Pular para o conteúdo principal

Keep Calm and ... leia


 por Rhanna,

 Você provavelmente já viu em algum lugar uma imagem com a frase “Keep calm and carry on” (Mantenha a calma e siga em frente) e uma coroa em cima, ou alguma de suas adaptações. Caso contrário, sugiro que olhe umas das versões abaixo.


Mas você sabe de onde veio essa ideia tão popular nos dias de hoje? Bom, tudo começou na II Segunda Guerra Mundial, em 1939, quando a Alemanha, comandada por Hitler, ameaçava invadir a Grã-Bretanha que havia se juntado aos Aliados. O governo inglês decidiu produzir pôsteres para incentivar a população. Três versões com frases estimuladoras, duas cores e a coroa do rei George VI, foram feitas.


 A primeira continha a frase: “Sua coragem, sua alegria e sua determinação nos trará a vitória”.


Já a segunda: “A liberdade está em perigo. Defenda-a com toda sua força”.


A terceira versão acabou não sendo distribuída, pois foi guardada para o caso de o local ser invadido ou entrar em crise. Ao contrário das outras duas versões, que foram espalhadas em setembro de 1939.

Em 2000, a dona de uma livraria encontrou o terceiro pôster no meio de alguns livros e emoldurou-o. A imagem fez tanto sucesso, que começaram a vender cópias dela. A partir disso, começou a febre por essas imagens e suas outras novas versões. Recentemente, essa mesma livraria, Barter Books, postou um vídeo em inglês que mostra a história desses cartazes.


E você, já criou a sua? Há diversos aplicativos e sites onde você pode personalizar sua própria imagem. A figura abaixo é um resultado disso.




Referências:
http://super.abril.com.br/blogs/historia-sem-fim/conheca-a-origem-do-keep-calm-and-carry-on/>. Acesso em: 12 out. 2012.
http://www.gaiacreative.com.br/design/keep-calm-and-saiba-mais-sobre-a-historia-deste-famoso-poster>. Acesso em: 12 out. 2012.
http://design.blog.br/design-grafico/a-historia-por-tras-do-cartaz-keep-calm>. Acesso em: 12 out. 2012.
http://danienglish.com.br/2012/03/09/keep-calm-and-carry-on-history/>. Acesso em: 21 out. 2012.
Imagens retiradas do site:
http://www.keepcalmandcarryon.com/gallery>. Acesso em: 12 out. 2012.


Comentários