Pular para o conteúdo principal

AMÉRICA LATINA - CLIPAGEM

Prof. José Carlos


Uma clipagem constitui tarefa de selecionar artigos em jornais, revistas, sites e outros meios de comunicação, na tentativa de reunir o maior número de recortes sobre assuntos de interesse, num determinado período. Neste trimestre, em função das discussões em torno da América Latina, os estudantes, reunidos em grupos, deverão cobrir a imprensa, nos meses de junho a agosto, em busca de temas veiculados pela mídia envolvendo este espaço geopolítico. Apresentaremos aqui apenas as sínteses das reportagens encontradas.

GRUPO I [1]

Na semana do dia oito ao dia quatorze do mês de junho de 2009, procuramos artigos sobre a América Latina. Organizamos os materiais encontrados em revistas e jornais e argumentamos sobre eles. Coletamos nove reportagens ao total.

No dia dez de junho (quarta-feira) no jornal Folha de São Paulo, saiu uma reportagem falando que devido a uma lei editada pelo governo do Peru que autoriza empresas petrolíferas, garimpeiros e madeireiras a explorar a Amazônia peruana, está ocorrendo a fuga de alguns grupos indígenas em direção a Amazônia brasileira. Além disse existe também a presença de narcotraficantes nas áreas indígenas. A situação destes índios piora, pois suas terras demarcadas são invadidas porque o governo peruano não fiscaliza.

Neste mesmo dia no jornal Folha de São Paulo, destacamos uma reportagem que fala que alguns militares bolivianos passaram para o Paraguai ilegalmente. No Folha de São Paulo deste dia, há uma reportagem sobre Francisco Narváez ex-presidente da Argentina, que foi acusado de comprar drogas de um mexicano preso por tráfico de efedrina. Ainda neste jornal folha de São Paulo, uma reportagem falando que o Paraguai se especializou em brilhar no primeiro turno dos classificatórios sul-americanos. No jornal Brasil de Fato do dia 4 ao dia 10 de junho, uma reportagem falava sobre o tratado de Itaipu. Presidente Lula foi ao Paraguai para discutir a questão da hidroelétrica de Itaipu, com o presidente Fernando Hugo. No dia doze de junho no jornal folha de São Paulo, uma reportagem com o título de “Zero Coca” falava que o governo da Venezuela proibiu a distribuição de Coca-Cola zero, dizendo que haveria componentes prejudiciais à saúde.

Neste mesmo jornal no dia doze de junho, uma reportagem trata sobre as declarações que o presidente boliviano Evo Morales fez em favor dos indígenas peruanos. Os governantes não gostaram de tais declarações, pois acham que os índios irão se revoltar ainda mais. As relações entre os dois países já não andava bem, devido a acontecimentos passados e este episódio agravou mais a relação. Uma reportagem neste mesmo jornal falava que houve uma falha no avião que o time Argentino usaria depois do jogo contra o Equador. E por último, uma reportagem com o título “Vizinhança” falando da caixa seguros, que irá se expandir no MERCOSUL.


[1] Catherine, Clara, Anabela, Maria Júlia.

Comentários