Pular para o conteúdo principal

Popularização da guitarra pelo mundo

Por Isabella,

Já se perguntaram como as guitarras elétricas surgiram? Bem, comecei a me perguntar recentemente, quando meu interesse por música começou a crescer e comecei a aprender a tocar esse instrumento super legal e cheio de história.

Sabiam que a guitarra que conhecemos não é a mesma de 1930 quando surgiram as primeiras guitarras? Bem, em 1930 as guitarras tinham uma sonoridade diferente da que conhecemos hoje em dia, soando baixo e leve pois eram uma modificação do violão, então para esse som se amplificar, foram colocados uma espécie de Mini-microfones nas guitarras, que são chamados de captadores mas isso gerou um problema na interferência do som, fazendo os bojos das guitarras vibrarem, provocando aquele som chato de interferência sonora, então Les Paul criou o modelo de guitarra que conhecemos hoje em dia, de corpo sólido e maciço.

Apesar de ter sido Paul quem criou o corpo da guitarra, evitando interferências sonoras, foi Lloyd Loar um engenheiro norte americano funcionário da fábrica Gibson o responsável pela primeira guitarra em 1923,mas foi Leo Fender, norte americano, quem produziu o instrumento em massa, a guitarra, em 1931.

Leo Fender
Foi após a Segunda Guerra Mundial que as guitarras se popularizaram com o surgimento de bandas norte americanas e britânicas que tocavam rock como” The Who”, “the Rolling Stones”, “the Beatles ” e etc…

Outro fato interessante é que a guitarra é um instrumento que além de adaptado do violão, também foi inspirado na vihuela, que é um instrumento europeu que foi muito usada para entreter a corte e ser usado como trilha sonora de peças teatrais por exemplo.

Vihuela de Guadalupe
Já na América do Norte, especificamente nos Estados Unidos, a guitarra era uma importante tradição clássica com o folk, e ainda nos Estados Unidos, mais especificamente na região sul, se popularizou com o estilo musical blues.

E esse foi um resumo da popularização da guitarra, há muito mais ser detalhado e histórias interessantes que são contadas, como a cultura da destruição das guitarras ao final de shows e diversas outras coisas.

Você sabia sobre essa trajetória? Toca ou gostaria de tocar esse instrumento?

Referências:
Consulta ao professor  de Música, Luciano Py, CA/UFSC

Créditos das imagens:
https://violaomandriao.mus.br/a-vihuela/Imagens
https://violaomandriao.mus.br/a-vihuela/

Comentários

Thávyne Fernandes disse…
Achei muito interessante Bella, nunca tinha parado para pensar no surgimento e na popularização da guitarra. Sempre achei muito interessante os sons da guitarra, mas nunca tinha ido a fundo para entender o porquê de ela ser tão parecida e ao mesmo tempo tão diferente do violão, não só pelo acústico, mas também pelo modelo e o jeito que cada um é. Vejo nessas últimas semanas seu desenvolvimento tocando guitarra e esses dias encontrei um vídeo de um cara que toca guitarra a bastante tempo, talvez você gostaria de ver, ele dá bastante dicas sobre como melhorar e aprimorar o que você já sabe... O nome dele é: Pedro Bernardi;

Agradeço pela curiosidade que você nos trouxe!😘

Olá Isabella.
Adorei o seu texto e respondendo suas perguntas, eu não conhecia a história desse instrumento. Quando pequena sempre me interessei em aprender a tocar guitarra, principalmente com meu sonho de ter uma banda. Hoje em dia esse sonho permanece, mas meu foco está voltado ao contra-baixo, que assim como a guitarra ganhou seu sucesso com as produções de Leo Fender, sendo os modelos Fender Precision e Jazz (baixo), Fender Stratocaster e Telecaster (guitarra) os mais famosos. Indo um pouco para o rock em si, foi a guitarrista Rosetta Nubin quem criou os primeiros acordes do estilo musical, que provavelmente utilizava o modelo Semi Acustica. Bom, parabéns pelo texto, ficou ótimo!
Rafaela Adriano Fachi, 9B
Laura B disse…
Oii, eu achei muito legal você trazer esse tema. Eu também gosto bastante de guitarras achei bem interessante como que ela foi criada e produzida, eu não sabia muito sobre como ela surgiu e nem como foi criada e agora eu sei, eu também não sabia que o som era diferente na época.

Gostei bastante do texto parabéns
Letícia Gomes Portela 8°C disse…
Oie Isabella! Sério, achei incrível, adorei ler sobre isso, eu admiro muito instrumentos como guitarra, eu com certeza gostaria de aprender a tocar e afins.
Eu gostei bastante até porque me interesso muito por esse assunto. Seu texto ficou ótimo, você soube explicar e informar muito bem isso,eu gostaria de ter ideias para complementar, mas acho que já está tão completo assim, já está perfeito! Muito obrigada por compartilhar um blog como este, ficou adorável!
João 8ºc disse…
Olá Isabella
Eu gostei muito do texto, eu adoro guitarra e adorei seu texto.
O assunto é um pouco peculiar, isso é bom instiga os outros a clicar, eu nunca achei que aprenderia tanta coisa sobre um instrumento musical em só um texto. Texto bem estruturado, com pontuação e bem feito. E só para acrescentar guitarra é uma serie de instrumentos com cordas e braços.
Vitória Felipe disse…
Olá Isabella!
Eu adorei o seu texto, achei bem estruturado, chamando a atenção do leitor. Gostei do vocabulário e das palavras que você usou.
Eu gostei muito desse texto pois assim como você, compartilho uma adoração muito grande por esse instrumento e venho tentando aprimorar as minhas habilidades nele. Acho a história da música muito legal e consequentemente a dos instrumentos também. Nunca tinha ouvido falar do nome de Paul pois para mim quem tinha criado tudo foi Lloyd, mas adorei saber um pouco mais a fundo sobre isso.
Com o seu texto, eu acabei pesquisando mais um pouco sobre guitarras na internet e descobri algumas curiosidades, mas duas delas me chamaram muita a atenção:
1- Tem uma guitarra chamada “The Beast” que tem 6 braços.
2- Estima-se que palhetas são perdidas há mais de 2 mil anos, quando os egípcios popularizaram este objeto.
(essa segunda eu escolhi pois é uma coisa que muitos musicistas se queixam muito e até eu mesmo já perdi umas 3 palhetas).
Bom é isso, amei seu texto e com certeza vou procurar saber mais sobre.
Vitória Felipe. 9B