Pular para o conteúdo principal

O filme "Preciosa" e a questão do abuso sexual

Diogo



Olá leitores, hoje no Espaço de Diálogos, vou tratar de um tema complexo, diria até que muito forte, me refiro ao abuso sexual. Me inspirei em um filme que assisti chamado “Preciosa ” . 

O filme foi lançado em 2009 pelo diretor Lee Daniels, cineasta estadunidense. A produção cinematográfica foi baseada na obra “Push”, da escritora Sapphire (pseudônimo de Ramona Lofton). 

O drama trata da história de uma menina, Claireece Jones Precious, interpretada por Gabourey Ridley Sidibe, que sofria abusos de seu pai em sua própria casa. O inevitávelaconteceu, a gravidez com 12 anos de idade. O nascimento do filho traz outra situação complicada, a criança tinha problemas mentais. Com seus dezesseis anos a jovem se vê com mais um filho, também de seu pai, e sem ter concluído os estudos. 

Como geralmente ocorre, a adolescente era acusada pela mãe de “dar em cima” de seu pai, justificando então os atos dele. Na fala de Preciosa, "Às vezes eu desejo que não estivesse viva. Mas eu não sei como morrer. Não há nenhum botão para desligar. Não importa o quão ruim eu me sinta, meu coração não para de bater e meus olhos se abrem pela manhã”, podemos perceber a dor e dificuldade de lidar com situação tão traumática. 

O filme, como um bom drama, desenvolve a trama que não vou aqui desenvolver para lhe estimular assistir a produção. Com esta publicação tive como interesse trazer o debate sobre o quadro traumático vivido por milhares de crianças no mundo. 

Na pesquisa que realizei percebi que o tema do abuso, principalmente o sexual, não é muito debatido pelo mundo afora, a não ser em estudos científicos ou por instituições especializadas. Pude perceber que os países que em as mulheres (desde a infância) mais sofrem com tais situações são o Uruguai, Estados Unidos, África do Sul, Lituânia, Panamá, El Salvador, Brasil, Colômbia , Guatemala. 

Essa foi minha contribuição para o blog, obrigado pela atenção. 

Referências 

Comentários

Natã de Andrade Lima

o filme faz uma abordagem complexa.
o filme segue a vida da jovem Claireece Jones, uma jovem de 16 anos, que sofreu vários abusos durante sua vida. No filme mostra como ela enfrenta seus problemas de forma superadora.

Anônimo disse…
Amanda Cardoso 8C

Olá Daniel.
Achei o texto bem escrito e certamente me cativou a ver o filme que parece ser extremamente interessante.
Apesar disso, acredito que seria interessante desenvolver um pouco sobre os efeitos do abuso sexual em questões psicologicas e fisicas nas vitimas, assim, falando sobre como certo efeito é demonstrado e lidado no filme. Mas, ao mesmo tempo, entendo o fato disso não ter sido citado, como uma maneira de instigar o leitor a descobrir como ela lidou e superar os traumas e efeitos do abuso.
Tambem acho interessante adicionar algumas estáticticas e números, especialmente sobre os paises em que o abuso sexual mais ocorre.
De resto, o texto é incrível.
Obrigada pelo seu tempo.
maria joana da silva silveira disse…
é muito bom esse blog ele traz um assunto muito importante e sério sobre o mundo em que estamos vivendo.