Pular para o conteúdo principal

A doença silenciosa


Por Amanda  e Jhessyca 

Olá, leitores.

No post de hoje, depressão será o nosso principal ponto. Mas afinal, você sabe exatamente o que é depressão? Até porque, muitas pessoas desrespeitam e tem muito preconceito com esse assunto tão delicado, escutam falar por aí, mas não sabem o que realmente é a depressão. Então com isso, iremos falar e mostrar para as pessoas o real significado e o quão importante é abordar esse assunto. De acordo com site TUA SAÚDE, (2021) “a depressão é um transtorno psicológico relativamente comum que causa tristeza persistente e impede a realização das tarefas diárias [...] Dependendo da intensidade dos sintomas a depressão pode ser dividida em leve, moderada ou grave[...] Pode surgir em qualquer idade, desde crianças até adultos e idosos. ”

palestinetoday.net
Mas o que causa a depressão? “A depressão normalmente é causada por alguma situação perturbadora ou estressante que ocorre na vida, como morte de um familiar, problemas financeiros ou divórcio. No entanto, também pode ser provocada pelo uso de alguns remédios, ou em caso de doenças graves, como câncer ou HIV, por exemplo. As pessoas que possuem depressão normalmente sentem-se cansados boa parte do tempo, possuem problemas no sono, ganho ou perda de peso, além de sentirem uma tristeza profunda[...]. A depressão tem cura, mas o tratamento é demorado e pode incluir psicoterapia, medicamentos, convulsoterapia e algumas terapias naturais” (TUA SAÚDE, 2021),.

A depressão é muito confundida com a ansiedade, pois tanto o transtorno de ansiedade quanto a depressão paralisam o indivíduo, mas não podemos confundi-las, pois os tratamentos, sintomas, causas são diferentes, além disso, a ansiedade, é pelo medo e angústia das situações futuras, e a depressão pela baixa do interesse e energia que o indivíduo tem pelas coisas e pessoas. E diferenciá-las é muito importante, ainda mais quando uma pessoa próxima está sofrendo com as duas ou uma delas, e entender sobre os sintomas pode ajuda-las de alguma forma (TELA VITA, sem data).

Agora vamos mostrar os sintomas que causa uma depressão, fique atento aos sinais das pessoas ao redor de você, talvez ela possa precisar de ajuda. Os sintomas são os seguintes:

- Anedonia: falta de prazer e vontade para realizar as atividades que antes causavam satisfação.
- Insônia: dificuldade para pegar no sono e/ou vários acordares noturnos; pode acontecer da pessoa querer ficar o dia todo na cama.
- Alterações no apetite: pode-se tanto comer menos como também comer compulsivamente,
- Baixa autoestima: sentir-se sem valor, como se fosse um peso para o mundo.
- Choro fácil e frequente.
- Tristeza.
- Ganho ou perda de peso.
- Pensamento de morte ou suicídio.
- Irritabilidade, ansiedade e angústia.
- Sentimentos de medo, insegurança, desespero, desamparo e vazio.
- Dores e outros sintomas físicos sem uma causa aparente: como dores de barriga, azia, má digestão, diarreia, prisão de ventre, gases, tensão na nuca e nos ombros, dor de cabeça ou no corpo, sensação de corpo pesado ou de pressão no peito (MEDLEY, 2021).

 Tecnoblog
Podemos ver o quanto a depressão é algo sério e delicado, que não deve ser tratado com brincadeira. E muitas pessoas que não sabem o que realmente é a depressão, dizem que é “mimimi”, que é só uma tristeza e daqui a pouco passa. Muitos até mostram estar felizes na frente das pessoas, mas depois quando estão sozinhos ficam triste. Conforme o site Treinando 24 (2021) a depressão pode levar ao suicídio, e a cada ano, mais ou menos 800 mil pessoas morrem por suicídio, além de ser a segunda causa de morte de pessoas entre 15 a 29 anos. De acordo com o site Agencia Brasil (2017) “cerca de 5,8% da população brasileira sofre de depressão – um total de 11,5 milhões de casos registrados no país, segundo dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS). ”

Em outros países não é diferente, por exemplo, em Barbados um país insular da América Central tem taxa de depressão de 5,4%. Cuba tem um índice de depressão de 5,5%. Belarus, no leste europeu, tem taxa de depressão de 5,6%. Grécia tem índice de 5,7% registrado. Estados Unidos tem taxa de depressão de 5,9%. E para finalizar, Ucrânia, o país com maior taxa de depressão registrado com 6,3%. (ESTADAO, 2017).

E por fim, vamos mostrar como estão os casos de depressão nessa época de pandemia, afinal, o Brasil está liderando os casos de depressão e ansiedade nessa pandemia do nova corona vírus de acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade de São Paulo (USP) em onze países. Segundo o estudo, o Brasil é o país que mais tem casos de ansiedade (63%) e depressão (59%). Em segundo lugar está a Irlanda com 61% das pessoas com ansiedade e 57% com depressão, e os Estados Unidos, com 60% e 55%, respectivamente. E os que estão mais sendo afetados e relataram os sintomas de ansiedade e depressão são mulheres, jovens, pessoas com algum histórico de desordem mental e aqueles que ficaram desempregados (CNN BRASIL, 2021).

Não tenha vergonha de pedir ajuda, não tenha medo do que vão pensar e nem se vão acreditar. Cuide da sua saúde mental, ela é mais importante!

Referencias:


Créditos das imagens:









Comentários

luiz otavio disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse…
Esse texto está muito bom, as pontuações estão adequadas e a escrita desse assunto bem delicado está muito boa, pois para falar de um assunto tanto quanto delicado e um pouco "assustador" temos que ser delicados e explicar com cautela, falar que depressão ou ansiedade é brincadeira ou drama, isso é totalmente errado, isso é uma doença, pode não ser tão física como um câncer ou diabete, mas te afeta muito.
Fico muito boa a explicação de vocês<3

Amanda Aparecida, 9c.
Mnaoella Ribeiro disse…
Eu achei esse texto muito importante, muitas pessoas não sabem o que e depressão, eles sempre acham que é frescura, mimimi, mas não é. Tem gente que fala que depressão é só para adolescentes que querem chamar atenção. Por exemplo aqui na minha família a minha avô a minha avó ela entrou em depressão.
Maria Eduarda - 9° ano A disse…
Na minha opinião, gostei bastante do modo que o tema foi abordado e concordo que é um assunto muito importante, que na maioria das vezes não é levado em consideração, achei legal mostrar a diferença entre ansiedade e depressão, por conta que as pessoas confundem muito frequentemente, também achei que colocar os sintomas e citar os dados sobre a população brasileira, deixou o texto bem informativo e pelo menos no meu caso trazendo um interesse e uma preocupação maior no assunto discutido.
Thayna carvalho 9A disse…
Gostei desse texto e achei muito importante vocês trazerem um tema tão delicado para explicar e falar um pouco sobre.
Infelizmente, a depressão ficou ainda maior na pandemia. De acordo com a UFJF “Participantes de pesquisa da UFJF, 92,2% apresentaram sintomas de depressão durante a pandemia”.
Achei interessante vocês explicarem a diferença entre ansiedade e depressão, pois muitas pessoas podem confundir os sintomas.

(Thayná 9A)
Nossa! achei o texto de vocês incrivel, eu acho esse tema muito importante, pois muitas pessoas não sabem o que é depressão de verdade, acham que é frescura, ou quer chamar atenção, mas não é isso, muito pelo contrario, achei incrivel a forma que vocês falaram sobre o assunto. Parabens

Arthur Da Silva Machado 9A
Ana disse…
Oi meninas parabéns pelo trabalho! Queria começar falando que vocês escolheram um ótimo assunto para falar, um assunto muito essencial e importante, adorei o jeito como vocês explicaram as coisas. Esse texto pode mostra a algumas pessoas que não é drama e sim uma coisa super seria que pode acabar tirando a vida de alguém. Gostei muito que vocês citaram alguns sintomas da depressão isso pode ajudar a alguém que tem depressão e não sabe a se identifica.

-Ana Clara de Sousa 9C
Beatriz de Menezes Furtado 8ºC disse…
Olá meninas! Gostei do texto de vocês e acho muito importante falar sobre depressão
principalmente agora em tempos de pandemia onde os casos de pessoas com depressão
aumentaram e que setembro amarelo foi recente. Muitas pessoas ainda acham que depressão
é frescura e que só quer chamar a atenção, mas na real é uma doença muito séria em que
pode levar ao suicídio.
Algo muito importante é como saber lidar com uma pessoa que tem depressão e cuidar com as
coisas que fala para ela, pois se acabar sendo grossa, a pessoa pode achar que só está te
atrapalhando, e é por isso que muitas das vezes ficam com medo de pedir ajuda por acharem
que estão incomodando. Sempre temos que ter cuidado, pois palavras podem machucar ou
até matar pessoas.
Outra coisa importante é não confundirmos tristeza com depressão, pois tristeza é algo
passageiro, que não atrapalha o seu dia a dia e é comum, já a depressão é quando você fica
triste por muito tempo e aquilo vai te consumindo, você fica sem vontade para fazer as coisas
e atrapalha vários aspectos da sua vida, como trabalho, saúde, vida social, ETC.
Enfim, achei muito bom o assunto que vocês escolheram fazer, foi algo muito delicado de se
tratar e vocês explicara tudo direitinho, gostei que vocês colocaram que é para buscar ajuda se
estiver com depressão, é algo em que outras pessoas podem ajudar e fazer você se sentir bem
novamente. ☞ (◠‿・) ☞

Beatriz de Menezes Furtado 8ºC
Maria Fernanda disse…
Eu acho esse texto de extrema importância. A depressão é uma doença muito séria, e como citado pode causar a morte, mas algumas coisas que eu também acho importante citar é que é muito importante que as pessoas não fiquem se autodiagnosticando por se identificarem com algumas coisas lidas no texto, é muito importante ter ajuda médica nesses casos, e caso alguém realmente se identifique, é bom levar a um médico que sabe o que está fazendo.

Maria Fernanda da Silveira 9°C
luiz otavio disse…
Eu achei o texto bem interessante por causa da temática que começou a ter maior relevância no período da pandemia, pois muito mais pessoas começaram a sofrer com isso, devido a mudanças no estilo de vida perdendo contato com familiares e amigos
Anônimo disse…
Amanda Cardoso 8C

Como alguém que tem bastante interesse em psicologia e pretende trabalhar com o assunto no futuro, esse post chamou minha atenção.

Acho interessante comentar sobre algo que acontece, e é a romantização, e até mesmo a glorificação de transtornos psicológicos. Ter algum transtorno psicológico não é motivo de orgulho, mas também não é motivo de se achar uma falha. Tais assuntos devem sim ser abordados, mas ver eles como algo legal de se ter também não é o ideal. Fingir que tem um transtorno não é divertido, e chega a ser até desrespeitoso para aqueles que realmente o tem.

Além disso, aqui estão dois detalhes que achei interessante trazer (Nada que faça uma grande diferença, só acho interessante comentar).

1- A depressão, como muitos transtornos psicológicos, é crônica! Ela é algo que dura a vida inteira e não tem uma “cura”, mas, como muitas coisas na psicologia, ela não tem cura, mas o tratamento com um profissional te ajuda a lidar melhor com as situações que a doença traz.
2- No brasil a gente tem o Centro de Valorização à Vida( CVV), acharia interessante se falassem sobre o CVV no final do post! Eles possuem diversas maneiras de serem contatados, por meio de chat, ligação, email e uma visita presencial. É o tipo de coisa que pode parecer meio inútil mas quando a gente precisa é sempre bom saber!


Fontes:
https://drauziovarella.uol.com.br/doencas-e-sintomas/depressao/
https://www.cvv.org.br
Erica Tischer disse…
Saúde mental é um assunto muito delicado de falar, pois como vocês botaram no texto pode levar a pessoa a tirar a própria vida. Apesar de nunca ter sofrido de depressão, já tive pessoas ao meu redor que tiveram e a pior coisa é sentir medo daquela pessoa fazer alguma coisa com ela mesma e acaba-la perdendo. Quando a pessoa passa a ter algum sintoma de depressão ela automaticamente fica dependente de alguém, então é uma coisa que tem que ser levada muito a serio pois ainda não temos uma cura total e muitas pessoas ainda não conseguiram sair desse sufoco. Sendo assim qualquer tipo de problema de saúde mental não é "mi mi mi", se pararmos pra pensar nós podemos transformar um problema psicológico em físico. E é importante estarmos perto dessas pessoas para dar apoio e mostrar a elas que ela tem vários motivos de permanecer viva. Eu não desejo a ninguém que passe por isso, porque é horrível você ter que esconder os seus sentimentos para que as pessoas não vejam que você não esta bem. Gostei muito do texto e achei bem necessário, principalmente agora que estamos passando por momentos difíceis.
Unknown disse…
O tema que vocês decidiram abordar é muito interessante e delicado que pode trazer algum tipo de gatilho para muitos, mas vocês conseguiram trazer esse tema de uma forma de que pessoas que tenham depressão possam se sentir acolhidas e não ficarem achando que é algo banal ou que é só "mimi", como vocês disseram que muitas pessoas acham que é. Também achei interessante vocês terem trazido os sintomas da depressão e os índices de cada país, porque assim podemos ver que é algo realmente grave e presente na vida de muitas pessoas, e que em vez de ignorarmos isso devemos procurar ajuda (caso você tenha) e ajudar, caso você conheça alguém que tenha.
Hamabily 8°c :)
Ágata Assunção 9-c disse…
ALUNA:Ágata Seriara de Assunção 9-C

Amanda e Jhessyca, eu achei que o tema que vocês escolheram é muito importante,porque na pandemia muitas pessoas realmente tiveram depressão por motivos de ficarem trancados dentro de casa,por causa do coronavírus. As pessoas tem medo de falar o que está passando e sentindo, por causa de achar que vai receber vários julgamentos dizendo que é mentira,brincadeira e falam:" É frescura".E não sabem nem um pouco o que significa depressão.
A depressão é algo que leva muito tempo para curar ou se tratar e as pessoas acham que vai passar de um dia para o outro.É algo muito sério,triste é perigoso ao mesmo tempo para quem tem. É essencial quem precisa de ajuda,procurar ajuda aos médicos e familiares.
Ágata Assunção 9-c disse…

ALUNA:Ágata Seriara de Assunção 9-C

Amanda e Jhessyca, eu achei que o tema que vocês escolheram é muito importante,porque na pandemia muitas pessoas realmente tiveram depressão por motivos de ficarem trancados dentro de casa,por causa do coronavírus. As pessoas tem medo de falar o que está passando e sentindo, por causa de achar que vai receber vários julgamentos dizendo que é mentira,brincadeira e falam:" É frescura".E não sabem nem um pouco o que significa depressão.
A depressão é algo que leva muito tempo para curar ou se tratar e as pessoas acham que vai passar de um dia para o outro.É algo muito sério,triste é perigoso ao mesmo tempo para quem tem. É essencial quem precisa de ajuda,procurar ajuda aos médicos e familiares.
Anônimo disse…

ALUNA:Ágata Seriara de Assunção 9-C

Amanda e Jhessyca, eu achei que o tema que vocês escolheram é muito importante,porque na pandemia muitas pessoas realmente tiveram depressão por motivos de ficarem trancados dentro de casa,por causa do coronavírus. As pessoas tem medo de falar o que está passando e sentindo, por causa de achar que vai receber vários julgamentos dizendo que é mentira,brincadeira e falam:" É frescura".E não sabem nem um pouco o que significa depressão.
A depressão é algo que leva muito tempo para curar ou se tratar e as pessoas acham que vai passar de um dia para o outro.É algo muito sério,triste é perigoso ao mesmo tempo para quem tem e poder levar há morte. É essencial quem precisa de ajuda,procurar ajuda aos médicos e familiares.