Pular para o conteúdo principal

O que é o MTST?!

Por Bruna,

E aí pessoas! O assunto no qual eu decidi escrever é sobre um movimento social que não é muito falado, é o MTST. Aí vocês me perguntam, o que é MTST? Então, MTST é o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto, eu escolhi esse tema como eu já disse porque não é um assunto que ouvimos falar todos os dias, e eu queria mostrar para vocês o quão importante é se aprofundar por assuntos desconhecidos.

Bom, vamos começar falando que esse movimento foi fundado, no Brasil, em 1997, ele surgiu por conta das dificuldades de moradia adequadas nos centros urbanos.

O movimento dos trabalhadores sem teto é composto por em trabalhadores urbanos que são encontrados nas situações acima citadas, sem condições de terem uma moradia, e é por isso que eles lutam pelo direito de terem uma.

Eles se encontram em situações em que não tem o que comer, vestir, e em alguns casos até com doenças por viverem em situações tão precárias como essas. Muitos apenas com o trabalho em mãos não têm força para prosseguir e entregar o que lhe foi proposto, e assim acabam perdendo o que lhes restam.

A porcentagem de gente no mundo que está passando por esses acontecimentos são mais de 1 bilhão de pessoas sem moradias  adequadas (ONU), e essas necessidades resultam em uma vida de dependência da ajuda de outras pessoas.
O dia 4 de outubro, desde 1986, foi declarado pela ONU o dia mundial dos sem-teto.

Eles apenas estão lutando pelo direito do povo, e estão mostrando seu lado persistente, eles querem ser notados. Mesmo com todos os movimentos eles ainda estão escondidos no meio dos outros movimentos, a sociedade não os coloca como prioridade. Eu entendo, temos problemas maiores, mas nem uma dificuldade deve ser esquecida. Eles aos poucos estão crescendo, mostrando todos os seus lados e fazendo ações inesperadas para serem notados, qualquer grito no escuro está fazendo diferença nesse momento, atenção é o que eles querem e não vão desistir disso.



Referências : 
https://www.politize.com.br/mtst-conheca-o-movimento-dos-trabalhadores-sem-teto/#:~:text=O%20Movimento%20dos%20Trabalhadores%20Sem%20Teto%20foi%20fundado%20em%201997,sobre%20isso%20neste%20post!).
https://escolakids.uol.com.br/geografia/problema-da-falta-de-moradia.htm#:~:text=Segundo%20estimativas%20recentemente%20realizadas%20pela,de%20renda%20existentes%20nas%20sociedades

Créditos das imagens:
https://imagens.usp.br/editorias/pessoas-categorias/mtst-em-santo-andre/attachment/01042012semterras012/
https://cdn.abcdoabc.com.br/acampamento-mtst-sbc_09049e85.jpg
https://www.flickr.com/photos/midianinja/9043985232
https://mtst.org/mtst/2017-ano-de-muitas-lutas-e-conquistas-para-o-mtst/
https://www.politize.com.br/mtst-conheca-o-movimento-dos-trabalhadores-sem-teto/
https://spbancarios.com.br/11/2017/marcha-do-mtst-garante-processo-de-negociacao-com-governo-estadual


Comentários

Unknown disse…
eu achei bem legal da parte da Bruna ter trazido esse movimento sem muita mídia mas bem importante por ser uma necessidade que muitos precisam. Através dessas pessoas que reconhecem e mostram pra outras pessoas esse movimento eu acredito que em breve darão mais importancia a esse movimento tão importante. eu achei que o trabalho dela ficou muito bom por ela ter soube explicar muito bem com suas próprias palavras. ficou bem bacana.
Anônimo disse…
Oi Bruna, achei interessante o assunto que você abordou! Não ouvimos falar muito disso né? Eu pesquiso e me interesso por movimentos sociais mas eu vejo que muitas vezes que alguns movimentos são apagados e dados como "não tão importantes", o que não é verdade, não podemos classificar coisas como essas assim, afinal de contas uma pessoa que não tem mais a sua terra por qualquer que sejam os motivos, devem ser ouvidas e atendidas... Que bom que você trouxe o assunto e informações sobre isso de qualquer forma! Seu texto ficou bom e bem explicativo.

Rafaella Milan Balster - 9anoC
Anônimo disse…
Oi Bruna, adorei seu trabalho, por que não tinha a mínima ideia sobre oque de tratava MTST e achei muito interessante como tu trouxe um texto bem explicado, não tão grande. Achei muito legal esse movimento, pelo fato que as pessoas sem-teto tenham uma nova oportunidade de poder trabalhar. Parabéns, seu trabalho ficou muito bom


Anna Carolina Benites Pinheiro- 9C
Unknown disse…
Primeiro gostaria de te parabenizar pelo tema escolhido, e como você conseguiu dizer o que é o MTST com suas palavras em um texto curto e fácil de entender, gostei muito. Como você colocou no texto e um assunto que não é muito falado, mas só o fato de terem inúmeras pessoas lutando pelos seus direitos deveria ser mais reconhecida pelo povo, ninguém deveria passar por isso mas pelo menos eles tem novas oportunidades.

Yasmim pedrozo ulzäfär 9°C
Unknown disse…
Oii bruna, tudo bem? achei interessante o assunto que você escolheu, eu nunca tinha ouvido falar e não fazia a mínima ideia do que se tratava MTST, é muito triste saber que algumas pessoas passam por tanta dificuldade financeira e se encontram em situações em que não tem o que comer, vestir, e em alguns casos até com doenças por viverem em situações tão precárias como essas. Esse movimento é muito legal pois da oportunidade de trabalho para pessoas sem-teto. Seu trabalho ficou ótimo, bem explicado e bem elaborado, adorei que você escreveu o texto com as suas próprias palavras.

Victor Hugo Cunha Cavalcante - 9C
Anônimo disse…
Oi Bruna, gostei muito do seu texto. Achei bem legal você ter abordado o assunto sobre um movimento que não tem muita visibilidade, eu mesmo não sabia o que era o MTST. É realmente triste ver pessoas nessa situação de não ter o que comer ou onde viver, e fico feliz em saber que movimentos assim existem para ajudar essas pessoas.

Luciano Santana Da Silva Junior - 9C
Jamilly disse…
oii Bruna, então eu gostei bastante sobre o tema que você decidiu falar, é realmente esse é um tema que precisamos falar mais, tipo eu mesma não sabia muito sobre o assunto, fico realmente muito triste em saber que tem muitas pessoas que passam por isso.Eu adorei a parte que você explicou sobre eles correrem atrás do direito deles, eu acho que eles estão super certos em correr atrás daquilo que eles tem direito. Acho que realmente você conseguiu explicar muito bem oque é MTST, e eu adorei que realmente dá pra perceber que você realmente pesquisou, foi atrás e explicou tudo certinho. Parabéns!


Jamilly Nascimento da Silva- 9B
Unknown disse…
Em primeiro lugar, gostaria de parabenizá-lo pelo tema que escolheu e como conseguiu dizer com suas próprias palavras o que é MTST em um texto curto e compreensível.
Eu nunca ouvi falar e não sei o que é MTST, é uma pena saber que algumas pessoas passam por tantas dificuldades financeiras e se encontram em situações em que não têm nada para comer ou roupas ou qualquer coisa assim, mas são inúmeras pessoas lutando por seus direitos E o fato da luta merece mais reconhecimento das pessoas, ninguém deveria passar por isso, mas pelo menos elas têm novas oportunidades. Fico feliz em saber que existe um movimento assim.

Gustavo Filipi Facco 9ºB
Maria disse…
Oi Bruna! Gostei bastante do seu texto. Achei que você soube explicar muito bem o que é o MTST, porque eu não fazia ideia que extia esse movimento. Na lei do Brasi fala que todos tem que ter o direito de moradia,alimentação,saúde etc. Mais isso não é a realidade de todos e esse movimento é a prova disso.

Maria Luiza Bolgenhagen Souza 8C
beatriz sousa disse…
Oi Bruna! Achei muito interessante o tema que você falou, achei que você soube explicar muito bem oque é MTST, pois isso se trata de um assunto muito importante e que na maioria das vezes as pessoas não ligam muito, e eu acho isso errado pois todos deviam ter os mesmos direitos de uma moradia, uma alimentação, um trabalho e etc... E achei legal que no texto você citava sobre isso, eu não sabia que existia o MTST até eu ler este texto e achei um texto resumido e bem compreensível.

Beatriz Silva de Sousa 8C
Luma Alves da Silva disse…

Oi Bruna!

Eu achei o seu texto e seu tema muito interessante, como você fala em seu texto não ouvimos falar muito sobre ele.
Bom, você também fala em seu texto que em 4 de outubro de 1986 a ONU declarou o dia mundial do sem-teto e é ruim ver que apenas quase onze anos depois foi fundado em 1997 esse movimento MTST aqui no Brasil.
É bom ver que existe um movimento para ajudá-los a conquistarem seus direitos, mas é uma pena ver que ainda hoje em dia, eles continuam tendo que lutar pelos seus direitos de terem uma moradia.

Luma Alves da Silva 9°A