Pular para o conteúdo principal

O racismo no futebol europeu

 

Por Vitor,

Olá, queridos leitores!

Levei muito tempo pensando sobre qual tema eu iria escolher para escrever aqui, porém creio que a pauta do racismo no futebol europeu seja uma um tema importantíssimo e que devemos debater e combater (não apenas no futebol).

Recentemente, o atleta do Real Madrid e da Seleção Brasileira, Vinícius Paixão de Oliveira Júnior, mais conhecido como Vinícius Júnior ou Vini Malvadeza, tem sido um dos principais alvos dos ataques racistas no futebol europeu. Um exemplo disso é o dado que informa que SETE denúncias de insultos racistas proferidos ao jogador brasileiro foram registradas só nesta temporada.
“Os racistas seguem indo aos estádios e assistindo ao maior clube do mundo de perto e a @LaLiga segue sem fazer nada...Seguirei de cabeça erguida e comemorando as minhas vitórias e do Madrid. No final a culpa é MINHA.” Disse Vinicius em suas redes sociais após sofrer racismo da torcida do Real Valladolid.

Apesar das campanhas contra o racismo, promovidas pela União das Federações Europeias de Futebol (UEFA ) e pelas principais ligas de futebol da Europa, os casos de racismo parecem só aumentar, o que faz especialistas criticarem a postura das federações em relação aos casos e exigirem punições contra torcedores ou até mesmo jogadores que praticassem atos racistas.

Em 2020, durante uma partida da UEFA Champions League, entre PSG x Istanbul, ambas as equipes deixaram o gramado ainda no primeiro tempo, após o 4° arbitro da partida ser acusado de racismo.

O romeno Sebastien Coltescu foi acusado de ser racista contra um membro da comissão técnica do time Istanbul.

Neymar e Mbappe, principais líderes do elenco do PSG disseram ao juiz que não jogariam se o 4° arbitro continuasse em campo, e após cerca de 15 minutos de indefinição, os atletas dos dois times saíram de campo.
Após isso, a partida foi remarcada e disputada no dia seguinte, com uma equipe de arbitragem completamente diferente.

Na ocasião, ambas as equipes se ajoelharam e com os punhos cerrados levantaram o braço, o ato é um símbolo antirracista.
Devemos continuar combatendo e debatendo o racismo no esporte, que infelizmente ainda é algo presente na Europa e no mundo geral!
Depois de ler meu texto, qual sua opinião sobre o tema? O que deveria mudar?
Críticas construtivas sobre meu texto são bem-vindas!
Obrigado por ler :)

Referências

Créditos das imagens: 

Comentários

Enrico 7A disse…
Esse tópico é uma coisa que a UEFA e a FIFA deviam rever. As ligas onde mais acontece o racismo são a Laliga, a liga Nos (Liga Portugal Bwin) e a Champions League. Sempre falam de Vinicius Jr quando tocam nesse assunto, mas muitos jogadores sofrem/sofreram com esse tipo de ataque, como o Romarinho (jogador do Flamengo), Hulk (jogador do Atlético Mineiro), Taison (jogador do PAOK), Neymar Jr (jogador do PSG). Citei apenas brasileiros mas tem muito mais jogadores que sofrem com o racismo no esporte e no mundo.

Enrico 7A
Arthur Marcelino 9c disse…
Olá, Vitor, gostei bastante do seu texto. Nele você aborda um assunto muito importante não só pro esporte, mas sim pra todos os lugares que isso acontece.
Achei muito bom os exemplos que você deu, mas também acho que você poderia dar mais sua opinião sobre o porque desses acontecimentos, e o que você acha deles.
Acho que você citou um ótimo exemplo de jogador que passa por isso infelizmente, mas também podemos ver outros jogadores que sofrem/sofreram por coisas assim, como: Lukaku, Daniel Alves e até o nosso falecido Pelé teve que enfrentar diversos ataques.
Parabéns pelo seu texto!
Henrique Costa 9c disse…
Olá Vitor, achei muito interessante e legal você relatar um assunto muito importante como racismo no futebol Europeu, onde se ocorrem muitos atos deste tipo.
Acho que faltaram algumas coisas a mais no seu texto. Sua opinião sobre os acontecimentos me deixariam mais interessado, pois ouvir o que alguém acha sobre o assunto nos ajuda a entender diversos lados sobre o tema (ainda mais de alguém que não vê isso presencialmente).
Também acho que você deveria apontar como ocorre o racismo/preconceito aos jogadores, um jeito interessante de relatar isso seria como se iniciou esse ato horroroso, falando que iniciou-se por conta da história do futebol ser de origem europeia e seus praticantes, e relatando seus grandes preconceitos. Com base nisso você poderia falar melhor alguns detalhes de sua pesquisa.

Parabéns pelo seu texto!!
Oi meu nome e Vitor e gostei do assunto, achei ele convidativo. Mas acho que tem um caso que poderia ser complementado no assunto, que ocorreu no ano de 2021 na copa da Alemanha, entre o jogador Bellingham. Sofreu racismo com cantigas racistas e o autor das cantigas levou uma multa de 50 mil euros(basicamente 236mil reais na época), e junto disso sofreu muitas ofensas pela internet.
Parabéns pelo texto completo e muito bem escrito, boa noite. :D
Gabriel disse…
Gabriel Peres 9°B

Ola vitor, achei o seu texto muito bom, mas acho que você poderia ter dado a sua opinião sobre o assunto, achei bem bom der dado dois exemplos que aconteceram, na minha opinião foi uma pesquisa muito bem feita, apenas acho que poderia ter dado a sua opinião sobre o tema, acho que como foi apenas uma pesquisa poderia ser meio chato para o leitor, muito bom texto, parabens.
joao disse…
joao antonio 8a

disse...

queria dizer que acontece muitas vezes em varios esportes.
e ja aconteceu muitas vezes na laliga libertadores copa do brasil ucl e varias outras ligas. e com uns jogadores brasileros exemplos Romarinho (jogador do Flamengo), Hulk (jogador do Atlético Mineiro), Taison (jogador do PAOK), Neymar Jr (jogador do PSG) e etc
e a ultima coisa que deveriam fazer e como ja fizeram prender os torcedores que fazem racismo
com os jogadores
Kauã F. Garcia disse…
Kauã Farrapo Garcia

bom achei que o assunto abordado é de grande importância,pois as pessoas devem mesmo entender oque acontece para tomar consentimento.
Achei muito bom a pauta do blog,porém acho que poderia melhor a formalidade nas falas e pontuação por entanto eu avaliaria o blog com nota 9,0