Pular para o conteúdo principal

Não gosta de beisebol? Tente dar uma chance entendo as regras deste esporte de pura tática.

Por Igor de A. Régis.


Fiquei pensando como seria meu primeiro texto, e resolvi fazer um que tivesse haver com minha vida. Veio-me a cabeça falar de um esporte que sou fanático, mas que as pessoas pouco conhecem: Beisebol. Muitas vezes eu fico conversando com meus amigos e toco no seguinte assunto:

- Você gosta de beisebol?
- Não!
- Por quê?
- Sei lá, não entendo nada desse esporte.

Meu objetivo, então, é fazer com que essas, e outras pessoas o entendam.
A imagem abaixo ajudará na explicação. Nela temos o nome e a distribuição dos jogadores.


Para começar: as posições. Há nove jogadores rebatendo (incluindo o arremessador) e esses mesmos trabalham na defesa. Obviamente entra um de cada vez na hora de rebater e pra defender ficam três nos cantos do campo (“jardineiros”), três ocupando as 1ª, 2ª e 3ª, um entre a 2ª e a 3ª (interbases), e um vai ficar atrás da última base para receber a bola do arremessador (receptor). A ordem pra ver quem começa e quem termina a rotação de rebatedores é estabelecida pelo técnico.

A partida é disputada em nove entradas (ou innings em inglês) que tem um turno de ataque e defesa. Os visitantes começam rebatendo e quando três atacantes são eliminados (que eu explicarei o como no parágrafo seguinte) acontece o rodízio. Depois que os visitantes eliminam os atacantes do time da casa a entrada acaba.

Na hora de rebater o rebatedor tem de correr para a última base (que se localiza na área que o receptor fica), caso não consiga (que acontece na maioria das vezes) ele fica parado na que estiver alcançado e um novo batedor entra em campo. Quando este “novo” rebatedor entrar o antigo vai tentar roubar outras bases após e se acontecer a rebatida, mas ele ainda corre o risco de ser queimado.

“Como acontece a eliminação?” Quando o corredor não chega à base que está tentando alcançar antes do defensor tocar nela com a bola na mão. Atenção: a bola tem de estar na mão do defensor quando ele tocar na base, se ele quiser fazer a queimada!

Acompanhe no vídeo abaixo uma “Queimada dupla”:
  

Pontuam-se neste jogo quando um dos rebatedores alcança a última base, que é a mesma que ele fica na hora de rebater. Outro modo é se o rebatedor rebater a bola para fora do campo. Dessa forma, ele e os outros jogadores que estiverem em base anotam corridas. Isso é um “home run”.

Acompanhe um “Home run”:


Um rebatedor pode ser eliminado em duas situações: 1) sendo queimado e; 2) quando o arremessador lança três bolas na “zona de Strike” sem que o rebatedor as rebata. “O que é a zona de Strike?” É o espaço entre o joelho e as axilas do homem que vai receber a bola (catcher) numa largura de 48,18 centímetros. Quatro bolas fora da zona ou uma bola que atinge o rebatedor (acredite é mais comum do que parece) colocam o rebatedor na primeira base e caso haja alguém na primeira, esse jogador vai para a segunda. Isso se chama “walk”.

Um “Strike outs”:


O batedor também é eliminado quando: um dos defensores pega a bola batida antes que ela caia no chão e quando um defensor toca o atacante com a bola antes que ele alcance uma base.

Uma defesa:


 De forma geral as regras são essas!

Quem assistiu aos vídeos viu que não é tão fácil assim, mas você pode tentar jogar, ou mesmo assistir aos jogos da maior Liga de beisebol do mundo, “Major League Baseball”. Liga que entre junho e setembro pode receber um brasileiro, Paulo Orlando, que deverá jogar no time do Kansas city Royals. Você pode torcer por esse (apesar de ser um time fraco) ou outros, como o meu, Texas Rangers. E então, qual vai ser?

Espero que apesar do texto longo eu tenha deixando poucas dúvidas sobre este esporte. Qualquer pergunta é só escrever através dos comentários do Blog. Responderei com muito prazer.

Créditos:
www.jewsinbaseball.blogspot.com acesso em 09.abr.2011.
www.ngbbpc.wordpress.com acesso em 09.abr.2011.
www.krqe.com acesso em 09.abr.2011.

Comentários

Luan Alves Da Silva disse…
Eu adoro beisebol. Tem muitas pessoas que acham beisebol chato, sem nunca ver beisebol. Eu também achava isso, mas comecei a ver e adorei.
Beisebol é muito legal.

Luan