Por Igor de A. Régis.
Fiquei pensando como seria meu primeiro texto, e resolvi fazer um que tivesse haver com minha vida. Veio-me a cabeça falar de um esporte que sou fanático, mas que as pessoas pouco conhecem: Beisebol. Muitas vezes eu fico conversando com meus amigos e toco no seguinte assunto:
- Você gosta de beisebol?
- Não!
- Por quê?
- Sei lá, não entendo nada desse esporte.
Meu objetivo, então, é fazer com que essas, e outras pessoas o entendam.
A imagem abaixo ajudará na explicação. Nela temos o nome e a distribuição dos jogadores.
Para começar: as posições. Há nove jogadores rebatendo (incluindo o arremessador) e esses mesmos trabalham na defesa. Obviamente entra um de cada vez na hora de rebater e pra defender ficam três nos cantos do campo (“jardineiros”), três ocupando as 1ª, 2ª e 3ª, um entre a 2ª e a 3ª (interbases), e um vai ficar atrás da última base para receber a bola do arremessador (receptor). A ordem pra ver quem começa e quem termina a rotação de rebatedores é estabelecida pelo técnico.
A partida é disputada em nove entradas (ou innings em inglês) que tem um turno de ataque e defesa. Os visitantes começam rebatendo e quando três atacantes são eliminados (que eu explicarei o como no parágrafo seguinte) acontece o rodízio. Depois que os visitantes eliminam os atacantes do time da casa a entrada acaba.
Na hora de rebater o rebatedor tem de correr para a última base (que se localiza na área que o receptor fica), caso não consiga (que acontece na maioria das vezes) ele fica parado na que estiver alcançado e um novo batedor entra em campo. Quando este “novo” rebatedor entrar o antigo vai tentar roubar outras bases após e se acontecer a rebatida, mas ele ainda corre o risco de ser queimado.
“Como acontece a eliminação?” Quando o corredor não chega à base que está tentando alcançar antes do defensor tocar nela com a bola na mão. Atenção: a bola tem de estar na mão do defensor quando ele tocar na base, se ele quiser fazer a queimada!
Acompanhe no vídeo abaixo uma “Queimada dupla”:
Pontuam-se neste jogo quando um dos rebatedores alcança a última base, que é a mesma que ele fica na hora de rebater. Outro modo é se o rebatedor rebater a bola para fora do campo. Dessa forma, ele e os outros jogadores que estiverem em base anotam corridas. Isso é um “home run”.
Acompanhe um “Home run”:
Um rebatedor pode ser eliminado em duas situações: 1) sendo queimado e; 2) quando o arremessador lança três bolas na “zona de Strike” sem que o rebatedor as rebata. “O que é a zona de Strike?” É o espaço entre o joelho e as axilas do homem que vai receber a bola (catcher) numa largura de 48,18 centímetros. Quatro bolas fora da zona ou uma bola que atinge o rebatedor (acredite é mais comum do que parece) colocam o rebatedor na primeira base e caso haja alguém na primeira, esse jogador vai para a segunda. Isso se chama “walk”.
Um “Strike outs”:
O batedor também é eliminado quando: um dos defensores pega a bola batida antes que ela caia no chão e quando um defensor toca o atacante com a bola antes que ele alcance uma base.
Uma defesa:
De forma geral as regras são essas!
Quem assistiu aos vídeos viu que não é tão fácil assim, mas você pode tentar jogar, ou mesmo assistir aos jogos da maior Liga de beisebol do mundo, “Major League Baseball”. Liga que entre junho e setembro pode receber um brasileiro, Paulo Orlando, que deverá jogar no time do Kansas city Royals. Você pode torcer por esse (apesar de ser um time fraco) ou outros, como o meu, Texas Rangers. E então, qual vai ser?
Espero que apesar do texto longo eu tenha deixando poucas dúvidas sobre este esporte. Qualquer pergunta é só escrever através dos comentários do Blog. Responderei com muito prazer.
Créditos:
www.jewsinbaseball.blogspot.com acesso em 09.abr.2011.
www.ngbbpc.wordpress.com acesso em 09.abr.2011.
www.krqe.com acesso em 09.abr.2011.
Comentários
Beisebol é muito legal.
Luan