Pular para o conteúdo principal

Ásia: Diversidade cultural e econômica

Por Graziela Cardoso Nogueira.

Nas aulas de Geografia, andamos discutindo em sala sobre a diversidade existente nos povos do continente Asiático. Então, o professor falou para procurarmos reportagens que falassem sobre este assunto, e depois pediu para que fizéssemos algumas considerações sobre o que encontramos.

Aqui postarei a minha conclusão:

Diversidades da Ásia:

O continente asiático é gigante. Mais da metade da população mundial vive lá. Neste continente originaram-se diversos povos, diversas culturas que permanecem até hoje, e carregam uma rica história.

As mais antigas civilizações deste continente foram se transformando, cada uma criando seus conceitos, crenças, histórias... desenvolvendo a sua própria cultura. Estas mesmas civilizações foram crescendo também em sua economia, cada uma no ritmo que pôde.

Hoje podemos ver os resultados disso. Alguns países conseguiram um desenvolvimento extraordinário, tornando-se desenvolvidos. Outros, no entanto, carregam as conseqüências de um passado ruim, marcados por conflitos, guerras, exploração, fome, pobreza...

Mas uma das coisas que me chamou a atenção foi a grande desigualdade entre os países asiáticos, bem como as desigualdades dentro de uma mesmo território. Um desses exemplos é a Índia. Ela tem a maior favela da Ásia, mas também abriga lindos palácios, onde vivem os ricos, cercados pelas jóias e pelo luxo. Claro que podemos encontrar desigualdades parecidas em todos os países, mas, ali, juntaram-se os extremos.

Outra coisa que chama atenção no continente Asiático é a imensa variedade de culturas. Cada país tem inúmeras histórias a serem contadas através de sua arquitetura, suas roupas, suas crenças... Por isso que o turismo é bastante forte no continente Asiático. Todos nós temos curiosidade de conhecer sociedades tão diferentes da nossa, não é mesmo?

Concluindo. Um continente tão imenso e antigo deu origem a todas estas maravilhas que estão aqui hoje trazendo histórias de milênios atrás e que podem ser usadas para muitas reflexões.

Créditos das imagens: www.skydrive.com consultado em 30.nov.2010.

Comentários

Anônimo disse…
Muito bom mesmo, ajudou bastante num trabalho.
Parabéns, aluno :D
Anônimo disse…
Poderia ter detalhes DD:
Anônimo disse…
Necessita de mais detalhes
Anônimo disse…
Deveria ter separado a cultural e a economica
Anônimo disse…
muito bom mas poderia ter separado economica e cultural