Por Rafaela Mafra,
A economia global é composta de fluxos econômicos que se espalham pelo o mundo inteiro por causa do processo de globalização do capitalismo. No século XX, principalmente depois da Guerra Fria, o capitalismo se tornou dominante no mundo todo.
Globalização econômica
A globalização econômica é estruturada por meio de fluxos (caminhões, aviões, trens) e fixos (estabelecimentos, bancos), por isso existem diferentes pontos por onde circulam mercadorias, capitais, investimentos e empregos.
Expansão da economia global
A gente consegue perceber a expansão da economia global quando vemos os aumentos dos números de importações e exportações realizadas no mundo todo.
“Em 1950, o número de importações era de 64 bilhões de dólares; em 1980, esse valor saltou para mais de 2,5 trilhões; em 2010, esse número já havia alcançado a marca de 15,3 trilhões de dólares, segundo dados da Organização Mundial do Comércio (OMC)”, Rodolfo F. Alves Pena.
A economia global tem sido um assunto da agenda política global, que nos últimos anos tem gerado uma certa instabilidade nos mercados financeiros. Dentro desse conceito temos uma representação dos Estados Unidos, que é conhecido pelo seu poder econômico. Recentemente, os Estados Unidos assumem como a locomotiva do mundo, embora o seu poder venha diminuindo ao longo dos anos.
A economia europeia vem se recuperando devido a crise econômica internacional, que afetou os bancos nacionais e grupos econômicos. As maiores economias como a Alemanha, França, Itália etc., têm crescido nestes últimos anos. Dentro do conceito de economia mundial a China tem apresentado dinamismo crescente.
Economia e pandemia?
A pandemia prejudicou a economia global já que o mundo praticamente parou e tivemos aumento do desemprego. A taxa de desemprego aumentou entre 2020 a 2021, a taxas foram de 6,2% entre o quarto trimestre de 2020 e o de 2021, passando de 29% para 22,8%.
Referências:
Créditos da imagens:
Comentários