Por Antônio,
O QUE É RPG?
Role-Playing-Game geralmente abreviado para a sigla RPG. É um jogo de interpretação e cooperatividade feito para criar histórias imprevisíveis, fantásticas ou horríveis. Pode ser realizado com apenas um sistema de regras, dados, muita imaginação e atuação para jogar.
QUAL É A FORMA CORRETA PARA FAZER UM RPG?
Existem várias formas de se fazer, porém a mais comum é o "RPG de mesa", onde os participantes criam personagens para atuar em uma história fictícia sem restrições, feita por um participante que se propõem a ser o "mestre" que é aquele que criará e narrará esse mundo fictício cheio de desafios, aliados, inimigos, locais, documentos, objetos... ou não, a graça do RPG é a atuação e imaginação.
QUANTO TEMPO DURA?
Por ter uma duração muito variável dependendo apenas das habilidades dos jogadores e por ser um jogo geralmente demorado é dividido em sessões de acordo com a agenda dos participantes, também serve para o "mestre" adaptar sua história de acordo com as ações feitas pelos jogadores que mudam a história constantemente.
E QUAIS SÃO ESSAS REGRAS PREDETERMINADAS?
Para ter uma boa jogatina e história é necessário um sistema de regras para ditar e avaliar o que acontece na sessão sendo uma ação de um participante ou como é composto o cenário em volta dos personagens. Hoje existe uma grande variedade de livros e sistemas para fazer regras mais adequadas para a ideia da "campanha" do "mestre".
Também há formulários para criar as fichas dos personagens, que é feita pelo jogador que criou o personagem junto com o "mestre" com um livro de regras para ser feito de forma correta, tendo nela todas as características do personagem e suas capacidades físicas e mentais, rolando dados com valores diferentes ligados a ficha do personagem para cada perícia decidindo o quão bem ou mal ele realiza a ação.
QUAIS SÃO ESSES LIVROS?
Aqui temos alguns exemplos de livros de regras:
Dungeons and Dragons - Masmorras e Dragões
The Call of Cthulhu - Chamado de Cthulhu
Tormenta (Esse aqui é brasileiro)
Dungeon World - Mundo da masmorra
MAS E OS DADOS?
Existe uma grande variedade de dados assim como seus resultados imprevisíveis, que decidem o resultado de uma ação que acontece em momentos críticos ou comuns, porém não é necessário ter todos os dados, apenas o que são requisitados pelo livro de regras ou a preferência do “mestre’’. Em livros mais simples é usado um dado de 6 lados, enquanto em livros mais complexos é usado dados de 3, 4, 6, 8, 10, 12, 20... ou até 100 lados.
NÃO TEM ALGO MAIS FÁCIL PARA VISUALIZAR?
Por ser simples de ser feito pode-se usar hoje em dia programas para simular os locais onde se passa a história facilitando e tornando mais nítido a visão que o “mestre” deseja passar. Porém, também é possível usar um tabuleiro para o cenário e miniaturas para representar os seres que habitam esse lugar representado pelo tabuleiro e sua movimentação.
PARECE DIVERTIDO MAS TEM ALGUM VALOR EDUCACIONAL?
Por ser uma brincadeira de diálogos e ações em grupo acaba sendo um bom estímulo para a interpretação e cooperação, também desafia o jogador a compreender e desvendar os mistérios da história antes que chegue no final dela. Muitas vezes os jogadores se deparam com enigmas e textos na campanha que os fazem interpretar e ler mais, sendo um bom estímulo para a leitura e interpretação de texto.
MAS DE ONDE VEIO, QUAL É A SUA ORIGEM?
O primeiro RPG criado foi em 1971 nos Estados Unidos usando um simples sistema de regras que se tornaria o sistema de D&D criado por Gary Gygax fundador da TRS (Editora de jogos de RPG) e por Dave Arneson, que jogavam uma partida em miniatura e tiveram a ideia de ao invés de jogar com tropas, jogarem com só um personagem. A partir disso foi criado diversos tipos de RPG, um mais complexo que o outro e foram se espalhando pelo mundo, mas o clássico RPG de mesa continuou sem ser reconhecido pela mídia.
RPG? DE ONDE VEIO E ATÉ ONDE VAI?
RPG? É um jogo de interpretação. Veio dos Estados Unidos em 1971 e vai ao mundo todo mesmo não sendo reconhecido pela grande mídia.
E QUAL É O MEU POSICIONAMENTO?
Para mim RPG de mesa é uma roda de amigos que serve tanto para se divertir quanto para esquecer os seus problemas fora da mesa e que se bem feito consegue deixar qualquer um emocionado por rolar um dado. Agora eu lhe pergunto, qual é sua opinião sobre RPG?
Após esse blog você pretende conhecer mais sobre esse mundo de interpretação
Referências:
Créditos das imagens:
Comentários
Parabéns
Yasmim 9c
Por Davi da Silva Vogel 8c