Pular para o conteúdo principal

Como é a participação das mulheres na União Europeia

Por Mariana,

Olá caros leitores foi uma decisão um pouco complicada sobre qual assunto escolher para escrever este post principalmente porque não conheço muito e nem mesmo converso sobre a Europa com meus pais ou amigos. Falei com a minha mãe e ela me deu essa ideia e também conversei com o professor sobre qual assunto e no fim decidi falar sobre como as mulheres que participam da União Europeia são tratadas.

As mulheres na União Europeia (UE) tem uma boa participação em trabalhos, um salário bom e também se sentem mais seguras em relação a violência contra mulheres porque não acontece tanto. No ano de 2022 fizeram uma cota para que ao menos 40% das mulheres ocupem cargos executivos empresas de capital aberto.

Na Europa as mulheres e homens têm o mesmo tipo de trabalho, mas as mulheres não têm o mesmo acesso e muito menos ganham o mesmo que os homens mas, em comparação a outros lugares, elas são bem participativas, já que o gênero não impede nenhum tipo de trabalho para nenhum deles. No tratado de Roma, no ano de 1957, já estava escrito que o salário deveria ser igual independente do gênero.
Ainda assim, o machismo e a falta de maior participação das mulheres na União Europeia acontece, mas não com muita frequência, já que agora muitos cargos de trabalhos na UE são ocupados por mulheres.

A UE mostra muito interesse e respeito para ter mais mulheres trabalhadoras em cargos como ministra, presidente, etc. Christine Lagarde, por exemplo, ocupa a presidência do banco central desde novembro de 2019.

Quando fiz minha pesquisa sobre “As mulheres na União Europeia” fiquei um tanto feliz e até mesmo interessada pelo assunto. Imaginei que tivessem muitas pessoas machistas, ainda mais pela UE ser algo bem importante no continente europeu e ser relacionada a política e diplomacia. Percebi que existem muitas regras sobre justiça, direitos humanos e igualdade onde é falado que independente de sua cor, raça, gênero, genética…e opiniões políticas, devem ser respeitadas.
Referências:

Créditos das imagens:


Comentários

Samuel C. M. disse…
Oi Mariana,
Gostei do texto porque você foi muito objetiva, falou o porque escolheu o tema e explicou muito bem sobre o tema. O texto parece original, sem muita cópia. Falou sobre um tema que surgiu, e tem a ver com o principal. Não tenho criticas, bom texto.
Ulissys disse…
Oi Mari!!!
Gostei muito do seu trabalho, tanto da pesquisa quanto da construção de texto e da organização de informações.
Ao meu ver algo que você poderia acrescentar para seu texto ficar melhor ainda seria uma distribuição melhor de vírgula, mas tirando isso seu trabalho ficou muito bom. :)

Ulissys.
Ricardo disse…
Olá Mariana
Gostei do tema abordado e do seu texto por você ter conseguido ser objetiva e sem enrolação mas mesmo assim trazendo bastante informações importantes, conseguiu equilibrar seu texto entre ser formal mas sem palavras difíceis de se compreender, houve alguns erros de virgula e digitação mas nada muito grave apenas erros que todos cometemos.