Pular para o conteúdo principal

As Lavadeiras de Portugal

Por Beatriz e Maria Luiza,

Escolhemos esse tema pois eu, Maria Luiza, já tive a oportunidade de conhecer essa cultura. Trouxe minha experiência para minha colega Beatriz e achamos interessante compartilhar com os leitores esta outra realidade. Ainda, acrescentamos que a colonização de Florianópolis é açoriana, achamos importante contar uma das histórias de Portugal.

Os tanques, “para lavar roupa”, já existem na cidade de Porto, cidade portuguesa, no continente Europeu, desde o século XX. Muitos foram destruídos por vandalismo ou pelo governo ao longo dos anos. Mas, alguns permanecem e vamos contar as histórias deles e a das mulheres que ainda usam os tanques.

O tanque da Afurada é um dos mais famosos que permanece até hoje. Em muitos bairros de Porto, mulheres nativas até então continuam essa tradição que começou nas margens do Rio Douro. Elas vinham de suas casas carregando um cesto repleto de roupas sobre a cabeça. Lavavam seus cestos de roupa no Rio Douro e para isso usavam barrela, um vegetal, coado e transformado em sabão.
Em 1949 a notícia começou a se espalhar, as mulheres se reuniam e vinham, de cidades vizinhas para lavar suas roupas. As mulheres estendiam suas roupas em arames ou em cordas nas margens do rio Douro aonde pegava mais sol, os varais eram compartilhados. Depois de um curto período de tempo foram criados os tanques. Então as mulheres não precisavam se deslocar de uma cidade para a outra, para lavar suas roupas, pois em quase todas as cidades havia algum tanque.

Na atualidade ainda existem tanques, que são poucos usados pois, somente mulheres de terceira idade gostam de usar, lavando suas roupas da antiga forma. Também na atualidade turistas que visitam Portugal vão até esses tanques para saber mais da cultura local.
Foto autoral
Em Portugal existem outras expressões culturais, mas resolvemos citar a que mais nos interessou e temos mais conhecimento. A cidade que moramos foi colonizada por açorianos. Vocês leitores e leitoras já ouviram falar sobre as lavadeiras? E a barrela ?

https://asenhoradomonte.com/2016/11/23/mosteiro-de-santo-agostinho-da-serra-do-pilar/margens-do-rio-douro/

Créditos das imagens:

Comentários

Gabrielly - 8°ano A disse…
Olá, me chamo gabrielly!

Adorei o texto de vocês Maria Luiza e Beatriz! Achei bem interessante o tema escolhido, o texto está bem estruturado e com bastante imagens, o que deixa o leitor mais interessado. Já tinha ouvido falar dos tanques mais nunca cheguei a pesquisar sobre eles! No meu ponto de vista está tudo ótimo e não mudaria nada, em relação ao texto!
Amanda disse…
Olá, Beatriz e Maria Luiza me chamo Amanda. Gostei muito do post de vocês ,me fez lembrar da minha vó ,pois ela lava roupa no Tanque . Sim, eu já ouvi falar em lavadeiras e barrela , achei interessante pois trás um pouco de cultura o texto está bem estruturado, com imagens e explicações, a escrita está maravilhosa, isso me interessou bastante pelo simples fato de trazer um pouco sobre os nossos antepassado e tradições , cultura, que pertenceu aos nossos familiares e existe até hoje ,e é comum até nos dias atuais . Para contribuir com o post de vocês pesquisei um artigo denominado “Lavadeiras no processo de modernização de Florianópolis” , de Raísa Adrianne Gomes, que pode ser acessado pelo link file:///C:/Users/Usuario/Downloads/2406-Texto%20do%20artigo-11262-1-10-20190129.pdf. Tchau
Brenda 8A disse…
Amei o texto de vocês duas!! O tema do assunto foi muito diferente de outro, me interessei bastante em ler ele. Ad imagens me chamaram a atenção, elas foram bem escolhidas, assim como o assunto também. Eu já tinha ouvido sobre as lavadeiras de Portugal, mas nunca pensei como podiam ser, ou nunca parei para pesquisar e ver como elas eram. O texto está muito bom, não mudaria nada, pois assim já está muitíssimo interessante!!

De: Brenda B. Cadona 8°A
Leticia Gomes 9°C disse…
Olá Beatriz e Maria Luiza. sinceramente nunca tinha ouvido falar sobre isso... mas adorei o assunto abordado por vocês, e o uso das imagens no texto foi uma ótima escolha, eu consegui ter uma noção do que se trata e acredito que não tenha sido somente eu. É bem legal a forma como eles tentam preservar esses locais como uma forma histórica e cultural... mas enfim eu gostaria de parabenizar vocês! O texto me parece estar bem completo e adimito que já me "ganhou" com as imagens. Obrigada.
Por: Leticia Gomes 9° ano
Laura Nobrega - 8°A disse…
Olá Maria Luiza e Beatriz, Adorei o post
de vocês!! Achei muito interessante essa
cultura de Portugal que vocês trouxeram.
Não sabia que existia isso e de fato é bem
curioso por ser algo diferente da nossa
cultura. Eu até fiquei imaginando a demora
para as mulheres ter que levar aquele
cesto enorme de roupas para lavar. E
também fiquei curiosa pra saber como
funciona isso! Parabéns pelo post de
vocês, ficou incrível e muito curioso!