Pular para o conteúdo principal

Feminicídio


por Luciana, 

Feminicídio é o termo utilizado quando uma mulher é morta; pelo simples fato de ser do gênero feminino, pelo simples fato de ser mulher. De acordo com um mapa da violência feito em 2015, o Brasil é o 5º país com maior número de Feminicídios. E, segundo dados da ONU, só em 2017, foram 4.600 casos, ou seja, entre 12 e 13 mulheres são mortas todos os dias.

Mas isso não  é uma particularidade somente do Brasil. No mundo inteiro, segundo dados de 2017, publicados em um relatório da ONU, seis mulheres eram mortas por hora pelos seus companheiros, ex-maridos ou familiares, quase sempre homens. "No mundo todo, em países ricos e pobres, em regiões desenvolvidas e em desenvolvimento, um total de 50 mil mulheres são assassinadas todo ano por companheiros atuais ou passados, pais, irmãos, mulheres, irmãs e outros parentes, devido ao seu papel e a sua condição de mulheres", aponta o relatório.
Assim sendo, muitas vezes o lar se torna o “lugar mais perigoso para as mulheres”. É trágico pensar que não são dados surpreendentes. Num mundo onde não importa a situação,a responsabilidade (mesmo que ela seja a vítima) sempre cairá sobre a mulher com diversos julgamentos e acusações, não deveriam haver muitas expectativas.

A causa de tantas mulheres morrerem ao redor do mundo? É de uma sociedade inteira que quase sempre não escuta os gritos de clamor de mulheres que precisam de ajuda. Que precisam de proteção. Todos nós, que ouvimos gritos de socorro todos os dias e não ajudamos, que vemos aquela amiga/vizinha/colega de escola ou trabalho aparecer com hematomas e não nos importamos o suficiente pra tentar ajudar.Todos os BOs que estão pegando poeira na delegacia. Todas as medidas protetivas que os parceiros zombam, Todos os vizinhos que escutam os gritos de socorro e não denunciam. Todos que dizem que, de alguma forma, a culpa é dela. Todos têm os sangue em suas mãos. Denuncie a violência contra a mulher, disque denúncia ligue 180.

Créditos da imagem:

imagem: https://portalcoroado.com.br/home/2019/03/08/cai-o-no-de-mulheres-vitimas-de-homicidio-mas-registros-de-feminicidio-crescem-no-brasil/

Comentários