Pular para o conteúdo principal

RPG? DE ONDE VEIO E ATÉ ONDE VAI?

Por Antônio,


O QUE É RPG?
Role-Playing-Game geralmente abreviado para a sigla RPG. É um jogo de interpretação e cooperatividade feito para criar histórias imprevisíveis, fantásticas ou horríveis. Pode ser realizado com apenas um sistema de regras, dados, muita imaginação e atuação para jogar.

QUAL É A FORMA CORRETA PARA FAZER UM RPG?
Existem várias formas de se fazer, porém a mais comum é o "RPG de mesa", onde os participantes criam personagens para atuar em uma história fictícia sem restrições, feita por um participante que se propõem a ser o "mestre" que é aquele que criará e narrará esse mundo fictício cheio de desafios, aliados, inimigos, locais, documentos, objetos... ou não, a graça do RPG é a atuação e imaginação.

QUANTO TEMPO DURA?
Por ter uma duração muito variável dependendo apenas das habilidades dos jogadores e por ser um jogo geralmente demorado é dividido em sessões de acordo com a agenda dos participantes, também serve para o "mestre" adaptar sua história de acordo com as ações feitas pelos jogadores que mudam a história constantemente.

E QUAIS SÃO ESSAS REGRAS PREDETERMINADAS?
Para ter uma boa jogatina e história é necessário um sistema de regras para ditar e avaliar o que acontece na sessão sendo uma ação de um participante ou como é composto o cenário em volta dos personagens. Hoje existe uma grande variedade de livros e sistemas para fazer regras mais adequadas para a ideia da "campanha" do "mestre".
Também há formulários para criar as fichas dos personagens, que é feita pelo jogador que criou o personagem junto com o "mestre" com um livro de regras para ser feito de forma correta, tendo nela todas as características do personagem e suas capacidades físicas e mentais, rolando dados com valores diferentes ligados a ficha do personagem para cada perícia decidindo o quão bem ou mal ele realiza a ação.

QUAIS SÃO ESSES LIVROS?
Aqui temos alguns exemplos de livros de regras:
Dungeons and Dragons - Masmorras e Dragões
The Call of Cthulhu - Chamado de Cthulhu
Tormenta (Esse aqui é brasileiro)
Dungeon World - Mundo da masmorra

MAS E OS DADOS?
Existe uma grande variedade de dados assim como seus resultados imprevisíveis, que decidem o resultado de uma ação que acontece em momentos críticos ou comuns, porém não é necessário ter todos os dados, apenas o que são requisitados pelo livro de regras ou a preferência do “mestre’’. Em livros mais simples é usado um dado de 6 lados, enquanto em livros mais complexos é usado dados de 3, 4, 6, 8, 10, 12, 20... ou até 100 lados.

NÃO TEM ALGO MAIS FÁCIL PARA VISUALIZAR?
Por ser simples de ser feito pode-se usar hoje em dia programas para simular os locais onde se passa a história facilitando e tornando mais nítido a visão que o “mestre” deseja passar. Porém, também é possível usar um tabuleiro para o cenário e miniaturas para representar os seres que habitam esse lugar representado pelo tabuleiro e sua movimentação.

PARECE DIVERTIDO MAS TEM ALGUM VALOR EDUCACIONAL?
Por ser uma brincadeira de diálogos e ações em grupo acaba sendo um bom estímulo para a interpretação e cooperação, também desafia o jogador a compreender e desvendar os mistérios da história antes que chegue no final dela. Muitas vezes os jogadores se deparam com enigmas e textos na campanha que os fazem interpretar e ler mais, sendo um bom estímulo para a leitura e interpretação de texto.

MAS DE ONDE VEIO, QUAL É A SUA ORIGEM?
O primeiro RPG criado foi em 1971 nos Estados Unidos usando um simples sistema de regras que se tornaria o sistema de D&D criado por Gary Gygax fundador da TRS (Editora de jogos de RPG) e por Dave Arneson, que jogavam uma partida em miniatura e tiveram a ideia de ao invés de jogar com tropas, jogarem com só um personagem. A partir disso foi criado diversos tipos de RPG, um mais complexo que o outro e foram se espalhando pelo mundo, mas o clássico RPG de mesa continuou sem ser reconhecido pela mídia.

RPG? DE ONDE VEIO E ATÉ ONDE VAI?
RPG? É um jogo de interpretação. Veio dos Estados Unidos em 1971 e vai ao mundo todo mesmo não sendo reconhecido pela grande mídia.

E QUAL É O MEU POSICIONAMENTO?
Para mim RPG de mesa é uma roda de amigos que serve tanto para se divertir quanto para esquecer os seus problemas fora da mesa e que se bem feito consegue deixar qualquer um emocionado por rolar um dado. Agora eu lhe pergunto, qual é sua opinião sobre RPG?
Após esse blog você pretende conhecer mais sobre esse mundo de interpretação

Referências:

Créditos das imagens:

Comentários

Lui 9A disse…
Opa Antônio, Texto muito legal e com todas informações necessárias sobre o universo gigante que é o do RPG. Escolhi seu texto para comentar, pois gosto bastante do tema e estou assistindo um RPG ultimamente, tenho alguns amigos que vê RPG também, e por isso comecei a gostar bastante tanto de assistir quanto jogar. Achei que faltou mais algumas informações sobre os dados e também acho que você poderia apresentar outros estilos de RPG, não apenas de batalhas e etc... também acho que poderia dar algumas referências de mestres e jogadores famosos, serie, filmes e etc. Texto ótimo... ABRAÇO.
Bruno 9C disse…
Iae Antônio, realmente um texto muito completo, estou comentando em seu texto por também gostar muito de RPG´s mas, além disso, apontar algo inegável(mesmo não querendo admitir) que é o fato de que os RPG´s feitos pelo streamer Cellbit trouxeram a cultura dos RPG´s para os holofotes já merecidos a muito tempo no Brasil, muitas das pessoas que sabiam um pouco o que era um RPG ou mesmo apenas sabiam da existência, puderam conhecer como um RPG funciona quando jogado de forma correta. É incrível a emoção que da só de ver os "dadinhos" rolando na mesa.
Kauã 9ºA disse…
Oi Antônio, tudo bem? Adorei seu texto e achei muito informativo, não conheço muito sobre os diferentes universos do RPG, porém tenho muita vontade de jogar algum dia. Acho que você poderia falar também sobre o RPG Online, que muitas vezes explora um mundo aberto, onde (da mesma forma que o RPG de mesa) pode ser mudado e modificado da forma que os jogadores quiserem, querendo ou não, no fim de tudo uma história é criada, acho esse tipo de coisa muito fascinante. Na minha opinião, o RPG de mesa é mais animador do que o RPG Online, porém sei que existem diversas formas de um RPG se desenvolver. Já vi filmes e séries e já li livros onde o RPG, por mais que pouco, se mostrava presente ou se mostrava o principal tema do filme, livro ou série. Acredito que os RPG's estejam presentes em todo o planeta, porém eu não vejo muito do RPG de mesa no Brasil, não tem problema, afinal existem diversas formas de se jogar um RPG, porém acredito que esses tipos de jogos vão continuar crescendo cada vez mais e mais. Espero que um dia, como você disse, os RPG's sejam notados pela mídia.
Unknown disse…
Eae Antônio cara... adorei não tenho outra palavra, vc trouxe desde como é criado um jogo de RPG até como surgiu, são coisas simples mas que deixam muito completo, realmente não sabia sobre o assunto achava que RPG era só um joguinho de computador mas tem muito além disso e você trouxe até a importância e como os dados podem ajudar a criar as "história", uma coisa que me chamou atenção foi que existe dado de até 100 lados kkk pode me julgar mas eu só sabia da existência do que tem 20 lados mad enfim, achei bem completo, tem imaginem, colocou fonte e ficou bem explicado sobre o conteúdo.
Parabéns
Yasmim 9c
Luciano 9C disse…
Olá Antônio, gostei muito do seu blog, achei bem completo e explica muito bem a origem e o funcionamento dos RPG’s. Eu acho muito interessante esse universo dos RPG's de mesa, apesar de ter começado a acompanhar há muito pouco tempo. Eu joguei RPG pela primeira vez porque um amigo me chamou para participar do RPG dele há alguns meses atrás, e acabei me interessando bastante por este estilo bem único de se criar uma história e se divertir com amigos, as histórias são sempre muito bem elaboradas e os personagens criados pelos jogadores são, na maior parte das vezes, muito cativantes. Apesar de ainda ser iniciante em RPG’s de mesa, eu pretendo ainda conhecer mais sobre o assunto, e seu blog me ajudou bastante nisso.
Davi da silva vogel 8c disse…
Antônio poderia falar um pouco das regras oficiais e não oficiais como a do maneiro
Por Davi da Silva Vogel 8c