Pular para o conteúdo principal

Enxergando com outros olhos


por Rhanna,

Esses dias eu assisti uma reportagem sobre deficientes visuais na televisão e me lembrei do livro “Minha Vida com Boris” da editora Globo. Ele conta sobre fatos reais que aconteceram com a Thays Martinez, que além de protagonista também é a autora desse livro, e com o seu primeiro cão-guia, Boris.

Quando Thays tinha apenas quatro anos, ficou cega por causa de uma infecção causada pela caxumba. Por isso, foi muito difícil encontrar uma escola que a aceitasse, mas isso não a impediu de estudar, ela conseguiu se formar e trabalhar na área de direito.

Ela sentia muita falta de sua independência e aprendeu a usar bengala, porém acabou desistindo. O outro meio que ela encontrou, foi ir fazer um curso nos Estados Unidos e conseguir seu primeiro cão-guia, nomeado de Boris. Os dois mudaram a situação dos deficientes visuais no Brasil, pois Thays acompanhada dele lutou pelos seus direitos e conseguiu a criação de leis, como a que diz que todos os cães-guias podem entrar em qualquer lugar de uso coletivo em São Paulo.

Eu achei esse livro muito bonito, pois mostra a relação entre os dois. Boris ajudou Thays a lutar e realizar seus sonhos. É muito importante que as pessoas leiam essa história, porque muitos não sabem a dificuldade que os cegos passam. Seria bom que as pessoas se colocassem no lugar destes. Imagine você não podendo ver nada? Não são todos os lugares que são adaptados para os mesmos, nas ruas há no meio do caminho lixos, orelhões, degraus e postes. É por isso que muitos desistem, acabam ficando apenas dentro de casa e param de estudar, pois nem sempre são aceitos em escolas ou acabam sendo excluídos.

Créditos da imagem:
http://vilamundo.org.br/2011/08/lancamento-de-audiolivro-sobre-thays-martinez-e-seu-cao-guia/. Acesso em: 03 out. 2012.

Comentários