Por Lucas Mendes,
(Estudo realizado pela organização Common Sense Media com 1.200 adolescentes no ano de 2016). Disponível em <https://www.revistaplaneta.com.br/vicio-tecnologico/>. Acesso em 16/06/2019.
Leitor (a)...Você...isso! Você mesmo! Tens a noção do que viria a ser um vício? Então… Eu irei lhe explicar. Vício é caracterizado como uma dependência física/psicológica, onde uma determinada pessoa busca o consumo excessivo de algo, de uma substância, por exemplo. Hoje em dia existem diversos tipos de vícios (bebidas alcoólicas, internet, cigarro, redes sociais, remédios, jogos, celulares e smartphones…), todos com seu grau de dependência, que podem ser variados entre altos e baixos.
Hoje, iremos falar sobre o vício tecnológico (internet, jogos, redes sociais, celulares e smartphones…). Nos dias atuais é quase improvável que um/uma habitante não possua um celular, mas existe casos que pessoas não têm acesso à tecnologia, por conta de determinadas regiões que estão passando por graves problemas financeiros, as regiões pobres, onde a situação cada vez fica mais difícil. Enquanto temos um País que está numa crise, mais ainda está conseguindo se manter, em outros lugares do mundo, tem regiões onde as coisas estão muito precárias. Pessoas passando fome, fugindo. Isso é uma coisa muito triste. Precisamos nos colocar no lugar do outro, e ajudar como pudermos, não podemos nos negar de ajudá-los, pois todos somos seres humanos. Este assunto será melhor trabalhado em meu próximo post.
A nossa tecnologia vem sendo evoluída com uma rapidez inexplicável. A sua evolução é claro, possui seus pontos positivos e negativos, pois nada deste mundo é perfeito.
O vício vem crescendo mais e mais, o ser humano chegou numa época em que a tela de um computador é mais importante do que sua socialização, ou seja, ele/ela prefere ficar mais tempo no seu celular (smartphone) do que conviver com seus parentes (família, amigos). O ser humano, passa muito tempo com seus eletrônicos e menos com as pessoas em suas voltas.
(Estudo realizado pela organização Common Sense Media com 1.200 adolescentes no ano de 2016). Disponível em <https://www.revistaplaneta.com.br/vicio-tecnologico/>. Acesso em 16/06/2019.
A tecnologia, tem sua importância para o nosso mundo, só que precisamos usá-la com moderação, não podemos nos esquecer que fora da tela de um eletrônico, existe um mundo muito belo para se viver. Um mundo, no qual fazemos parte e precisamos ter orgulho disso. Precisamos viver mais, pois a vida é muito maravilhosa e afinal “a gente é passageiro prestes a partir”...
Referências
Cultura Mix. Disponivel em <https://tecnologia.culturamix.com/noticias/vicio-de-tecnologia-informacoes-e-como-lidar>. Acesso em 06/06/2019
Bonde. Disponível em <https://www.bonde.com.br/saude/corpo-e-mente/vicio-em-tecnologia-provoca-problemas-de-saude-385193.html>. Acesso em 16/06/2019.
Planeta. Disponível em <https://www.revistaplaneta.com.br/vicio-tecnologico/>. Acesso em 16/06/2019.
Gauchazh Vida. Disponível em <https://gauchazh.clicrbs.com.br/saude/vida/noticia/2015/07/vicio-tecnologico-ja-e-uma-epidemia-diz-psicologo-da-usp-4814293.html>. Acesso em 16/06/2019.
BenCorp. Disponível em <http://www.bencorp.com.br/os-7-tipos-de-vicios-mais-comuns/>. Acesso em 16/06/2019.
Comentários
Mas, eu acho que você poderia ter falando um pouco mais sobre os pontos positivos e negativos, por exemplo: como a tecnologia nos ajuda em nossas vidas, o avanço que ela está tendo, tanto na segurança quanto na saúde; Os pontos negativos, você trouxe bem -a imagem que você usou, foi bem criariva, mostrando as porcentagens em forma mais elaborada. Logo, isso é uma sugestão, seu texto está muito bom, parabéns, Lucas!
Maria Clara 9°C
Acho que se soubéssemos usar ela de um jeito mais reduzido tudo ficaria mais fácil, porque em vez de nos estarmos usando ela ao nosso favor, a tecnologia nos consome a cada dia, tirando o nosso e não tornado pessoas fechadas. A principal coisa que nos consome são as redes sócias, talvez seja pela nossa dependência de sabe que somos importantes e que as pessoas gostam da gente, pelo menos essas è a minha opinião. Bom, eu achei que o texto foi muito bem escrito e achei muito interessante. Parabéns ! ^^
Isabela Gapski 9 ano C
- Izadora Bernardes 9°A