Pular para o conteúdo principal

Dia das Mães

Por Mariana,

Oi!


Como todos já sabem, já é mês de maio. Neste mês se comemora uma data bem importante: o dia das mães! Aí veio a pergunta: Como surgiu o dia das mães? Bom, esta comemoração surgiu no século XX, quando uma jovem americana, Anna Jarvis, perdeu sua mãe e entrou em completa depressão. Preocupadas com aquele sofrimento, algumas amigas tiveram a ideia de eternizar a memória da mãe com uma festa. Annie quis que a homenagem fosse estendida a todas as mães, vivas ou mortas.


Segundo Anna, o objetivo deste dia seria tomarmos novas medidas para um pensamento mais afetivo sobre nossas mães. Através de palavras, presentes, atos de afeto e de todas as maneiras possíveis deveríamos proporcionar-lhe prazer e trazer felicidade ao seu coração todos os dias, mantendo sempre na lembrança o Dia da Mãe. Em pouco tempo, a comemoração e conseqüentemente o Dia das Mães se alastrou por todos os Estados Unidos e, assim, para o Mundo.

Porém, a data ganhou um valor comercial e o valor inicial estava sendo esquecido, o foco passou a ser a compra de presentes. Este fato desagradou Anna Jarvis, que estava muito desapontada em ver que o caráter de solidariedade e amor da data estavam se perdendo. Ela tentou modificar tudo isso. Em 1923, liderou uma campanha contra a comercialização desta data. Embora com muita repercussão, a campanha pouco conseguiu mudar. Atualmente o dia varia muito em cada país. Alguns possuem dias fixos, outros não.
No Brasil se celebra no segundo domingo de maio! Então, não vai esquecer-se de dar os parabéns a sua mãe, afinal de contas, elas merecem!

Comentários

Anônimo disse…
muito interessante, que não sabia disso, legal :)