Pular para o conteúdo principal

AIDS e preconceito

Por Nicole,



O livro “Depois daquela viagem”, relata sobre a história de uma garota que sofreu muito ao saber que estava com o vírus da HIV, mas superou e seguiu em frente.Valéria escreveu este livro porque foi incentivada por amigos, abordando desde então que não aceitou que era portadora dessa doença,mas enfrentou preconceitos,encarou com tudo de que teria que lutar pela sua vida a cada dia que passasse.

Valéria estava contaminada sim, mas antes dela ter ou não AIDS, ela é um ser humano ao qual tem direitos iguais, não podendo ser discriminada. É difícil sim aceitar estar com o HIV,de saber que vai estar com a doença pela vida toda, mais tem que encarar seguir em frente, superar os preconceitos e assumir “Tenho AIDS sim”e mostrar para os preconceituosos que não é por um simples toque , um simples beijo no rosto , um simples cumprimento que irá pegar a doença , precisamos ter a consciência de que a AIDS só se pega através do contato sexual, e que a pessoa com o vírus do HIV pode viver uma vida normal, ter filhos sem o vírus, ter relações sexuais sem ter medo de se contaminar o seu companheiro.
Ao estudar-mos sobre a doença, podemos afirmar que a AIDS ataca as células de defesa do corpo,pois com a imunidade é mais baixa o organismo fica fraco facilitando com que pegue doenças com mais facilidade, como por exemplo : resfriado que não é tratado tem grande chance de ter tuberculose ou pneumonia.

Preconceitos ao qual muitos com a doença enfrentam:

Rosana Ferreira - Eu diria que não, ainda é comum as pessoas terem preconceito quando deparadas com algum caso de HIV/AIDS. A epidemia surgiu entre alguns segmentos da sociedade (usuários de drogas injetáveis, homossexuais e prostitutas) e isso causava bastante preconceito entre as pessoas. Hoje, a AIDS está em todos os segmentos sociais, mas, mesmo assim, ainda são visíveis os comportamentos discriminatórios e preconceituosos, muitas vezes, por falta de informação e conhecimento, por esse estigma causado desde o início da epidemia. A AIDS ainda não tem cura, mas tem boas chances de tratamento e a possibilidade de viver com qualidade de vida.
Bibliografia:http://empregos.ig.com.br/carreira/noticias/2009/12/01/soropositivo+ainda+enfrenta+preconceito+no+trabalho+diz+especialista+9187579.html

Tratamentos

Hoje em dia temos mais recursos para o tratamento. Uma pessoa infectada pelo HIV pode viver com o vírus por um longo tempo,tomando devidos cuidados.
Como por exemplo:tomar coquetéis e outros medicamentos que fazem com que fortaleça sua imunidade e tendo acompanhamento com o médico sempre para ter o controle de sua doença.

Sintomas

A AIDS é uma doença que não se manifesta da mesma forma em todas as pessoas, mas geralmente a pessoa começa ter perda de peso, febres,diarréia.

Previna-se!

Comentários