Pular para o conteúdo principal

Uma divisão histórica

Por Arthur,

A Guerra da Coreia foi um dos primeiros eventos históricos que iriam marcar o período histórico chamado Guerra Fria. Naquele contexto, Estados Unidos e União Soviética se tornaram as duas maiores potências do mundo e começaram uma disputa ideológica para ver quem tinha o melhor sistema militar e econômico, com os Estados Unidos no comando do bloco capitalista e a União Soviética liderando os países do bloco socialista .

A Coreia antes do período da Guerra Fria, não era um estado livre, na verdade era uma colônia japonesa. O Japão conquistou seu território à força e depois agiu de forma bastante exploradora, roubando recursos, mão de obra, proibindo o idioma original para que só o japonês fosse adotado. Boa parte dessa exploração foi feita para sustentar o Império Japonês, sustentar a Segunda Guerra Sino-Japonesa contra a China e a Segunda Guerra Mundial contra os Estados Unidos. Porém, o Japão foi derrotado pelas bombas nucleares estadunidenses lançadas sobre as cidades de Hiroshima e Nagasaki, fazendo assim com que o Japão se rendesse e deixasse a Coreia livre, isso no ano de 1945 (O período de conquista japonesa foi de 1910 a 1945).

Os países citados antes, Estados Unidos e União Soviética, fizeram tratados de divisão política em diversos países, incluindo a Coreia, que acabou dividida em dois territórios (a nova fronteira se deu sobre o paralelo 38°) criando assim as duas Coreias existentes nos dias de hoje. Sendo elas a Coreia do Norte que “recebeu” o sistema econômico socialista e adotando características como ditadura do proletariado, Estado forte, antiocidente , com ideal marxista e com Kim Il-sung sendo o líder da nação (avô de Kim Jong Un). Enquanto a sua irmã, a Coreia do Sul, “recebeu” dos Estados Unidos a Economia capitalista, e adquiriu características como uma economia liberal, a existência de propriedade privada, a “democracia”, tendo como líder da nação o presidente Syngman Rhee e a característica mais importante para o tema do texto, o medo do socialismo.

Alguns anos se passam e um evento importante ocorreu num dos países mais importantes nos dias de hoje, a China. Em 1949 acabou a guerra civil chinesa, uma guerra entre nacionalista e socialista. A guerra acabou com a vitória dos socialistas. A Coreia do Norte ao ver que os Estados Unidos não interveio na guerra civil para impedir a vitória socialista, viu uma oportunidade de espalhar o socialismo na Península Coreana e se tornar a única Coreia. Então, com apoio de Moscou, a Coreia do Norte insinua que os sul-coreanos invadiram a fronteira e avançam sobre o território da Coreia do Sul, a invasão foi tão eficiente que rapidamente a capital Seul foi conquistada e os sul-coreanos tiveram que recuar. Porém, ao contrário do que o governo norte-coreano pensava, os Estados Unidos e outros aliados reagiram contra a tentativa de conquista e foi feito um contra ataque brutal, conseguindo reconquistar Seul e até conquistar Pyongyang (capital da Coreia do Norte). Mas os EUA não pararam só na capital e decidiram conquistar o resto dos territórios.



A conquista de território continuou, porém, a China decide intervir na guerra, milhares de soldados chineses foram enviados para lutar contra os sul-coreanos e as tropas do EUA, conseguindo assim repelir todas as tropas inimigas do território norte-coreano, reconquistar Pyongyang e até invadir Seul novamente. Mas os estadunidenses, sul coreanos e seus aliados fizeram um contra ataque e Seul foi novamente reconquistada, fazendo a Coreia do Sul recuperar a capital. Após esse evento a guerra deixou de ser um conflito de grandes movimentos de tropas e acabou se tornando mais uma guerra de atrito, onde poucos territórios foram conquistados e nenhum dos dois lados avançou muito.

As batalhas duraram de 1951 a 1953 ou seja, se minha matemática não for extremamente péssima, isso condiz com 2 anos de conflito armado. Uma curiosidade é que uma tecnologia se destacou muito, a dos caças a jato que foram utilizados em larga escala, dando os primeiros passos para o uso desse tipo de material militar-tecnológico que foi fortemente investida em ambos os lados. A guerra só acabou com um cessar-fogo assinado por ambas as nações coreanas e o resultado final da guerra em questão foi a divisão formal entre elas. O número de mortes no conflito foi de 3 milhões no total, sendo que 2 milhões são o número de mortes só contando os civis. No final disso tudo não teve um vencedor nessa guerra, ambos os países saíram debilitados após o conflito.

Outra curiosidade é que no mesmo dia em que foi assinado o cessar fogo na guerra, ocorreu um evento importante na União Soviética, a morte do ditador Soviético Josef Stalin que governou o país de 1922 a 1953. Stalin foi uma figura controversa, amado por uns e odiado por outros, se você leitor/a se interessar posso escrever sobre ele em outra postagem, coloque nos comentários. Após esse cessar-fogo e a notícia da morte de Stalin pegando o mundo de surpresa, começa uma série de conflitos militares de menor escala que juntos criaram os eventos da Guerra Fria.
É por isso que atualmente existem duas Coreias. A Coreia do Sul nos dias de hoje é considerado um país de respeito na visão ocidental, enquanto na Coréia do Norte é difícil obter-se informações 100% confiáveis, já que existe muita distorção dos fatos por parte do ocidente. Acredito que a queda da União Soviética em 1991 afeta até hoje a situação política, econômica e militar, sem a União Soviética a Coreia do Norte teve que procurar outros meios de defender seu território e um dos meios é o programa nuclear e de mísseis balísticos, que faz o país ser visto como uma ameaça mundial. A relação entre China e Coreia do Norte se mantém forte no momento atual e parece que ainda vai perdurar por ano. A Rússia, no governo de Vladimir Putin, parece também manter relações diplomáticas com os norte-coreanos porém, não numa escala tão grande, sendo muito abaixo comparado com a relação chinesa e da relação da antiga União Soviética.

Referências:


Créditos das imagens:

Comentários

Unknown disse…
Parabéns seu artigo ficou muito bom.
Artur Alves disse…
Seu artigo ficou muito bom e fácil de entender, eu não sabia nada sobre a divisão da Coreia e acho que agora já entendo melhor. E é interessante (não que seja bom) como o fim da União Soviética fez com que a Coreia do Norte se tornasse uma ameaça para o mundo todo. Enfim, parabéns.
Unknown disse…
Eu gostei muito de saber sobre esses conflitos históricos e eu não sabia nada sobre eles, eu também fiquei interessado em saber sobre a morte de Stalin, se puder, faça outra postagem - Luca Simon Rios Hornke - 9°B
isadora disse…
seu artigo ficou muito bom, eu já me interesso a um tempo sobre a guerra fria e sempre gostei de estudar muito sobre as coréias, eu já sabia um pouco da história dos dois países mas com seu post me ajudou a compreender melhor esse conflito.

-Isadora Moraes 8°C
Anônimo disse…
-Guilherme Lukacheski 9A

Extremamente interessante teu post. Eu sabia que tinha algo a ver com a segunda Guerra Mundial, porém, não sabia exatamente.
Eu gostaria de saber também sobre quais aliados ajudaram o retorno da Coréia do Sul para sua reconquista. Outra coisa que gostaria de saber é se a Rússia interviu na batalha, já que apoiava os ideias socialistas tomados pela Coréia do Norte.