Pular para o conteúdo principal

A história das Olimpíadas

Por Dennan,

Bom, podemos começar falando sobre o que é as Olimpíadas. É um evento sobre várias modalidades que acontece de 4 em 4 anos, com participação, na última edição de 2020, de 203 países de 4 continentes (O POVO,2021). Curiosamente teve a primeira participação do Skate na história, mas isso a gente fala daqui a pouco. Os jogos olímpicos tiveram início oficialmente em abril de 1896 e o Comitê Olímpico Internacional (COI) é quem organiza tudo, eles pensaram em “criar” isso para poder propagar a paz e o respeito no mundo com os esportes, ainda mais quando criaram as paraolimpíadas.
Tudo começou no século VIII a.C na Grécia Antiga. No mesmo período teve algumas modalidades em que o critério era velocidade, resistência e força. Por exemplo corridas que precisavam correr com armaduras por uma longa reta; Luta com cavalos que o primeiro round seria com 2 cavalos, e o segundo round com 4 cavalos; E a última modalidade era o “atletismo” só que naquela época juntavam 5 esportes como salto, lançamento de disco,lançamento de dardo, corrida e luta. Lembramos que nessa época nem tudo eram flores, então mulheres não podiam participar e nem ver as competições de seus maridos. Também caso houvesse roubo durante as partidas e fossem pegos no momento do ato seriam punidos de vários jeitos, incluindo a tortura.

Todos os anos de Olimpíadas podemos ver sempre algo novo , alguns deles é o Skate e o Surfe, em 2021, com Rayssa Leal representando o Brasil no Skate levando a medalha de prata,e Ítalo Ferreira que levou o primeiro ouro do Surfe para o Brasil. Outros esportes como Golfe e Rugby apareceram em 2016 e assim vai. Mas está previsto para 2024 ter a estreia de Breakdance.
RAYSSA LEAL - MODALIDADE:SKATE

ÍTALO FERREIRA - MODALIDADE:SURF
Um atleta que vai ficar marcado para a história com toda certeza é o Michael Phelps com a modalidade de natação, nasceu nos Estados Unidos é a pessoa com mais medalhas acumuladas. Participou de 5 edições (2000,2004,2008,2012,2016) e anunciou aposentadoria em 2016. Ele tem 23 medalhas de ouros,3 de pratas e 2 de bronzes.
MICHAEL PHELPS - MODALIDADE: NATAÇÃO

Uma atleta que teve um feito histórico foi a Larissa Latynina, da modalidade Ginástica Artística, nascida na Ucrânia e foi uma das maiores atletas das Olimpíadas se não a maior. Ela tem acumuladas 18 medalhas sendo 9 ouros,5 pratas e 4 bronzes fazendo ela ser a mulher com mais pódios na história. Participou das edições 1956,1960 e 1964.

LARISSA LATYNINA - MODALIDADE: GINÁSTICA ARTÍSTICA

Referências:

Imagens:

Comentários

Unknown disse…
Makai de Oliveira 9B

Olá Dennan! Achei seu texto interessante sobre a história das olimpíadas, porque abrange desde o início das olimpíadas até os dias de hoje. Quando a olimpíada está acontecendo, a cada 4 anos, é um momento em que o mundo todo assiste, torce, acontece um intercâmbio internacional, educacional e humanitário entre os países, ou seja, aproxima e une as pessoas. O interesse sobre os esportes aumenta, e cada olimpíada traz algum esporte ou acontecimento novo, como você falou no seu texto, ela está sempre evoluindo. Eu acredito que é um momento fundamental, que desenvolve e incentiva o esporte em todo o mundo.
Anônimo disse…
Olá Dennan, achei a escolha do seu texto muito criativa. Ele tinha começo, meio e fim, links e imagens organizados e abordava muito bem o assunto. Eu achei ele muito interessante também pelo fato de eu não conhecer essas informações passadas no texto, é um assunto totalmente novo pra mim, adquiri um tipo de conhecimento que não achei que iria adquirir tão cedo. Apesar de ter sido muito bem escrito e organizado, pra mim que não conheço muito esse assunto gostaria de mais curiosidades, mas tirando isso você se posicionou muito bem falando um pouco sobre cada esporte e se aprofundando no necessário, bom trabalho!
-Bruna 9C
Diogo Tavares Xavier 8-C disse…
Eae Dennan, achei teu trabalho top, confesso que eu não gostava muito de olimpíadas mas de um tempo pra cá comecei a gostar, e por isso escolhei teu trabalho para comentar. Eu achei muito interessante que você falou sobre as novas modalidades olímpicas (Surf e Skate) também gostei que você comentou sobre grandes medalhistas (Michael Phelps e Larissa Latynina) e inclusive eu não conhecia ela, e achei muito interessante porque ela parecia ser um ginasta muito boa pelo tanto de medalhas que ela adquiriu com o tempo.
Nicole Lohn Garcia disse…
Olá Dennan! eu sou a Nicole Lohn Garcia do 8°C,eu gosto muito de esportes, dês de pequena eu assisto as olimpíadas e por isso escolhi o seu texto.
Achei muito legal que você falou da história das olimpíadas dês da primeira edição até a última, que foi em 2021 mas era para ter sido em 2020 porém veio a pandemia e acabou tendo que ser cancelada e em 2021 finalmente as olimpíadas aconteceu.
Gostei muito que você citou alguns atletas, mas acho que poderia ter acrescentado a Rebeca Rodrigues de Andrade e outros atletas, a Rebeca é a ginasta que ganhou duas medalhas nas Olimpíadas de 2020(2021) sendo elas uma de prata e uma de ouro,você poderia falar que todas as olimpíadas tem a cerimonia de abertura, e eu acho que seria importante falar que toda a edição das olimpíadas tem um mascote para as olimpíadas e para as paraolimpiadas e poderia ter falado também um pouco sobre a edição das olimpíadas que aconteceu em 2016 aqui no Brasil que foi no Rio de janeiro inclusive teve uma edição especial das moeda brasileira de um real, que atrás tem uma imagem de um esporte,inclusive eu tenho a coleção quase completa falta quatro moedas para eu completar a coleção, eu acho que o seu texto ficou muito bom , ele ficou bem formado tem bastante informação sobre as olimpíadas.
Um abraço Nicole
guilherme peres klinstinicoff8 disse…
oi dannan. gostei do seu trabalho pois ate hoje não sabia de nada sobre a história da olimpíadas, também gostei que você falou sobre a estreia do breakdance, também falou sobre surfe e skate são coisa que eu gosto muito. eu acho que você poderia falar um pouco das punições casso roubassem na quela época