Pular para o conteúdo principal

DIFICULDADES NA ÁFRICA


Por Cauã,

Como todos nós sabemos a África não é um continente muito feliz, porque grande parte da população enfrenta problemas diários. Sendo eles diversos, como por exemplo, fome, cólera, malária, e vários tipos de doenças que no Brasil já foram extintas há muito tempo.




Esses fatores se devem ao fato do continente ter sido fortemente explorado e escravizado no passado. Entre os séculos XV e XIX, o número de escravos provenientes da Costa Africana ultrapassou a marca dos 11 milhões, números que assustam. Por conta disso, a África atual é um reflexo direto do seu passado escravizado.

Na África, cerca de 25% da população passa fome( segundo a ONU) e por conta disso muitas são desnutridas, órfãs, abandonadas e até escravizadas. Sendo que a maioria das crianças já nascem com doenças, por exemplo, a AIDS. Além disso, existem, também, animais que morrem de fome, sede, doenças, etc. Com isso, para que a população africana não sofra tanto com a falta de água, elas se vêem obrigadas a ter que beber água de rios poluídos, onde, também, tomam banho, lavam roupas, etc. 

Contudo, mais de 40 milhões de crianças africanas são órfãs, e segundo a Unicef, a forte seca que aconteceu em 2012 a 2015 tinha chance de matar 500 mil crianças africanas em situações vulneráveis. A situação foi a pior em 60 anos, e cerca de 10 milhões de pessoas precisavam e, infelizmente, ainda precisam de ajuda. 

Em virtude disso, muitos famosos e empresários tentam ajudar a medida que podem para amenizar esses problemas no continente, como o 50 Cent (Curtis James Jackson III, mais conhecido pelo seu nome artístico 50 Cent, é um rapper, ator, diretor, roteirista e empresário norte-americano. Ficou conhecido com o lançamento dos álbuns Get Rich or Die Tryin' e The Massacre), que criou uma bebida energética e uma parte do valor arrecadado irá para a África.



1 venda= 1 refeição

Agora com essas informações, eu penso que as nossas preocupações com a África são mínimas, comparadas as imensas dificuldades e barreiras que os africanos enfrentam diariamente, tendo que conviver com a incerteza de não saberem se vão estar vivos no dia seguinte. Portanto, apesar de existir programas comunitários de assistências médicas e doações, toda ajuda é bem vinda e cabe a aqueles que possuem condições de ajudá-los se mobilizarem e salvar diversas vidas. 

Referências:

https://noticias.r7.com/internacional/cerca-de-25-da-populacao-africana-passa-fome-diz-onu-16102013

Créditos das Imagens:

https://nacoesunidas.org/metade-da-populacao-da-republica-centro-africana-esta-passando-fome-alerta-pma/

https://www.jornalcorreiodovale.com.br/noticia/agencia-da-onu-diz-que-20-milhoes-podem-morrer-de-fome-na-africa,internacional,15120.html

https://twitter.com/fotosdefatos/status/921178146614988801

http://yogaemvoga.blogspot.com/2011/12/chopra-valida-o-energetico-do-rapper-50.html.

https://www.timesunion.com/entertainment/article/50-Cent-reflects-on-trip-to-Africa-3364868.php.

Comentários

Unknown disse…
Parabéns! Gostei muito de seu texto, trouxe várias informações e exemplos das dificuldades que o continete africano passa, e muitas vezes reclamamos de boca cheia!
Apesar de todas as imagens e exemplos das dificuldades, eu acho que por mais que o assunto geral do texto seja "dificuldades na África", se você falasse um pouco de algumas belezas e riquezas que o continente tem, não deixaria só uma imagem ruim da África. E faria uma relação com alguns dos países que sofrem com a miséria e com outros que tem os melhores recursos.