: depois de surgir a dependência, a solução dos problemas corriqueiros complica-se drasticamente.
Curiosidades:
Como saber se você esta viciado:
1. Você passa mais tempo com o computador do que com as pessoas.
2. Você não respeita seus próprios limites.
3. Você mente sobre seus hábitos cibernéticos.
4. Sensação de incapacidade sem o computador/internet.
5. Gastos com o computador tornam-se mais importante do que outros.
Como acabar com os vícios.
1. Defina limites para o uso do computador.
2. Retome seus relacionamentos sociais.
3. Modifique sua rotina.
4. Não use o computador para fins recreativos.
5. Acompanhe o seu progresso.
Então é isso pessoal. Procuramos auxiliá-los com essas dicas. Tentamos ser o mais claro o possível e que isso sirva de lição para você que acha que não é dependente. Tente fazer esses testes. Tenham uma vida saudável.
Fontes e crédito das imagens:
http://www.portaldascuriosidades.com/forum/index.php?topic=62997.0 acesso em 14/09/2010.
http://ajudaemocional.tripod.com/id394.html acesso em 14/09/2010.
http://puradiversao.loveblog.com.br/219/A-Internet-como-Vicio/ acesso em 14/09/2010.
http://www.homemdemello.com.br/psicologia/viciointernet.html acesso em 14/09/2010.
Comentários
Beatriz de Costa Pereira