Pular para o conteúdo principal

A FUTURA UFSC

Nas aulas de Língua Portuguesa recebemos a proposta de escrever uma previsão de como seria a nossa universidade daqui há 60 anos. Nós escolhemos escrever uma história narrada por um personagem: um professor da futura UFSC... Esperamos que gostem!

A FUTURA UFSC

Por Graziela Nogueira e Nicoly Mibielli.

Olá, sou Pedro Rasckobski, estudei na UFSC desde criança. Também foi onde me formei e trabalho até hoje na disciplina que eu mesmo criei: a Ozoniologia Ecológica (um curso que estuda como transformar o lixo em uma substância que ajuda a tampar os buracos que aparecem na camada de ozônio. Esse processo é demorado e caro, mas, sem ele, hoje estaríamos sofrendo com o aquecimento global. Pois seus efeitos são muito fortes).

Desde o ano de 2010 as universidades brasileiras vêm se desenvolvendo muito, igualando-se a muitas universidades de renome internacionais: A UFSC hoje é uma das melhores do Brasil, com cursos diferenciados, incluindo cursos que foram criados aqui mesmo, como o de Ozoniologia Ecológica – OE.

Por conta desse novo curso, ganhei muitos prêmios importantes que ajudaram a minha disciplina a ser reconhecida e trabalhada mundialmente, desde quando foi apresentada pela primeira vez na feira de pesquisa e extensão da universidade, a SEPEX. A disputa foi concorrida, pois envolvia muitos outros cursos excelentes também criados na UFSC como Previsão Oceanológica (que estuda e prevê movimentos do oceano).

O transporte na universidade é exclusivo da mesma, onde vários veículos circulam pelas áreas da grande Florianópolis, transportando os estudantes. A alimentação também é exclusiva, temos quatro prédios com restaurantes universitários.

Atualmente sou professor do curso que criei. Minhas aulas são em laboratório, e meus alunos têm em média 20 anos. Nas aulas de OE, trabalha-se com conteúdos práticos e teóricos que mostram o processo de transformação dessa tal substância.

Comentários