Por João Marcos e Mateus Silva,
Salve, hoje viemos escrever um pouco sobre a reciclagem e os benefícios que ela traz para o nosso mundo. Escolhemos esse tema, pelo fato de nos últimos anos ele ter sido um assunto que ganhou muita importância para a sobrevivência do mundo. Mas o que é isso?
A palavra "reciclagem" é de origem inglesa (“re” significa repetir e "cycle" corresponde à ciclo) (EDUCAMAISBRASIL, 2019), um processo de reaproveitamento de materiais descartados, para que sejam transformados em novos objetos e reutilizados. Essa atividade gera mais empregos, diminui a quantidade de lixo (não reciclável) produzido, evita a poluição reduzindo as emissões de gases de efeito estufa que provocam a mudança climática global e mantêm o meio ambiente sustentável para as gerações futuras.
Existem diversas maneiras de reciclarmos materiais descartados, mas a base para isso são as lixeiras de coleta seletiva que servem para agilizar o processo de separar adequadamente o lixo reciclável, para depois ser coletado e corretamente destinado.
Contentores de lixo. Fonte: https://biocomp.com.br/coleta-seletiva/ |
Segundo o portal de notícias InvestNews, “anualmente, são produzidos cerca de 2 bilhões de toneladas de lixo em todo o planeta”, sendo que metade do lixo gerado é proveniente dos 30 países mais desenvolvidos. O Banco Mundial e a ONU declararam que se continuarmos nesse ritmo, na metade desse século teremos 9 bilhões de habitantes e 4 bilhões de toneladas de lixo urbano por ano.
O lixo descartado inadequadamente que mais nos assombra é o plástico, tendo um estudo divulgado pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) “apontando que apenas 9% dos 353 milhões de toneladas de resíduos plásticos do mundo foram reciclados em 2019”. Tendo 22% desses resíduos plásticos em aterros ilegais, queimados ou abandonados no meio da natureza, segundo o site Reciclasampa.
É assustador pensar nisso, pois vemos que esse é um problema que poderia ser facilmente resolvido se seguíssemos a ideia da reciclagem, mas devido a grandes empresas que produzem toneladas e toneladas de produtos com plástico e a grande procura e consumo dos seres humanos por esses itens, achamos impossível esse problema ser resolvido se continuarmos com os mesmos hábitos.
Para nós esse problema só vai ter solução quando o ser humano for educado, desde cedo, a destinar corretamente o seu lixo e ser menos consumista. Isso pode ser mostrado por meio de projetos escolares que evidenciem os problemas que a falta de gestão do lixo causa para o meio ambiente e a vida humana. Com atividades práticas e teóricas que nos conscientizem sobre esse assunto. Claro, isso é um processo lento, pois é difícil mudar hábitos de um dia para o outro, por esse motivo achamos que a melhor forma é introduzir esse método nas escolas com as crianças, devido a muitos hábitos aprendidos nessa idade serem levados para a vida toda.
E você destina corretamente o seu lixo? Costuma ter hábitos consumistas? Comprando mais do que deveria ou compulsivamente? Utiliza corretamente os contentores de lixos? Tente fazer essas perguntas para si mesmo e veja seus hábitos são corretos, se não forem, repense sobre eles. Sempre temos tempo para mudar, basta querer.
Referências:
https://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/bitstream/doc/15517/1/2004PL-37-Pessoa-oque-7608.pdf
Crédito da imagem:
Comentários
declínio que a sociedade vai ter se não cuidar disso.
Eu também tenho algo a adicionar sobre que a quantidade minúscula de plástico reciclado no brasil que é de 23,1% dos resíduos plásticos pós-consumo foram reciclados em 2020 no Brasil
https://www.abre.org.br/sustentabilidade/231-dos-residuos-plasticos-pos-consumo-foram-reciclados-em-2020-no-brasil/
Victor Hugo Cunha Cavalcante 9C
Lendo os comentarios me lenbrei
Do catador de latinhasda
Minha rua gostaria que vocês complementassem falando sobre os catadores
Por. Davi da Silva Vogel
O texto de vocês dois ficou interessante e informativo, o assunto da reciclagem é muito importante.
Eu concordo com vocês que devemos reciclar o lixo e acho muito triste que com tantos avanços tecnológicos hoje em dia o humano não saiba reciclar o seu próprio lixo, além de ser tão egoísta com a reciclagem e só querer o que lhe trará dinheiro e não pensar no futuro das próximas gerações.
Vocês sabiam que saiu uma pesquisa publicada pela Environment International, que analisou amostras de sangue de 22 adultos saudáveis e encontrou partículas de plásticos na corrente sanguínea de 17 dessas pessoas.
site:https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0160412022001258
Nome: Lara Alves da Silva. 9°B.
amei o texto de vocês
Nome: Anderson de oliveira 9B