Pular para o conteúdo principal

A Austrália nos encanta mais uma vez!

Por Maria Eduarda, Thayna e Maria Eduarda.

A Austrália é um país da Oceania, no continente do Hemisfério Sul, sendo o sexto maior do mundo em extensão territorial e tendo sua a economia como uma das mais desenvolvidas do planeta.
O país tem um clima predominantemente seco e possui uma rica biodiversidade e paisagens exuberantes.Nada mais justo se formos falar da Austrália, contarmos um pouquinho sobre a sua história, certo?
A história da Austrália começa logo com a chegada dos primeiros aborígenes ao território, provavelmente há cinquenta mil anos atrás, posteriormente começou a colonização inglesa. “A primeira frota, com 11 embarcações e aproximadamente 1,3 mil pessoas, organizada para colonizar o continente desconhecido, atracou em Botany Bay a 18 de janeiro de 1788. O Capitão Arthur Phillip, após decidir que a área não era apropriada, moveu-se mais ao norte, para estabelecer a primeira colônia, em 26 de janeiro de 1788. Durante o período como colônia penal, mais de 168 mil prisioneiros foram transportados para a Austrália, o que terminou em 1852 (na costa leste) e 1868 (na costa oeste). (Australia Go, 2019). Por força da Constituição da Austrália, de 1  de janeiro de 1901, as colônias formaram a Comunidade da Austrália, de quem se tornaram estados componentes.
Turismo
Na Austrália há muitos lugares lindos para se visitar, temos as praias como exemplo, mas também há vários lugares históricos que chamam a atenção dos turistas.
Sydney
 É a cidade símbolo da Austrália, às vezes confundida como capital do país. Sydney é de fato a cidade mais populosa, “com cerca de 5 milhões de habitantes” (wikipedia,2019). Quando se pensa em Sydney, as imagens que logo vêm à cabeça são o Opera House e a Harbour Bridge. Porém, há vários outros pontos turísticos que seria legal conhecer. Um deles é a Harbour Bridge,uma ponte de aço construída sob a Baía de Sydney que liga as partes sul e norte da cidade. ‘’A ponte começou a ser construída em 1924 e demorou 8 anos para ser finalizada, com trabalho de cerca de 1.400 pessoas diariamente”. (wikipedia,2021).
Grande Barreira de Coral
A Grande Barreira de Corais, ao largo da costa de Queensland, no nordeste da Austrália, é o maior organismo vivo da Terra, visível até mesmo do espaço. “O ecossistema de 2.300 km de extensão compreende milhares de recifes e centenas de ilhas feitas de mais de 600 tipos de corais duros e macios.’’( wikipedia, 2021). Abriga inúmeras espécies de peixes coloridos, moluscos e estrelas-do-mar, além de tartarugas, golfinhos e tubarões.
Biodiversidade
A Grande Barreira suporta uma incrível biodiversidade, que inclui muitas espécies vulneráveis ​​ou ameaçadas de extinção, alguns dos quais podem ser consideradas endêmicas para esse tipo de ecossistema. “Foram registrados trinta espécies de baleias, golfinhos e botos, incluindo a baleia-de-minke-anã, o golfinho jubarte do indo-pacífico e a baleia jubarte. Seis espécies de tartarugas marinhas vêm para o recife para se reproduzir - a tartaruga verde, tartaruga-de-couro, tartaruga-de-pente, tartaruga-comum, natator depressus e a tartaruga-oliva. Quinze espécies de ervas marinhas atraem os dugongos e tartarugas,e fornecem o habitat dos peixes.” ( wikipedia, 2021).
Há cerca de 125 espécies de tubarões e arraias que vivem no recife. Perto de 5.000 espécies de moluscos foram registrados, incluindo a ostra-gigante e vários nudibrânquios e conus. Quarenta e nove espécies de pipefish e nove espécies de cavalos-marinhos foram registradas. Pelo menos sete espécies de sapos habitam as ilhas. “215 espécies de aves visitam o recife ou constroem seu ninho nas ilhas, incluindo as águias Haliaeetus leucogaster e a andorinha-do-mar-rosada. As ilhas da Grande Barreira também suportam 2.195 espécies de plantas conhecidas, sendo que três destas são endêmicas. Dezessete espécies de serpentes marinhas vivem em águas quentes até 50 metros de profundidade e são mais comuns no sul do que ao norte. Quarenta e nove espécies desovam em massa, enquanto 84 outras espécies desovam em outros lugares na sua faixa.” ( wikipedia, 2021).

Há pelo menos cerca de 330 espécies de ascídias sobre o sistema de recifes com o diâmetro variando de 1 a 10 centímetros. Entre 300 a 500 espécies de briozoários vivem no recife. Quatrocentas espécies de corais, tanto corais duros e corais moles habitam os recifes. Quinhentas espécies de algas marinhas vivem nos recifes, incluindo treze espécies do gênero Halimeda, que deposita montes de calcário de até 100 metros de largura, criando mini-ecossistemas em sua superfície que foram comparados com uma cobertura florestal.

Ameaças: 
Apesar da biodiversidade que representa, a grande barreira coralina corre risco de extinção, por conta da poluição marinha e do aquecimento anormal das águas, causado pelo fenômeno climático El Niño.
“Em 2016, pesquisadores da Universidade James Cook na Austrália anunciaram que cerca de 35% dos recifes de corais estão mortos ou morrendo devido ao branqueamento de corais. Os pesquisadores usaram imagens aéreas e subaquáticas de 84 recifes ao longo de do norte e no centro da Barreira de Corais, entre Townsville e Papua Nova Guiné. Um estudo publicado em outubro de 2020 diz que a Grande Barreira de Corais perdeu mais da metade de seus corais desde 1995.” ( wikipedia, 2021)
Economia e pobreza australiana
‘’A economia da Austrália é uma das mais fortes e estáveis do mundo, sendo aberta e competitiva. O país viveu durante os últimos 25 anos um crescimento econômico constante, alcançando em 2012 um PIB superior a 1,5 trilhões de dólares, com um PIB per capita de aproximadamente 67 mil dólares. Esse constante crescimento econômico é fruto de uma gestão efetiva de suas políticas públicas, acompanhadas por um índice de inflação baixo e estável, além de uma taxa baixa de juros. ‘’ (AUSTRALIANCENTRE,2019).
Basicamente a Austrália é movida principalmente pela mineração,agropecuárias, indústria, agricultura, turismo e empresas.
Apesar de ser um país desenvolvido economicamente, cerca de 10% da população vive em condições de miséria, de acordo com a Organização de Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), aproximadamente 2,2 milhões de australianos estão lutando contra a pobreza e vivem em condições de extremo desconforto.”Em relação ao índice de emprego, aproximadamente 73% das pessoas com idades entre 15 a 64 anos na Austrália têm emprego remunerado ‘’. ( OCDE,2019)
Fauna e flora da Austrália
A fauna é composta por entorno de 1.600 espécies de animais, sendo a maioria marsupiais (cangurus, os coalas e os wallabie ou cangurus-anões).Entre os animais, o famoso é o DINGO, uma espécie de lobo, podendo ser encontrado em diversas partes do território australiano, inclusive pode ser visto nos zoológicos das principais cidades.‘’Uma característica única da fauna australiana é a relativa escassez de mamíferos placentários, em oposição à abundância de marsupiais, um grupo de mamíferos que completam o seu desenvolvimento embrionário num marsúpio. (WIKIPEDIA, 2021).
Embora a maioria da Austrália seja desértica ou semiárida, o país possui uma grande diversidade de flora, possuindo mais de 25 mil espécies de plantas e suas florestas estão entre as mais abundantes em número de espécies. ‘’Inclusive o próprio deserto é rico em biodiversidade, conta com 2 mil espécies vegetais e o recorde mundial de espécies de répteis.’’ (BRASILESCOLA,2020).
Cultura e tradições
Comidas típicas da Austrália:

→ Costelinha com molho barbecue
→ Torta de carne
→ Peixe com fritas
→ Damper (um tipo de pão australiano)
→ Vegemite (pasta de levedo de cerveja)
→ Pavlova (torta de merengue com frutas e suspiros)
→ Brownie australiano
Os australianos comem carne de canguru?
Sim. Os australianos têm o costume de comer canguru, por eles terem um aparelho digestivo menos agressivo ao meio ambiente do que bois e carneiros,sendo assim o governo incentiva o consumo da carne para ajudar contra o aquecimento global.
Costumes da Austrália
Por ser um lugar com clima predominante quente, a prática de esportes e o contato com a natureza são mais comuns na população australiana. Alguns esportes praticados são remo,corrida, nado e surfe. A Austrália possui parques nacionais, onde se fazem trilhas.
Os australianos também têm o costume de assistir rugby, fazer churrasco na praia e frequentar pubs.
Por ser forte a cultura de aproveitar o dia e estar em contato com a natureza, a maioria da população dorme bem cedo, há pouquíssimas exceções. Em Brisbane, por exemplo, os shoppings centers fecham às 17h30, exceto nas quintas feiras, que ficam abertos até às 21h. A maioria dos australianos vai dormir nesse horário.
Curiosidades
● Em 1092, as mulheres conquistaram o direito de votar na Austrália, fazendo com que o país se tornasse o segundo do mundo a implementar a lei. O primeiro foi a sua vizinha Nova Zelândia em 1881.
● A Austrália só se tornou um país em 1901 quando os seis estados da Coroa Britânica formaram uma federação chamada Comunidade da Austrália. São eles: Nova Gales do Sul, Austrália Meridional, Austrália Ocidental, Tasmânia, Victoria e Queensland.
● Comer carne de canguru é um dos costumes da Austrália.
● A maior cerca do mundo se encontra na Austrália, com 5614 quilômetros de comprimento. Ela foi construída para proteger terras férteis de cachorros selvagens.
● A Austrália produz mais de um trilhão de garrafas de vinho todos os anos. Embora a maior parte permaneça no país (quase 40%), ela é a quinta maior exportadora do mundo.
● O governo da Austrália oferece diversos tipos de permissões para trabalhar no seu país. Os estudantes que concluírem um curso de graduação ou pós-graduação com no mínimo 2 anos de duração poderão solicitar o visto de trabalho pós estudo. Esse visto permite que os recém-formados fiquem no país por mais 2 anos trabalhando em sua área de formação.
● Os povos indígenas já viviam nas terras hoje chamadas de Austrália há aproximadamente 50.000 anos antes da chegada dos britânicos. Eles formavam 250 nações individuais de aborígenes.
● O pássaro Lyrebird macho, nativo da Austrália, consegue imitar perfeitamente o canto de outras 20 espécies de pássaros.
● A Grande Barreira de Coral em Queensland é o maior organismo vivo do mundo, visível até do espaço.
● A Austrália é o país com a maior população costeira do mundo. Cerca de 85% das pessoas vivem perto do litoral.

Referências:
https://australiancentre.com.br/australia/economia/
https://caianomundo.ci.com.br/10-curiosidades-sobre-a-australia/
https://australiago.com › História - Australia Goides.org/pt/news/28769-OCEANIA_AUSTRALIA_Um_australiano_a_cada_10_vive_atualmente_abaixo_da_linha_de_pobreza_grande_compromisso_de_todas_as_organizacoes_catolicas
https://www.apagina.pt/?aba=7&cat=171&doc=12604&mid=2#:~:text=Cerca%20de%2010%20por%20cento%20dos%20australianos%20vivem%20na%20pobreza&text=A%20Austr%C3%A1lia%20figura%20entre%20a,do%20florescimento%20econ%C3%B3mico%20do%20pa%C3%ADs.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Camberra
https://www.ie.com.br/intercambio/curiosidades-sobre-australia/
https://www.esquerda.net/artigo/mapa-da-desigualdade-em-2013-07-da-popula%C3%A7%C3%A3o-det%C3%A9m-41-da-riqueza-mundial/29920#:~:text=De%20acordo%20com%20o%20estudo,nacional%20de%20219%20mil%20d%C3%B3lares.&text=Mesmo%20com%20o%20crescimento%20da,de%2041%25%20da%20riqueza%20mundial.
https://www.em.com.br/app/noticia/tecnologia/2012/12/23/interna_tecnologia,339024/australia-tem-o-maior-numero-de-especies-exclusivas-de-animais-no-mundo.shtml
https://escola.britannica.com.br/artigo/Austr%C3%A1lia/480708#:~:text=Flora%20e%20fauna,de%20acordo%20com%20a%20regi%C3%A3o.&text=%C3%89%20australiana%20tamb%C3%A9m%20a%20maioria,em%20uma%20%C3%A1rvore%2C%20na%20Austr%C3%A1lia.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_recordes_mundiais#cite_note-48

Créditos de imagens:
https://images.app.goo.gl/Suatw4mseV4K2g1QA
https://images.app.goo.gl/uTucXGnF2JJJoJTL9
https://images.app.goo.gl/H4Zv59Hx9RiKAWUd6



Comentários

Unknown disse…
Oi meninas, o texto de vocês ficou incrível e bem informativo. Eu não tinha ideia de algumas das informações que vocês trouxeram, como a questão do consumo de carne de canguru. Eu conhecia bem pouco sobre a barreira de corais, eu achava que fosse algo um pouco menor e sem tanta diversidade de animais marinhos.
Eu acho que vocês poderiam ter falado um pouco mais sobre os pontos turísticos, como por é exemplo o Parque Nacional Kakadu que foi eleito como patrimônio da humanidade pela UNESCO, acho que seria interessante por ser algo que contribui para todos entendermos um pouco mais da antiga história da Austrália e seus povos de origem e também Kakadu tem uma grande diversidade de animais tanto mamíferos, quanto aves e muitos mais.
Mas achei o texto de vocês muito bom mesmo, só acho que deviam falar mais sobre a questão turística, mas tirando isso vocês falaram muito bem. Aprendi mais do que eu já sabia sobre a Austrália, parabéns ficou ótimo.

Helena Knaut, 8c
Unknown disse…
Por Efraim Coelho

Acho que esse é o texto mais completo que eu vi aqui. Vocês falaram desde a história do país até a fauna e flora do país.
Sobre a colonização do país, eu já fazia ideia que a colonização tinha sido inglesa pelo idioma falado no país, mas acabei descobrindo outros detalhes a partir do que vocês escreveram.
Um dos temas que mais me assusta e ao mesmo tema me fascina, é a fauna do país, que é muito diversificada e que abriga várias espécies de animais, alguns que me dão medo, como aranhas e outros animais, e outros que acho muito bonitos, como o Koala e o Canguru.
Já a flora, eu não conhecia muito, mas já tinha uma ideia de que a Austrália tinha algumas regiões mais desérticas.

Como eu já falei, gostei muito do trabalho de vocês, e espero ter contribuído de alguma maneira com esse meu comentário.