Pular para o conteúdo principal

A história por trás da pipa

Eduardo,

Olá, hoje venho trazer por meio desse blog, informações mais detalhadas sobre a história da pipa. 

A pipa ou, também chamada de papagaio, pandorga ou raia, é um brinquedo que voa baseado na oposição entre a força do vento e a da corda segurada pela pessoa que esteja soltando a mesma. 

Ela pode ser feita de diversos materiais, por exemplo a seda ou plástico que tem como função sustentar a pipa no alto. Conforme o modelo, pode contar com uma rabiola que pode ser de sacola, seda ou carbono, que é uma linha com fita finas com estes materiais, preso na parte inferior da mesma para proporcionar estabilidade, aerodinâmica e equilíbrio. 

É um dos passatempos mais utilizados por crianças, adolescentes e até adultos. Apesar de ser uma brincadeira muito legal e divertida, na maioria das vezes, não há um local apropriado para a prática desta. 
Tenho certeza que algum dia você já ouviu falar ou já viu alguma pipa, mas você já se perguntou quando e onde que a pipa surgiu? As primeiras pipas surgiram há cerca de 3 mil anos (1200 a. C). Estima-se que foram criadas inicialmente na China, onde as varetas de bambu eram recobertas de seda. 

Em 1752, cientistas começaram a usar a pipa para estudarem sobre as condições do tempo. Um cientista chamado Benjamin Franklin soltou uma pipa presa a uma chave durante uma tempestade, fazendo com que a chave atraísse a eletricidade, provando assim que os raios eram um tipo de eletricidade. 

Na Segunda Guerra Mundial (1939-1945), as pipas foram utilizadas para transportar câmeras até soldados inimigos para espioná-los. Também utilizaram durante os treinos para derrubar aviões, onde os soldados atiravam em pipas que ficavam no alto. 

Pois é, quem diria que por trás de uma brincadeira tão simples teria uma história dessa? 

Depois disso tudo, a pipa se espalhou pelo mundo inteiro. Hoje em dia no Brasil consideramos o Rio de Janeiro como o berço das pipas, pois a maioria dos produtos/pipas veem de lá. Nessa pandemia, com todo esse problema de isolamento social etc, a pipa se tornou uma brincadeira bem essencial, pois não precisa sair de casa para estar soltando, apenas de um vento bom e é também um exercício físico, ou seja, além de fazer bem para a saúde mental, faz para a física também. 

Referências: 





Créditos das imagens:
https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_do_eletromagnetismo
https://www.otaboanense.com.br/campeonatos-de-karate-e-pipa-artistica-agitam-itapecerica-neste-fim-de-semana/


Comentários