Pular para o conteúdo principal

Como os países estão lidando com a pandemia?

Por Maria Luiza,
Desde março de 2020 estamos enfrentando uma pandemia e passando por uma quarentena, na qual inúmeras pessoas estão morrendo, por causa da doença COVID-19. O presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, tem ironizado a doença alegando ser apenas uma “gripezinha”. Desde então, o mesmo recusou 11 ofertas de compras de vacinas, a única solução para prevenir a doença.
Mas afinal, oque os outros países tem feito para lidar com a pandemia?

Alguns países já estão permitindo eventos e o uso de máscaras não é mais obrigatório, como a Nova Zelândia que possui apenas 22 mortos e desde o começo da pandemia incluiu medidas rigorosas e um bloqueio severo de 7 semanas.
Já Portugal fechou os colégios dia 13 de março de 2020 e nos primeiros 25 dias de quarentena, foi o país com menos contágios e mortes de toda a europa, atualmente Portugal já aplicou cerca de 6,06 milhões de doses de vacinas.
E a Itália que vem lidando com reabertura gradual, boa capacidade de fazer testes na população e rastreamento de pessoas que tiveram contato com infectados, medidas de segurança rígidas e disciplina individual. Por sua vez, Finlândia e Noruega fecharam rapidamente suas fronteiras em março e até hoje perduram as restrições para entrar nesses países.

Porém alguns outros países não lidaram tão bem assim com a doença, como por exemplo, o México, com 2, 43 milhões de casos e apenas 13,8 milhões de pessoas imunizadas em um país com cerca de 127 milhões de habitantes. O Peru, com apenas 5,8% da população vacinada. O Equador com 4,8% da população vacinada . E coreia do sul com 4,4% de pessoas imunizadas.

A pandemia ainda é um assunto que assusta algumas pessoas, tem gente morrendo de uma doença que já tem vacina, mas o mundo é assim, tudo em função de quem tem capital, se todos nos uníssemos poderíamos já ter saído dessa pandemia, mas ainda assim, existem pessoas que desrespeitam as medidas de segurança, colocando em risco a vida do próximo. Sejam conscientes, fiquem em casa e lavem as mãos.


Referências:

Créditos das imagens:

Comentários

Samuel Miranda Santos 9c

Bom, o texto em si é bom e apresenta dados importantes sobre a vacinação mas eu acho que poderia ter enriquecido mais nos detalhes da vacina e da pandemia, como por exemplo no Brasil o caso que milhares de entubadores estavam sendo comprados mas quando chegavam era falsos ou coisa do tipo e no caso da vacina poderia citar mais sobre a situação da CPI e toda a investigação. Na minha opinião o texto é bom e apresenta informaçoes interessante mas se incrementasse um pouco mais nos detalhes teria sido ainda melhor.

Me desculpe se eu tenha dito algo que a ofendeu o que de maneira nenhuma foi minha intenção, foi apenas minha opinião e espero que tenha levado como uma crítica construtiva. :)
Unknown disse…
João Paulo dos Santos (9 ano C)


Achei muito interessante esse tema, seu texto está trazendo muitas informações importantes e com uma ortografia ótima, mas acho que você deveria colocar mais coisas em seu texto. Realmente muitas coisas estão acontecendo nessa pandemia, países onde ocorrem muitas mortes pelo corona vírus, ou países que estão passando por dificuldades pela vacinação, fiquei impressionado com as informações.
Thayna carvalho 9A disse…
Achei seu texto bem explicativo e acho que é muito importante falarmos sobre isso, principalmente nesse tempo de pandemia. Um absurdo o próprio presidente ironizar a pandemia, chamando-a de “ gripezinha" e negando 11 ofertas de vacina, sendo que precisamos delas para combater o vírus.

( Thayná 9A)
Maria Eduarda- 9° ano A disse…
Achei o seu texto bem informativo! Acho um absurdo mesmo o presidente ficar ironizando a pandemia, pois nunca foi só uma "gripezinha" certo?.
Os dados que você trouxe sobre os países, são muito interessantes, porém senti falta de algumas informações, como por exemplo: Você poderia ter particularizado mais nas vacinações de cada país. Tirando isso, eu gostei muito do seu texto.
Unknown disse…
Achei muito interessante esse tema, seu texto traz informações importantes e é muito fácil de ser compreendido, mas acho que poderia acrescentar mais detalhes fazendo que o texto fique ainda mais “chamativo”, ele ficaria ainda melhor, um exemplo do que poderia colocar e que no Brasil o caso que milhares de entubadores estavam sendo comprados mas quando chegavam era falsos como citou Samuel aqui em cima.
Vitoria Fernanda disse…
Achei muito interessante esse tema, seu texto traz informações importantes e é muito fácil de ser compreendido, mas acho que poderia acrescentar mais detalhes fazendo que o texto fique ainda mais “chamativo”, ele ficaria ainda melhor, um exemplo do que poderia colocar e que no Brasil o caso que milhares de entubadores estavam sendo comprados mas quando chegavam era falsos como citou Samuel aqui em cima
Unknown disse…
Boa reportagem com informações importantes e muito bem escrito
Mateus 8C disse…
Bom eu acho super importante falar sobre isso que muito países estão precisando de vacina, mas agora em Setembro já estão sendo vacinados muitas pessoas mas ainda temos muitas morte.Em muitos países já esta podendo ter pessoas assistindo o jogo isso é muito bom de se ver sabendo que já estamos tendo um bom avanço. Adorei esse poste pois podemos saber como esta os países e as pessoas na pandemia.
Anônimo disse…
eu achei o post bem informativo, a covid-19 é um assunto delicado e que existem muitas fake news sobre. Por isso achei importante ter visto um texto sobre o assunto aqui no blog
-Isadora Moraes 8C
José Antônio 9a disse…
Bem, o texto em si e a matéria estão muito bem feitos, mostrando bem e explicando esclrecidamente a situação presente sobre a pandemia,mas acho que você focou muito na taxa de dados de imunizados e nao imunizados, poderia destacar outras coisas como onde tudo começou, a sobre carga hospitalar nesses países, as consequências econômicas, entre outros.