Por Nicolas.
Uma grande evolução que vem tendo nas últimas décadas é a da tecnologia. Nos últimos meses ouvi falar de um novo tipo de rede a 5G, achei um fato bem interessante então eu decidi falar sobre ela e a diferença na característica dela para as outras redes que já existem.
Primeiro vou falar um pouco da trajetória de cada rede, o 1G surgiu nos anos 1970 com os celulares. Nos anos 1990 o 2G começou a permitir que pudéssemos enviar textos. Com 3G, em 1999, o telefone virou um computador pequeno com internet. Com o 4G, em 2011, vieram os aplicativos que necessitam de mais velocidade. E agora o 5G que é bem parecido com o 4G.
O 5G precisa de uma antena e é dela que sai as ondas magnéticas que espalham os dados, mas o 5G usa frequências mais altas que a do 4G assim ela tem mais informação, o problema é que essas ondas não vão longe e por isso essa rede precisa de várias caixas para funcionar, o que significa que teria de ter uma caixa em cada poste da cidade por exemplo. Um dos grandes pontos positivos é a latência que no 5G é bem mais rápido, a latência é a velocidade que essas ondas levam para poder transmitir o sinal, isso pode decidir uma vida, por exemplo quando se está num carro autônomo se ele demorar para responder pode atropelar alguém, e com o 5G a resposta pode ser quase automática.
Isso parece uma realidade ainda longe para o Brasil porque muitos lugares ainda não tem acesso a internet e no Brasil tem apenas 100 mil antenas 4G, e na China já são 600 mil antenas para distribuir só o 5G. Algumas empresas já estão produzindo e utilizando essa rede no Brasil, mas um grande conflito é que os países que estão interessados nesse tipo de rede querem garantir que a China não fará trafego de dados como alguns países já acusaram e até criaram restrições para a 5G, são alguns deles Reino Unido, Austrália, Nova Zelândia, Japão, Itália, França, República Tcheca, Polônia, Estônia, Romênia, Dinamarca, Letônia e Grécia.
A 5G não pode só aumentar sua velocidade de internet, com ela seria possível uma geladeira, máquina de lavar e até uma torneira, estarem conectados entre si numa rede única. Mas, como eu já citei, precisaria de muito mais antenas para essa rede poder funcionar e algumas pessoas, cientistas e países estão preocupados com a exposição a essas ondas eletromagnéticas se elas podem causar radiação ou algum risco para a saúde. Um grande impacto foi perto da fronteira entre a Holanda e Alemanha onde depois da implementação das antenas rede 5G vários pássaros começaram a morrer trazendo ainda mais o questionamento se essa rede é segura para nossa saúde.
Uma coisa é certa, a tecnologia está cada vez mais melhorando. As possibilidades com a internet são incríveis, talvez possamos começar a fazer com ela o que vemos nos filmes, mas ainda tem um longo processo para ver se ela é segura e se realmente é tão eficaz como apresenta ser, talvez um dos impulsos para um mundo conectado possa ser a 5G mas ainda vai levar um tempo para que esse recurso seja aceito melhor, isso se for aceito, o que nos resta é esperar.
Referências:
Créditos da Imagem:
https://img.olhardigital.com.br/wp-content/uploads/2021/04/iStock-1154880247.jpg
Comentários
Gostei bastante sobre o tema tratado! Não tinha idéia de qual a diferênça entre 1G até o 5G, e como funciona cada tecnologia. Porém, ainda me ficou uma dúvida: em um momento do texto, você falou sobre caixas, que para ter um melhor funcionamento do 5G, deviam ter caixas espalhadas por todos os postes. O que seriam estas caixas? Isso afeta de alguma forma o funcionamento de internet? Como?
Pesquisando um pouco, essas caixas que ficam nos postes são caixas por onde passa a fibra óptica. Essa é uma etapa de uma longa viajem que a internet pode passar até chegar na sua casa.
Sei que não era sobre isso que o assunto da matéria tratava. É só que ficou essa questão no ar. Tirando isso, a matéria está muito bem explicada.
Adorei o assunto retratado, é realmente muito interessante ver a evolução tecnológica na nossa vida! Mas não entendi muito bem do que se trata as Caixas... Vou dar uma pesquisada a mais porque achei bem interessante!
uma coisa que queria comentar nesse tema é a disputa entre china e estados unidos para ver quem que vai fornecer o 5g para a americana latina, citando especialmente o brasil, essa disputa está fortemente ligada com a "guerra fria econômica" entre china e estados unidos, pelo que eu sei a empresa chinesa que fornece essa tecnologia é a Huawei, que também vende outros eletrônicos, confesso que desconheço a empresa norte americana que fornece essa tecnologia, só sei que ambos dos lados acusam de espionagem e a situação está bastante tensa, principalmente para o brasil já que a china é o país que mais fazemos comercio, com esse post acho que vou voltar a acompanhar essa disputa econômica.
Gostei do assunto pois é um assunto bem relevante para a nossa sociedade em questão de evolução, mais como outro comentário do seu post também não entendi muito bem sobre as caixas , mais irei procurar mais textos relevantes a esse tema,espero pode entender melhor essa questão que ficou em aberto, bom trabalho.
nossa vida atualmente já que tudo hoje é envolvido a internet. só que a parte da "caixa" eu não entendi mas tirando isso ficou muito bom o texto