Pular para o conteúdo principal

Como a cultura europeia influencia o resto do mundo

 Por Flora,

A Europa é com certeza um dos “maiores” continentes, não em tamanho mas em reconhecimento, como por exemplo o reconhecimento cultural e político dele. E por conta disso a cultura desse lugar acaba influenciando diversas regiões, principalmente as colonizadas pela mesma.
De fato a cultura européia teve um impacto significativo no resto do mundo, principalmente devido à sua longa história, extenso colonialismo, nos séculos XV e XVI foram o período auge do mesmo. Também tem um avanço tecnológico bom. Alguns exemplos disso são o idioma, arte e literatura onde vemos nomes como William Shakespeare e Pablo Picasso. Os ícones culturais europeus tiveram um impacto indelével na expressão artística global.

Também não podemos esquecer da culinária europeia como queijos, carnes, defumados e suínos.
Tudo isso foi “reaproveitado” por outros países que tiveram uma forte influência da colonização europeia. Aqui no Brasil por exemplo, temos o idioma, algumas tradições, o natal é uma delas, alguns estilos artísticos como o renascimento que foi um movimento cultural, econômico e político, surgido na Itália no século XIV. O maneirismo que foi um estilo e movimento artístico na busca da retomada de algumas expressões da cultura medieval. O barroquismo é um estilo artístico que foi muito adotado pelas igrejas da época, aquelas pinturas nos tetos são do estilo barroco. E o neoclassicismo, um movimento cultural que retoma os padrões estéticos do Classicismo, constituição artística que vigorou durante o período do Renascimento

A influência da cultura europeia pode ser vista em vários aspectos da vida moderna e continua a moldar o mundo de várias maneiras. Mas sabemos que no geral, a cultura europeia teve um impacto significativo no resto do mundo em muitas áreas diferentes, incluindo língua, arte, música, filosofia, ciência, religião e política.

A Europa de fato tem uma grande influência no resto do mundo, mas não podemos deixar de destacar que cada país tem sua própria cultura, e não podemos dizer que nenhum país está culturalmente acima do outro. Por isso é importante procurarmos sobre a história e os impactos culturais do país em que vivemos antes de por outro em algum posto de melhor ou pior.

Obrigada por ler :)


Créditos das imagens:

Comentários

Diogo TX-9C disse…
Olá Flora, achei o tema do seu Blog muito interessante, e você escolheu um tema que tem relação com as aulas que estamos tendo.

Pelo o que eu pude observar você consegui explicar bem sobre os feitos do "Continente" Europeu, achei interessante que você citou no seu texto nomes como "William Shakespeare" e "Pablo Picasso", e realmente eles foram muito importantes na história artística da Europa.

Foi bom que você compartilhou sobre a cultura e a culinária, porém acho que você poderia ter citado alguns pratos típicos da Europa, como por exemplo, "Strudel" um prato alemão, uma torta recheada com pequenos pedaços de maçãs, passas, canela, migalhas de pão e açúcar polvilhado por cima. Na questão cultural achei muito legal você falar sobre o barroco, eu não sabia que existia esse tipo de pintura e que foi adotada principalmente pelas igrejas, andei pesquisando sobre e vi que o barroco não é apenas as pinturas, e sim literatura, música, arquitetura e pintura.

Eu concordo com sua afirmação que você fala que a Europa teve um impacto grande no resto do mundo, muito países e continentes foram colonizados como a África que foi colonizada principalmente pela Alemanha, França, Bélgica e Portugal. América que foi colonizado por Portugal, Espanha, Inglaterra, França e Holanda. Muitas das colonizações feitas trouxeram prejuízos aos continentes, por auta extração de minérios, madeiras, temperos entre outros. Hoje em dia não é mais possível reverter o passado. Mas a colonização não foi tão ruim assim, trouxe culturas como o natal que você citou no seu texto, Natal e umas das datas mais importantes pois reúne toda a família e é a simbolização do nascimento de Cristo.

De fato nenhum continente, país e mais rico que o outro em questão cultural culinária entre outros, todos os países e continentes são próprios ou seja, cada um tem seus feriados, festas, comemorações, comidas entre outros.

Eu achei seu texto muito bom, mas acho que na questão da escrita em alguns pontos tive alguma dificuldade de entender, então tive que reler para entender, tirando isso seu texto ficou muito produtivo e contém muitos pontos de informações relevantes.

Bom eu acho que é isso, obg por ter feito um texto interessante<3.

Diogo TX 9C 21/05/2023