Pular para o conteúdo principal

Lomografia


por Rhanna,

 é um estilo de fotografar que não precisa de tanta técnica, é ótimo para tirar fotos de qualquer coisa a qualquer hora. As lomos são as câmeras usadas para isso, elas têm efeitos lindíssimos que deixam as fotos bastante diferentes do habitual.  Não é preciso o uso de flash e elas até conseguem fazer com que as fotos em movimento, que normalmente ficam todas tremidas nas câmeras normais,fiquem bem legais. Como elas não são digitais é preciso de filme e revelação.

Essas câmeras surgiram em 1982, durante a Guerra Fria, quando o general e amante da fotografia, Igor PetrowitschKornitzky, mandou que o diretor da empresa LOMO, Michael Pantiloff, produzisse muitas câmeras pequenas, fáceis de utilizar, fortes e baratas que foram nomeadas de LomoKompact Automat. O objetivo dele era que as famílias soviéticas fotografassem seu cotidiano para fazer propagandas de seus estilos de vida.  Nove anos depois, na República Tcheca, dois jovens turistas descobrem essas câmeras e ficam fascinados, e assim vai se espalhando a mania por lomografia que se estende até os dias de hoje.

As 10 regras da lomografia:

1 – Leve sua câmera para todo lugar;
2 – Use a toda hora, não importa se for dia ou noite;
3 – Lomografia não é uma interferência em sua vida, ela é parte dela;
4 – Tente fotografar de todas as maneiras;
5 – Se aproxime dos objetos, sua câmera lomografia deseja isso;
6 – Não pense;
7 – Seja rápido;
8 – Você não precisa saber previamente o que fotografou;
9 – Depois muito menos;
10 – Não ligue para regra alguma.

Há muitos modelos diferentes, com vários efeitos. Como por exemplo:

FisheyeOne Cherry: ela faz um efeito conhecido como “Olho de Peixe”.
La Sardina& Flash “The Guvnor” Edition: tem uma lente bem grande que ajuda na hora de fotografar e um formato igual ao de uma lata de sardinha.

ActionSamplerClear: com ela é possível ter quatro fotografias juntas.
SprocketRocket SUPERPOP! Teal: tira fotos panorâmicas e nelas aparecem até os furinhos dos filmes, chamados de “Sprocket”.


Diana F+ CMYK: produz fotos utilizando principalmente as cores ciano, magenta, amarelo e preto.

LOMO LC-A+ RussianLens: esse é o modelo clássico das Lomos, parecido com os produzidos antigamente, porém mais moderna.

Atualmente, não é preciso ter necessariamente uma Lomo, pois há muitos programas, sites e aplicativos que recriam esses efeitos, como é o caso do famoso Instagram. Porém, é muito mais divertido com essas câmeras super fofas, você não acha? Já escolheu sua favorita?

Referências:

Disponível em: - Acesso em: 23 set. 2012.
Disponível em: < http://fotografiaemoda.wordpress.com/2011/07/03/eu-quero-cameras-lomo-saiba-mais-sobre-a-lomografia/> - Acesso em: 23 set. 2012.
Disponível em: - Acesso em: 23 set. 2012.
Disponível em: - Acesso em: 23 set. 2012.
Imagens retiradas do site:

Comentários